A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA. INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA. INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos."— Transcrição da apresentação:

1 ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA

2 INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos tornou conhecidos como “um país de muitas caras ”. ● Dentre os diversos costumes adquiridos absorvemos o de comemorar festas. Uma destas é a famosa festa junina, que além de ser comemorada no Brasil, também é comemorada em diversos outros países como, Portugal, França, Polônia, Suécia, Etc.. ● Como povo de Deus sabemos que o próprio Deus estabeleceu festas. Portanto somos um povo festeiro mas antes de participarmos de qualquer festa necessitamos avaliar qual é a sua finalidade.

3 1. ORIGEM DO NOME ● Segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV, era chamada de “Joanina”(Referente a São João) ● Quando chegou ao Brasil foi modificada para “junina”(Referente ao mês de junho). Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

4 2. PROPÓSITO DA FESTA ● É Homenagear três santos católicos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) 1. Santo Antônio ● Seu nome verdadeiro era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. ● Nasceu em Portugal em 15 de agosto de 1195. ● Tornou-se excelente um pregador e conhecedor da bíblia. ● Viveu tratando dos enfermos e ajudando a encontrar coisas perdidas. Dedicava-se ainda em arranjar maridos para as moças solteiras. ● Faleceu aos 36 anos, em 13 de junho de 1231.

5 2. PROPÓSITO DA FESTA 2. São João ● Este João não é o apóstolo e sim o João Batista. ● Há controvérsia quanto ao seu nascimento, alguns dizem 29 de agosto, em 31 A.D. Enquanto outros dizem 24 de Junho. ● Os católicos o chamam de santo festeiro. (Mt 14.6- 10) ● É conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

6 2. PROPÓSITO DA FESTA 3. São Pedro ● O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. ● O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho porque a tradição católica diz que ele foi martirizado nesse dia no ano 67, embora seja impossível precisar a data da sua morte pela falta de evidências históricas.

7 3. A FESTA E SUA LIGAÇÃO COM O PAGANISMO ● Antes desta festa junina que conhecemos, havia outras festas semelhantes, uma delas chamada de “ junônia ” onde se prestava culto à deusa “Juno” da mitologia romana. ● Segundo consta o mês de Junho faz referência ao nome desta deusa.

8 3. A FESTA E SUA LIGAÇÃO COM O PAGANISMO ● Ainda neste período por volta de 21 Junho ocorre o chamado solstício de verão quando os povos antigos, incluindo as civilizações gregas, egípcias e celtas, comemoravam essa passagem do calendário. Regadas com o calor do fogo e muita bebida e comida, eram celebrações à fertilidade e também para rogar aos seus deuses para que eles trouxessem fartura nas próximas colheitas.

9 4. TRADIÇÕES E COSTUMES Fogueiras ● Segundo uma lenda católica o costume de acender fogueiras foi devido a um acordo feito pelas primas Maria e Isabel, a qual avisaria Maria sobre o nascimento de São João Batista, para esta ajudar no parto, acendendo uma enorme fogueira sobre o monte. ● A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações.

10 4. TRADIÇÕES E COSTUMES BALÕES ● Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos. os balões "enviam" os pedidos ou agradecimento dos fiéis a São João no céu. ● Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos escritos neles. ● Algumas festas pagãs acreditavam que qualquer pedido feito nesta época se realizaria

11 4. TRADIÇÕES E COSTUMES Mastro de São João ● É erguido durante a festa para celebrar os três santos ligados aos festejos. ● No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando os santos ● O Totemismo uma prática religiosa pagã colocava a figura dos deuses na ponta de altas estacas apontadas para o céu.

12 4. TRADIÇÕES E COSTUMES Bandeiras No inicio tinham a imagem ou nome do santo. Atualmente servem só para enfeitar

13 Bibliografia Livros SILVA, Milton Vieira da. Festas Populares e Suas Origens, A.D.Santos, Curitiba, 2º Ed, 2002, 187 pg RANGEL, Lúcia Helena Vitalli, Festas de São João: Origens, Tradições e História, Publishing Solutions, São Paulo, 2008, 132 pg Revistas MUNDO ESTRANHO, Abril, Como Surgiram as Festas Juninas, Ed.16 SUPERINTERESSANTE, Abril, Nhá- A história do Arraiá: A Origem das Festas Juninas, Jun-1995 Site www.icp.com.br


Carregar ppt "ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA. INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google