A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO."— Transcrição da apresentação:

1 POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO FÍSICO.

2 A ATIVIDADE FÍSICA E O EXERCÍCIO FÍSICO APRESENTAM MÚLTIPLAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE, NAS ESTRUTURAS E NA FUNÇÕES CORPORAIS. METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO

3 Um indivíduo que esteja se exercitando, por exemplo “jogging” e este esteja tentando desenvolver ou obter uma adequação cardior-respiratória, estará indiretamente aprimorando as funções corporais como um todo. ESTA ATIVIDADE TAMBÉM EXERCE EFEITO SOBRE O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO DOS MEMBROS INFERIORES E DO TRONCO, DESENVOLVENDO ALGUMA FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR, COM UMA POSSÍVEL REDUÇÃO DA FLEXIBILIDADE. A COMPOSIÇÃO CORPORAL TAMBÉM SERÁ AFETADA, REDUZINDO A GORDURA CORPORAL E MANTENDO OU ATÉ AUMENTANDO A MASSA MAGRA.

4 RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA É A CAPACIDADE DO ORGANISMO COMO UM TODO DE RESISITIR À FADIGA EM ESFORÇOS DE MÉDIA E LONGA DURAÇÃO.

5 RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA HABILIDADE DO ORGANISMO HUMANO EM SUPRIR AEROBICAMENTE O TRABALHO MUSCULAR ASSOCIADO À CAPACIDADE DOS TECIDOS EM UTILIZAR O OXIGÊNIO NA SUSTENTAÇÃO DO ESFORÇO FÍSICO. (MALINA, 1980)

6 RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA É A CAPACIDADE QUE O NOSSO ORGANISMO APRESENTA PARA QUE POSSAMOS REALIZAR ESFORÇOS FÍSICOS POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO NUMA INTESIDADE MODERADA. (GUEDES, 1995)

7 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA DEPENDE FUNDALMENTALMENTE DA CAPTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE OXIGÊNIO PARA OS MÚSCULOS EM EXERCÍCIO, ENVOLVENDO OS SISTEMAS CARDIOVASCULAR (CORAÇÃO E VASOS SANGUÍNEOS) E RESPIRATÓRIO (PULMÕES).

8 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA A RESISTÊNCIA CARDIO- RESPIRATÓRIA ESTÁ RELACIONADA COM O NÍVEL DE EFICIÊNCIA DO CORAÇÃO, PULMÕES E SISTEMA CIRCULATÓRIO EM TRANPORTAR OXIGÊNIO AO TECIDO MUSCULAR. (GUEDES, 1995)

9 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA A eficiência dos músculos na utilização do oxigênio transportado e a disponibilidade de combustível (glicose e gordura) para produzir energia também determinam a aptidão cardio-respiratória de uma pessoa.

10 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA O Coração é a peça primordial do sistema de transporte de oxigênio, uma vez que precisa bombear sangue continuamente para todos os sistemas orgânicos, além de bombeá-lo em maiores quantidades para os tecidos mais ativos. (POLLOCK E WILMORE, 1993)

11 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA - Baixa capacidade para o trabalho; - Fadiga prematura no trabalho e lazer; - Maior risco de doenças cardiovasculares; BAIXA APTIDÃO CARDIO- RESPIRATÓRIA

12 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA DÉBITO CARDÍACO: É o volume de sangue bombeado pelo coração a cada minuto. VO2 máx: (Consumo máximo de oxigênio) É a maior quantidade de oxigênio que um indivíduo é capaz de utilizar sob exercício.

13 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA VOLUME DE EJEÇÃO: Volume de sangue ejetado do ventrículo em cada batimento ou volume sistólico. VASOCONSTRIÇÃO: Estreitamento do diâmetro dos vasos sanguíneos.

14 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA Através do exercício: A captação de oxigênio e o débito cardíaco sempre melhoram, devido ao fato do aumento do volume de ejeção e na diferença AV de oxigênio. AV O2 – quantidade de oxigênio utilizada pelas células a partir do sangue arterial.

15 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA Considerações: REPOUSO: DC – 6L/min PAm – 95 mmHg RVP – 15,8 unidades COM EXERCÍCIOS: DC – 25L/min PAm – 110 mmHg RVP – 4,5 unidades

16 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA FUNÇÃO AERÓBIA: Componente da Aptidão Física relacionada à saúde que permite o indivíduo sustentar uma atividade de grandes grupos musculares, dinâmica, de intensidade entre moderada e alta, por longos períodos de tempo.

17 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA CAPACIDADE AERÓBIA: Designa a maior taxa de oxigênio que pode ser consumida pelo exercício. Também chamada de: potência aeróbia máxima. Vo2máx – representa a máxima capacidade cardio-respiratória.

18 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA COMPORTAMENTO AERÓBIO: É uma medida alternativa da função aeróbia, e designa a capacidade de manter a atividade física com um intensidade específica durante determinado tempo.

19 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA RECOMENDAÇÕES: - 3 a 5 dias por semana; - 50 a 85 % da FC máx ou 50 a 85% do VO2máx. - Duração de 20 a 60 minutos; - Tipo de atividade: envolvam grande grupos musculares e mantidas continuamente. - Treinamento de endurance. Foi inserido posteriormente

20 RESISTÊNCIA CARDIO-RESPIRATÓRIA Para saber: Quanto maior o VO2 máx. inicial, menor é a melhora com o programa de treinamento.

21 PROTOCOLOS: VO2 máx. - TESTE DA MILHA: adultos ente 20 a 69 anos): 1609 metros, FC no final e tempo. - TESTE DE LEGÉR E LAMBERT; - TESTE DE BANCO DO QUEN´S COLLEGE; - TESTE DE COOPER: 12 minutos, a maior distância possível: VO2máx= (D em metros – 504,9) / 44,73

22 ATIVIDADES Atividades aeróbias: quanto as habilidades. Tipo I – ciclismo, jogging, corrida, caminhada. Tipo II – Ginástica aeróbia, natação, pular corda, ciclismo ao ar livre. Tipo III – Basquete, handebol, voleibol, dança.


Carregar ppt "POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google