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CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Professora Aline Almeida.

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2 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Professora Aline Almeida

3 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional Educação Física é a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais.

4 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Áreas de Atuação do Profissional Condicionamento físico Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica ou empresas. Ensino Dar aulas na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio.

5 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Áreas de Atuação do Profissional Grupos especiais Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde. Performance Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.

6 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Áreas de Atuação do Profissional Recreação Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios. Recuperação pós-cirúrgica Ajudar pacientes de cirurgias plásticas na realização de exercícios adequados para a recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos.

7 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Áreas de Atuação do Profissional Turismo ecológico Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

8 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional Seguimentos de formação: Bacharelado Licenciatura

9 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional No mercado de trabalho, a valorização do bem-estar e da qualidade de vida garante vagas para os bacharéis. Os locais que mais empregam os profissionais são as academias de ginástica.

10 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional Outra área que continua demandando profissionais é a de condicionamento físico, onde ele pode trabalhar como personal trainer, principalmente fora das grandes capitais. “Existe uma boa procura por personal trainers para trabalhar com crianças e idosos, além de pequenos grupos de pessoas que buscam se exercitar”.

11 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional O profissional também pode trabalhar em clubes, empresas privadas – com ginástica laboral – e em condomínios e resorts, promovendo atividades esportivas e de recreação. Começam a surgir oportunidades em clínicas, hospitais e spas, que contratam o profissional para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Empresas de seguro- saúde procuram o educador físico para atuar em centros de saúde preventiva

12 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional No Nordeste, o setor de turismo absorve muitos profissionais para trabalharem, principalmente, em hotéis.

13 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional Licenciatura: Como educação física é uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio, o maior campo de trabalho para os licenciados são as escolas públicas e privadas. Também podem realizar pesquisas na área científica.

14 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Área Profissional Licenciatura: Como educação física é uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio, o maior campo de trabalho para os licenciados são as escolas públicas e privadas. Também podem realizar pesquisas na área científica.

15 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Principais Matérias do Curso Áreas da biologia e saúde: Anatomia Fisiologia humana e do exercício Biologia e Bioquímica Nutrição Cinesiologia e biomecânica Primeiros socorros

16 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Principais Matérias do Curso Áreas práticas: Metodologias esportivas Avaliação física Atletismo / Lutas Ritmica / Ginásticas Musculação Treinamentos

17 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Principais Matérias do Curso Áreas práticas: Organização de eventos esportivos Lazer e recreação Educação física escolar Atividade física para a terceira idade Educação física especial

18 CONHECENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA Principais Matérias do Curso Áreas pedagógicas: Psicologia da educação Sociologia Filosofia Didática

19 CONHECENDO SEU TIPO FÍSICO Professora Aline Almeida

20 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Em 1940, o fisiologista americano William Sheldon concluiu que as características físicas geneticamente herdadas seriam chamadas de biotipo. A teoria de classificação corporal dividiu os seres humanos em três grupos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos.

21 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Ectomorfo Mesomorfo Endomorfo Na grande parte dos casos, nosso corpo apresenta características de mais de um biotipo, porém, um deles irá prevalescer em relação ao outro.

22 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Ectomorfo Mesomorfo Endomorfo Além disso, a classificação como ectomorfo, endomorfo e mosomorfo não necessariamente indica que o indivíduo atenda a todas as disposições deste biotipo.

23 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Ectomorfo Os Ectomorfos são pessoas magras que possuem dificuldade para ganhar peso, tanto em músculos ou gordura. Outra característica é a baixa resistência, comparado aos demais tipos físicos.

24 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Ectomorfo Com formato do corpo retangular, na maioria dos casos o metabolismo é mais acelerado que a média. A estrutura óssea é geralmente mais estreita, e são pessoas que costumam ter facilidade para esportes aeróbicos.

25 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Ectomorfo Com a dieta e o treino para Ectomorfo correto, o indivíduo consegue driblar a magreza e definir seus músculos.

26 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Ectomorfo Se a alimentação for inadequada e gerar ganho de peso, o Ectomorfo acumulará toda a gordura na região da barriga, enquanto os demais membros permanecem finos.

27 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Mesomorfo Dos três somatotipos existentes, o Mesomorfo é o que sai em vantagem no quesito estético, e é o menos frequente na sociedade (cerca de 10% a 15%). Dono de um corpo atlético por natureza, o Mesomorfo possui facilidade em construir e cultivar a massa muscular, além de acumular pouquíssima gordura pelo corpo.

28 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Mesomorfo O formato do corpo fica mais para o triangular. As pessoas deste grupo costumam ter ombros mais largos e cintura fina. Geralmente, há um percentual mais alto de massa muscular, o que facilita os trabalhos de potência.

