A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo."— Transcrição da apresentação:

1 CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS

2 Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo corpo e é dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Ele é localizado na caixa torácica, entre os pulmões, no local chamado de mediastino. Os batimentos cardíacos de contração são chamados sístole, e de relaxamento, diástole.

3 O sangue vindo das diversas partes do corpo, chega ao átrio direito do coração por duas grandes veias cavas. Uma traz o sangue que irrigou a cabeça, os braços e a parte superior do tronco. E a outra o sangue que irrigou as partes inferiores. Do átrio direito, o sangue passa para o ventrículo direito, onde é bombeado para a artéria pulmonar, esta se divide em dois, que levam o sangue para os pulmões. Depois de oxigenado nos pulmões, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares, e para no átrio esquerdo, esse passa para o ventrículo esquerdo que manda o sangue para a artéria aorta. Então, ela repassa o sangue para todo o resto do corpo. O sentido de circulação do sangue é: átrio direito → ventrículo direito → artéria pulmonar → pulmões → veias pulmonares → átrio esquerdo → ventrículo esquerdo → artéria aorta → tecidos → veias cavas cranial e caudal → átrio direito.

4

5

6 As 4 VALVAS DO CORAÇÃO Valva atioventricular direita e esquerda, valva do tronco pulmonar e valva aorta Valvas cardíacas são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo que se encontra à saída de cada uma das quatro câmaras do coração. Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar.

7 Diferenciar circulação geral de circulação pulmonar Circulação pulmonar/pequena circulação: compreende o percurso do sangue do ventrículo direito até os pulmões, por meio da artéria pulmonar, e dos pulmões até o átrio esquerdo, por meio das veias pulmonares. Circulação sistêmica/grande circulação: compreende o percurso do sangue do ventrículo esquerdo para todo o organismo, por meio da artéria aorta e de seus ramos, e dos diversos órgãos até o átrio direito, por meio das veias cavas e de seus ramos.

8 Caracterizar os diferentes tipos de vasos sanguíneos presentes no corpo humano Artérias: · Partem do coração. · Tem paredes grossas, formadas por tecido muscular. · Suportam altas pressões. · O sangue circula com rapidez. · Afinam-se até formar arteríolas.

9 Veias: · Trazem o sangue até o coração. · Paredes mais finas do que as artérias. · O sangue circula mais lentamente. · Possuem válvulas que evitam refluxo. · As veias mais finas são vênulas. Capilares: · Tubos muito finos. · São microscópicos, formados por uma única camada de células. · Do capilar sai uma solução contendo oxigênio e nutrientes para cada célula. · Esta solução volta ao capilar trazendo gás carbônico e resíduo.

10 Vasos sanguíneos

11 Reconhecer a importância do sangue no corpo humano O sangue, impulsionado pelo coração, percorre todo o corpo e tem as seguintes funções: Transporte de nutrientes do intestino para todos os órgãos do corpo e suas células. Transporte de impurezas das diferentes regiões do corpo para os órgãos excretores (rins) que filtram o sangue. Transporte dos gases (O2 e CO2) que participam da respiração entre os pulmões e o restante do organismo. Defesa do organismo devido à presença de glóbulos brancos, anticorpos e outros elementos de defesa. Transporte de hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas cuja função é regular grande parte de nossa atividade fisiológica. Manutenção da temperatura corpórea, facilitando ou dificultando a perda de calor.

12 Apontar a composição do sangue, de modo a reconhecer o papel de cada componente. O sangue é formado por uma parte líquida, o plasma, e pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas. Plasma: parte líquida do sangue, que contém uma grande quantidade de água, e também proteínas, oxigênio, gás carbônico, nutrientes, sais minerais, excretas, hormônios. Hemácias: são os glóbulos vermelhos ou eritrócitos, células sem núcleo, achatadas, são produzidas na medula óssea e possui hemoglobina, o pigmento que dá cor vermelha ao sangue e tem função de transportar o oxigênio e gás carbônico. Leucócitos: são os glóbulos brancos, desprovidas de hemoglobina, porém nucleadas, são produzidas na medula dos ossos longos e nos gânglios linfáticos (podendo ser desenvolvidas no timo) e participam do processo de defesa do organismo, podendo ocorrer por fagocitose. Plaquetas: são fragmentos de células formadas na medula óssea, e tem função relacionada ao processo de coagulação sanguínea, que depende da presença do cálcio e da vitamina K (encontrada em brócolis, espinafre, iogurte...).

13 Demonstrar conhecimento sobre a organização do sistema urinário, os órgãos que o compõem e suas respectivas funções Os rins possuem importantes funções no organismo humano como, por exemplo: - Excretar resíduos através da urina (exemplos: ureia e creatina); - Regular o volume de líquidos extracelulares; - Produzir urina; - Excretar substâncias de origem externa, como, por exemplo, medicamentos;

14 O ureter é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga. A bexiga tem a função de armazenar a urina mas também de eliminá-la através do canal da uretra. Urina é o excesso de líquido que é expelido do nosso organismo rico em ácido úrico. Uretra é a eliminação da urina para o meio externo.

15 Reconhecer as unidades de filtração do sistema urinário, bem como seu funcionamento.

16 Artéria renal: recebe o sangue com elevada pressão. Glomérulos: protegida pela cápsula de Bowman, é responsável pela separação das células sanguíneas e do plasma. Cápsula de Bowman: função de filtração. Túbulos renais: depois do sangue filtrado é feita a reabsorção de nutrientes. Tubo coletor: função de encaminhar a urina para a bexiga para ser eliminada por meio dos ureters.

17 Unidades filtradora Artéria renal- glomérulo – cápsula de Bowman – túbulos renais – tubos coletores.

18 Aula prática


Carregar ppt "CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google