Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTerezinha Klettenberg Carvalho Alterado mais de 8 anos atrás
1
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda
2
O PCN de Matemática – estrutura Bibliografia: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. HOUSMAN, Leslie Baker. O uso de situações fora do horário de Matemática. MOURA, Manoel Oriosvaldo. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. Próxima Aula: 1 - Aprender e ensinar Matemática no Ensino Fundamental. 2 - Teoria dos Campos Conceituais. O Lúdico no Ensino de Matemática
4
PCN-Matemática OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL LP Matemática CN H G A EF LE Breve análise da trajetória das reformas e do quadro atual do ensino de Matemática O conhecimento matemático Principais características O papel da matemática no ensino fundamental Matemática e construção da cidadania Matemática e os temas transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE MATEMÁTICA
5
PCN-Matemática OBJETIVOS GERAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O aluno e o saber matemático O professor e o saber matemático As relações professor-aluno e aluno-aluno ALGUNS CAMINHOS PARA “FAZER MATEMÁTICA” NA SALA DE AULA O recurso à Resolução de Problemas O recurso à História da Matemática O recurso às Tecnologias da Informação O recurso aos Jogos
6
PCN-Matemática OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Seleção de conteúdos Blocos de conteúdos Organização dos conteúdos Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
7
PCN-Matemática – 2ª. parte 1º CICLO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO OBJETIVOS DE MATEMÁTICA PARA O PRIMEIRO CICLO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA O PRIMEIRO CICLO Conteúdos Conceituais e Procedimentais Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal Operações com Números Naturais Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação Conteúdos Atitudinais CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA O PRIMEIRO CICLO
8
PCN-Matemática – 2ª. parte 2º CICLO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO SEGUNDO CICLO OBJETIVOS DE MATEMÁTICA PARA O SEGUNDO CICLO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA O SEGUNDO CICLO Conteúdos Conceituais e Procedimentais Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal e Números Racionais Operações com Números Naturais e Racionais Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação Conteúdos Atitudinais CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA O SEGUNDO CICLO ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
9
Leia o texto. Preencha o quadro, colocando sim nos quadradinhos referentes às afirmações e não nos restantes. Leia novamente o texto para verificar e completar suas respostas. Use a lógica para decidir. Problemas de Lógica
10
No Banco Patrícia e outras duas mulheres foram ao banco. Cada uma delas fez uma transação diferente. A partir das dicas abaixo, descubra quem são essas mulheres, o objetivo de cada uma no banco e a cidade onde residem. 1.A mulher que mora em Brasília foi fazer um pagamento no banco. 2.Regina foi fazer um saque no caixa eletrônico. 3.Beatriz mora em São Paulo. ObjetivoCidade Depósito Pagamento Saque Brasília Salvador São Paulo Beatriz Patrícia Regina Brasília Salvador São Paulo NomeObjetivoCidade
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.