29 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Mesomorfo Enquanto jovens, são musculosos, com ombros largos, abdômen definido, cintura estreita, braços e coxas fortes, sem muito ter que se preocupar com dieta e academia.

30 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Mesomorfo Após certa idade, principalmente por descuido ou pouco comprometimento com uma alimentação saudável e prática regular de exercícios, o mesomorfo pode ver todo esse porte atlético transformar-se em gordura abdominal e ainda acabar comprometendo sua saúde.

31 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Endomorfo A estrutura física do Endomorfo caracteriza-se por conter ossos grandes, cintura larga e grande acúmulo de gordura pelo corpo. O endomorfo tem tendência a engordar (estocar energia), pode possuir problemas hormonais ou de metabolismo e a perda desse excesso de peso pode ser um grande desafio.

32 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Endomorfo O formato do corpo passa a ser mais arredondado, mas isso não necessariamente significa percentual de gordura elevado. A cintura geralmente é mais larga, mais ou menos na mesma linha dos ombros.

33 ATIVIDADE FÍSICA E BIOTIPOS Endomorfo Não é só de aeróbicos e dietas hipocalóricas que vive um endomorfo. Para emagrecer com saúde e incrementar a estética física, é necessário mais do que isso, mesmo que o processo leve mais tempo.

34 DIETA IDEAL Professora Aline Almeida

35 DIETA IDEAL Ectomorfo Visto que esse somatotipo possui dificuldade em aumentar a massa muscular, a dieta para Ectomorfo precisa construir uma base para que a pessoa possa construir e cultivar a massa magra, suprindo o gasto energético do treino pesado e evitando o catabolismo (degradação da matéria orgânica adquirida para obtenção de energia, sendo que uma das vítimas desse processo é a proteína).

36 DIETA IDEAL Ectomorfo Além disso, é importante não ultrapassar o período de 3 horas sem se alimentar (algumas pessoas se alimentam a cada duas horas, o que também é recomendado para a dieta para Ectomorfo). Esse somatotipo deve preocupar-se em ingerir alimentos nutritivos e calóricos, tanto para evitar o catabolismo quanto para garantir energia aos treinos que terá de enfrentar.

37 DIETA IDEAL Ectomorfo Carboidratos: grandes fontes de energia, os carboidratos são os principais aliados dos Ectomorfos, devem compor 50% da dieta.

38 DIETA IDEAL Ectomorfo Proteína: obviamente, a proteína é uma das principais engrenagens quando o assunto é ganho de massa muscular e devem compor 30% da dieta. Alimentar-se de carnes magras, como peru, frango, peixe, bifes com pouca gordura, ou ainda ovos e shakes de proteína, é importante para consumir o nutriente sem acumular gordura, além de evitar o colesterol.

39 DIETA IDEAL Ectomorfo Gorduras: nem sempre são as vilãs. Consumidas na quantidade recomendada (20% da dieta), as gorduras exercem importante papel na dieta para Ectomorfo. Responsáveis por lubrificar as células do corpo, manter a pele e o cabelo macios e regular os níveis de testosterona. Sem este hormônio, não constrói-se músculos.

40 DIETA IDEAL Ectomorfo Mas não é qualquer gordura que pode ser consumida, evitar as saturadas é essencial para a saúde.

41 DIETA IDEAL Mesomorfo Com o metabolismo funcionando em ritmo equilibrado, o Mesomorfo não engorda nem emagrece facilmente, porém tudo depende dos hábitos que a pessoa cultiva. Para manter-se sempre em forma, o Mesomorfo não precisa de grandes sacrifícios, basta seguir uma dieta completa e saudável – nem com excesso de calorias (como no caso do Ectomorfo) nem com recesso delas (como é indicado aos Endomorfos).

42 DIETA IDEAL Mesomorfo Pensando nisso, especialistas aconselham que a dieta para mesomorfo seja balanceada para que os objetivos dos treinos sejam sempre alcançados. Necessita-se de, em média, de 30 a 40% de proteína, 40% de carboidrato e 20 a 30% de gosrdura.

43 DIETA IDEAL Endomorfo Visto que um dos principais vilões são os carboidratos, a dica da dieta para endomorfo é cortar os que são processados (industrializados) e refinados, particularmente os que contêm muito açúcar e/ou farinha.

44 DIETA IDEAL Endomorfo Uma dieta moderada nos carboidratos deverá auxiliar o endomorfo na empreitada pela perda de peso. Alimentos ricos em fibras, como cenouras, maçãs e cereais em farelo costumam conter baixo nível glicêmico.

45 DIETA IDEAL Endomorfo A média deve ser 30% de carboidratos, 50% de proteínas, evitar alimentos gordurosos saturados. Dar preferência a gorduras simples como nozes, abacate, manteiga de amendoim, sementes, chocolate amargo e óleo de semente de girassol/canola. Essas gorduras podem ser benéficas à saúde, se consumidas moderadamente, já que são fontes de vitamina E, além de ajudarem a reduzir o colesterol ruim.

