A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?"— Transcrição da apresentação:

1 Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?

2 Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar o seu desenvolvimento profissional?

3 “A formação contínua do coordenador é, de fato, algo muito emaranhado e com diversos lados”... “A formação contínua do coordenador é, de fato, algo muito emaranhado e com diversos lados”... (Isaneide Domingues, 2014)

4 O que é formar-se nesse contexto? Na pesquisa de Domingues (2014), a formação contínua é vista por coordenadoras, como um emaranhado de experiências que as ajudaram a torná-las coordenadoras, compondo dessa forma a função. Estes aspectos pessoais de formarem-se no exercício da própria coordenação seguem a mesma lógica já explorada pelas pesquisas disponíveis sobre o desenvolvimento profissional docente.

5 A produção na área da formação docente no Brasil e no exterior tem atribuído à escola e às socializações profissionais desenvolvidas nesse espaço uma especial importância como elemento de formação contínua do docente, principalmente quando enfoca a escola como contexto de ação e reflexão do professor.

6 Destacando que, no âmbito da própria coordenação pedagógica, desenvolve-se, no espaço educacional: -os saberes técnicos; - as relações interpessoais; -o trabalho em grupo; - a liderança; - a organização da escola e a compreensão da legislação pertinente que desemboca na particularidade de cada sala de aula e em cada escola ou sistema de ensino.

7 A proposta de Domingues (2009), é desenrolar esse emaranhado, por meio de elementos para a formação contínua do coordenador(a), tais como:

8 A busca pessoal, destaca que o profissional centrado em entender e atender as demandas da prática pode, ainda, incorrer num ‘praticismo’ frenético, que é a busca por responder satisfatoriamente às necessidades de todos na escola, isso lhe rouba o tempo para a reflexão crítica, a pesquisa, o estudo teórico e para atender questões específicas da coordenação pedagógica.

9 Os cursos de formação contínua, prática comum em todas as redes de ensino. Garrido (2007), ao enfocar a importância do trabalho de formação desenvolvido no horário coletivo pelo professor-coordenador, faz uma análise da eficácia do uso deste espaço e o investimento da formação deste profissional, situação que podemos aplicar ao trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico.

10 As trocas de experiências com outras coordenadoras foram apontadas como elemento fundamental na formação do coordenador pedagógico, principalmente o iniciante. Parafraseando Nóvoa (1992), a formação contínua do coordenador também produz a vida, a profissão e a escola, tornando impossível separar, na ação, a pessoa e o profissional.

11 As expectativas do professor em relação ao coordenador influenciam a formação contínua do coordenador. Lidar com e liderar um grupo é algo que depende de basicamente dois fatores, uma autoridade instituída e uma autoridade desenvolvida. A expectativa dos professores pode direcionar o trabalho da coordenação e torná-lo mais fácil ou mais difícil.

12 A construção do papel do coordenador pedagógico, aborda dois aspectos: 1. as opções metodológicas que a definição desse papel promove; 2. a própria organização do trabalho na escola.

13 Nesses dois aspectos... destaca-se a responsabilidade pela intervenção, coerente, positiva, reflexiva e crítica, para o avanço da ação profissional dos professores, que se constitui em um saber que não está descrito em nenhum manual, construído num processo de formação contínua que precisa considerar a escola e seus educadores como situados num tempo/espaço histórico específico.

14 Torna-se necessário investir nesse espaço, e isso significa que é preciso investir na formação do professor-coordenador, na medida em que ele é o agente estimulador e articulador desse processo.

15 Para tanto... é preciso que ele, figura isolada em sua unidade escolar, tenha um espaço coletivo e formador para crescer profissionalmente e poder exercer de forma plena sua função formadora e promotora do projeto pedagógico (PPP).

16 Uma constante reflexão... https://www.youtube.com/watch?v=yXkOK017EKc

17 Nesse sentido, considerar: - Que a formação contínua pode iniciar-se já nos primeiros anos de docência, na perspectiva de formação em serviço; -Que atualmente no Brasil, assume especial relevância a discussão sobre formação contínua do docente em serviço; -Que são profícuos os estudos que apontam a escola como locus de formação docente, pela proximidade com a prática educativa, favorecendo a reflexão sobre a ação.

18 - Que a expressão formação contínua será tomada como um continuum formativo que tem sua origem na formação inicial, compreendendo um processo que acompanha toda a vida do(a) educador(a); - Que a formação contínua centrada na escola constitui-se numa das modalidades de formação contínua que visa, nesse continuum, ao desenvolvimento profissional, teórico e prático do educador no próprio contexto de trabalho.

19 Contudo, há aspectos que contribuem para o bom desenvolvimento dessa modalidade de formação, tais como:

20 1. a necessidade de liderança (diretores,professores); 2. o clima relacional entre os membros da escola, influenciado pela cultura grupal e cultura do meio; 3. os próprios professores e seu comprometimento com o projeto da escola; 4. a natureza da formação proposta, se reflexiva, dinâmica e sensível ao contexto.

21 Assim, temos a importância do coordenador pedagógico na liderança do processo formativo desenvolvido na escola. A ideia de um “lider” ou coordenador que provoca o processo reflexivo está explícita, bem como o compromisso coletivo e individual dos educadores.

22 Referências DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. _________. O coordenador pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola. São Paulo: s.n., 2009. p. 235 p. Tese (Doutorado – Programa de Pós-graduação em Educação. GARRIDO, E. Espaço de formação para o professor-coordenador. In. BRUNO,E.B.G. e ALMEIDA, L. de R.; Christov, L. H. da S. (orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola,2007, p. 9 a 15. NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In, NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 15- 33.

23 Muito obrigada! dinahmara.leao@seduc.mt.gov.br


Carregar ppt "Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google