A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani."— Transcrição da apresentação:

1 Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp.220-227 Prof. Rodrigo Calsani

2 A marcha para o oeste

3 Entre 1780 e 1850, a população dos EUA cresceu de 5 para 23 milhões de pessoas. Entre 1780 e 1850, a população dos EUA cresceu de 5 para 23 milhões de pessoas. Conquistas de novos territórios: Louisiana (1803), Flórida (1819), Óregon (1845), Texas (1845) – formação atual. Conquistas de novos territórios: Louisiana (1803), Flórida (1819), Óregon (1845), Texas (1845) – formação atual. Nascimento de uma grande nação com o extermínio de indígenas e da natureza. Nascimento de uma grande nação com o extermínio de indígenas e da natureza.

4

5 A conquista do oeste proporcionou à população uma grande quantidade de terras; com a chegada de imigrantes surgimento de uma ampla classe média...$$$

6 Formação de três regiões Norte/Nordeste: desenvolvimento industrial e urbano. Norte/Nordeste: desenvolvimento industrial e urbano. Sul: economia agrária exportadora (plantation) de tabaco/algodão e do trabalho escravo. Sul: economia agrária exportadora (plantation) de tabaco/algodão e do trabalho escravo. Oeste: concentração de pequenos agricultores e criadores independentes. Oeste: concentração de pequenos agricultores e criadores independentes.

7 A conquista do oeste (epopeia nacional) colaborou na construção da identidade do povo estadunidense.

8 A Guerra Civil Americana Motivos?

9 A escravidão...dividia o país...

10 A conquista do oeste...interesses dos estados do sul (mão de obra escrava) e do norte (mão de obra familiar)...

11 Projeto econômico? Norte: aumento das tarifas para importação para fortalecer o mercado interno (indústria). Norte: aumento das tarifas para importação para fortalecer o mercado interno (indústria). Sul: tarifas baixas para importação – parceria com as indústrias da Inglaterra (agricultura de exportação). Sul: tarifas baixas para importação – parceria com as indústrias da Inglaterra (agricultura de exportação).

12 Em 1860, Abraham Lincoln foi eleito presidente (nortista e contrário à escravidão)...os estados do sul (Carolina do Sul) formaram a Confederação...estopim da guerra!

13

14 Guerra Civil ou Guerra de Secessão (1861-1865) Guerra Civil ou Guerra de Secessão (1861-1865)

15 A primeira guerra moderna...armas de técnica avançada (fuzis e revólveres).

16 Em 1863, abolição da escravidão...vitória do Norte e...600 mil mortes!


Carregar ppt "Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google