A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander."— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander

2 O conhecimento e reflexão sobre políticas públicas em educação, mais especificamente sobre educação a distância, em um momento em que se discute um marco regulatório para a educação a distância são de fundamental importância; Neste sentido este trabalho objetiva apresentar as políticas de regulação e avaliação da educação a distância e conhecer o perfil dos alunos de uma instituição de ensino, resultado de uma survey respondida por 531 alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação

3 Início da regulamentação em Educação a Distância (EaD) vêm com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) em dezembro de 1996 com a Lei nº. 9.394; De 1996 a 2001 a regulamentação apresentou um caráter fragmentado, Martins (2015, p. 15) atribui esta fragmentação em parte ao desconhecimento e em parte à desconfiança que os órgãos governamentais tinham em relação a esta modalidade; Esta regulamentação serviu de base para uma reorganização do Estado brasileiro na direção de um Estado-Avaliador, a partir do Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005;

4 Sobrinho (2002) aponta que o controle estatal no Brasil é cada vez mais rigoroso, isto vale para todas as instituições, tanto as mantidas pelo poder público, nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), como para as do setor privado; Polidori (2009) afirma que os resultados destas avaliações devem subsidiar “os processos de regulação e supervisão da educação superior que compreendem as ações de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, e credenciamento e recredenciamento de IES”

5 Quem são os alunos? Os dados levantados Conclusão de outro curso de nível superior Fonte: Elaborado pelo Autor

6 Sexo Fonte: Elaborado pelo Autor

7

8

9

10 Tipo de curso em que está matriculado Fonte: Elaborado pelo Autor

11 Conclusão de curso superior por familiar Fonte: Elaborado pelo Autor

12 Familiar que concluiu o curso de nível superior Fonte: Elaborado pelo Autor

13 Horas de estudo Semanais Fonte: Elaborado pelo Autor

14 Diante dos dados é possível afirmar que a educação a distância mereça cada vez mais atenção frente as políticas públicas a que os governos possam implementar. Os dados apresentados indicam uma clareza de que a maioria dos alunos busca a educação a distância como forma de melhoria da qualidade de vida, tanto no momento do estudo, evitando deslocamentos desnecessários, quanto na intenção de mover-se de uma faixa de renda a outra. Neste sentido preocupar-se com a qualidade dos cursos oferecidos, diante do referencial teórico utilizado neste trabalho, é de fundamental importância para os governos. A geração de políticas de avaliação de uma modalidade de ensino que envolve particularidades muito dispares, em alguns momentos, da educação presencial precisa ser pensada com o olhar para este perfil de aluno. Considerações Finais

15 BRASIL, MEC. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, DOU n. 248 ­ seção 1 ­ página 27833 ­ 23 de dezembro de 1996. FERNANDES, Ivanildo Ramos. O SINAES em sua vertente regulatória: sobre penas educativas e o controle do estado. Monografia (Conclusão do Curso Latino Americano de Políticas Públicas e Avaliação da Educação Superior – CLAEPPES) – Universidade Federal de Integração Latino Americana; Universidade Federal do Paraná, jul. 2010. MARTINS, Rubens de Oliveira. Cenário das políticas do MEC para a Educação Superior a Distância 1998-2014 (11-58) in Alves, Carina Maria Terra; Amaro, Rosana; Baxto, Welinton; Martins, Rubens de Oliveira. O Tripé da Educação a Distância: regulação, docência e discência/Carina Maria Terra Alves; Rosana Amaro; Welinton Baxto; Rubens de Oliveira Martins (Orgs.). Jundiaí, Paco Editorial: 2015. POLIDORI, Marlis Morosini. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: PROVÃO, SINAES, IDD, CPC, IGC E...OUTROS ÍNDICES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 385-438, jul. 2009. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação / [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. – 5. ed., revisada e ampliada – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009.328 p SOBRINHO, José Dias. Quase-mercado, Quase-educação, Quase-qualidade: Tendências e Tensões na Educação Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v.7, nº 1, 2002. Referências


Carregar ppt "POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google