46 POTENCIALIZE SEU TREINO Professora Aline Almeida

47 TIPOS DE EXERCÍCIOS: Aeróbicos e Anaeróbicos Quando se pensa em realizar algum tipo de exercício físico, primeiramente, é importante delimitar seus objetivos. Entre os objetivos mais comuns estão perder peso e ganhar massa muscular.

48 TIPOS DE EXERCÍCIOS: Aeróbicos e Anaeróbicos Exercícios Aeróbicos Estão relacionados a perda de calorias. Os músculos que são trabalhados em exercícios desse tipo recebem oxigênio queimado a partir das gorduras. O oxigênio nessa modalidade é usado para converter gorduras e nutrientes consumidos em ATP (energia).

49 TIPOS DE EXERCÍCIOS: Aeróbicos e Anaeróbicos Exercícios Aeróbicos Dentre os exercícios que propiciam esse tipo de queima, estão aqueles de maior duração contínua, os quais utilizam vários grupos de músculos simultaneamente.

50 TIPOS DE EXERCÍCIOS: Aeróbicos e Anaeróbicos Exercícios Aeróbicos Entre as principais atividades físicas que entram nessa modalidade, podemos destacar a corrida, dança, bicicleta, caminhada, natação, entre outros.

51 TIPOS DE EXERCÍCIOS: Aeróbicos e Anaeróbicos Exercícios Anaeróbicos Nessa modalidade, você pode optar por não exercitar todos os músculos do corpo, focando em somente um grupo. Dessa forma, tal grupo crescerá mais do que outros.

52 TIPOS DE EXERCÍCIOS: Aeróbicos e Anaeróbicos Exercícios Anaeróbicos Entre as atividades que estão nessa modalidade, a musculação é a mais conhecida e procurada. Salto, corridas de curta duração, arremesso de peso também fazem parte dessa modalidade.

53 PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO Os elementos básicos para a prescrição de exercício são: a intensidade, o volume e a frequência do treino.

54 PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO / MUSCULAÇÃO Volume: Consiste na quantidade total de peso levantado durante uma sessão de exercícios. Intensidade: O número de séries para melhorar a força muscular é controverso e depende dos objetivos de cada um. Frequência: Número de sessões de treino por unidade de tempo (semana).

55 TREINO IDEAL Ectomorfo O treino para Ectomorfo deve focar na musculação e evitar exercícios aeróbicos, que dificultam a hipertrofia. Caso a pessoa tenha gordura localizada no abdômen, o que pode ocorrer nesse biotipo, os aeróbicos são recomendados, porém em pouca quantidade e aliado a uma dieta de baixa gordura.

56 TREINO IDEAL Ectomorfo O treino muscular deve ser focado no ganho de massa magra e, portanto, ter maior intensidade. É preciso ficar atento, contudo, ao tempo de descanso. Os intervalos entre os exercícios e também entre os treinos devem ser maiores.

57 TREINO IDEAL Mesomorfo Por possuir facilidade em ganho de massa muscular e uma rápida regeneração dos músculos, o treino para Mesomorfo será mais intenso e estimulante. Lembrando que cargas pesadas e um maior número de repetições não significa que o treino está sendo produtivo.

58 TREINO IDEAL Mesomorfo É recomendado exercícios aeróbicos apenas para os que visam perda de gorduras concentradas, mas se o objetivo for hipertrofia, não há necessidade a execução de aeróbicos com tanta frequência. Uma vez por semana já é o suficiente, evitando o acúmulo de gordura.

59 TREINO IDEAL Endomorfo Endomorfos tendem a armazenar gorduras pelo corpo, normalmente na região dos quadris, abdômen e coxas. Pensando nisso, especialistas recomendam o treino para endomorfo priorize exercícios aeróbicos e cardiovasculares para queimar a gordura e manter um peso saudável.

60 TREINO IDEAL Endomorfo Em média, 30 minutos de corrida leve, caminhada rápida ou bicicleta, 5 vezes por semana, é o suficiente para iniciar a perda de peso. Com o tempo, aumente a carga ou duração desses exercícios.

61 TREINO IDEAL Endomorfo Para tonificar o corpo e construir massa muscular, priorize os exercícios aeróbicos. A partir do momento que seu corpo queimar boa parte da gordura acumulada, a pessoa poderá dar início aos exercícios de força. O treino para Endomorfo deve reservar dois a três dias por semana para a musculação, utilizando cargas de peso médio, assim poderá realizar mais séries.

62 A atividade física é o melhor remédio para a saúde do corpo e da mente.

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