A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPOSIÇÃO CORPORAL Por André Luiz de Oliveira Braz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPOSIÇÃO CORPORAL Por André Luiz de Oliveira Braz."— Transcrição da apresentação:

1 COMPOSIÇÃO CORPORAL Por André Luiz de Oliveira Braz

2 COMPOSIÇÃO CORPORAL A composição corporal é uma dos assuntos mais importantes dentro do campo da Educação Física e cineantropometria. Pode ser definida como sendo a quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano. (MALINA, 1969)

3 INATIVIDADE FÍSICA É aquele que tem o gasto energético próximo a taxa metabólica basal, ou seja, é o indivíduo que não alcança nenhum dos SEGUINTES critérios:

4 INATIVIDADE FÍSICA - Três ou mais dias de atividade intensa na última semana, com duração de pelo menos 20 minutos de duração; - Cinco ou mais dias de atividade moderada na última semana, como pelo menos 30 minutos de duração; - Cinco ou mais dias de alguma combinação de atividades moderadas e intensas.

5 SEDENTÁRIO: É aquele que tem um estilo de vida com um mínimo de atividade física.

6 COMPOSIÇÃO CORPORAL A COMPOSIÇÃO CORPORAL É UM COMPONENTE CHAVE DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADO À SAÚDE. ATRAVÉS DO ESTUDO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL É POSSÍVEL QUANTIFICAR GORDURA, MÚSCULOS, OSSOS E VÍCERAS.

7 COMPOSIÇÃO CORPORAL ATRAVÉS DA CC PODE-SE TAMBÉM TRAÇAR O PERFIL INDIVIDUAL OU DE GRUPOS EM RELAÇÃO A ESPECIFICIDADE ESPORTIVA, POSIÇÃO DE JOGO, ATIVIDADE FÍSICA E SEDENTARISMO.

8 COMPOSIÇÃO CORPORAL Informações associadas à CC tornam-se de fundamental importância na orientação dos programas de controle do peso corporal na medida em que, para um acompanhamento mais criterioso quanto à prescrição de exercícios físicos, existe a necessidade de se fracionar o peso corporal em seu diferentes componentes na tentativa de analisar, em detalhes, as adaptações ocorridas nas constituições de cada um desses componentes. (GUEDES, 2000)

9 COMPOSIÇÃO CORPORAL SOMENTE POR INTERMÉDIO DE ANÁLISES EM CADA CAMPONENTE DA CC DE FORMA ISOLADA E EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO PESO CORPORAL, É QUE SE TORNA POSSÍVEL OBSERVAR AS ALTERAÇÕES PRODUZIDAS PELOS EXERCÍCIOS FÍSICOS. (GUEDES, 2000)

10 CONSIDERAÇÕES GERAIS O peso corporal é função do equilíbrio energético e de nutrientes por um longo período de tempo. Este equilíbrio é determinado pela ingestão de macronutrientes, pelo gasto energético e pela distribuição de energia ou de nutrientes.

11 BALANÇO ENERGÉTICO Quando o balanço energético positivo perdura por semanas ou meses, o resultado é um ganho de peso, enquanto que um balanço energético negativo exerce o efeito inverso.

12 VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NA COMPOSIÇÃO CORPORAL: - - Idade - - Hereditariedade - - Sexo - - Condição socioeconômica - - Taxa metabólica basal - - Nível de atividade física - - Prática de exercício físico regular - - Ingestão de energia e gordura - - Metabolismo do tecido adiposo e do músculo esquelético.

13 ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO CORPORAL AO LONGO DA VIDA: - A obesidade na infância é fator de risco para a obesidade na fase adulta; - A obesidade na infância é fator de risco para a obesidade na fase adulta; -Mulheres apresentam mais gordura corporal; -Baixos níveis de AF e EF é um fator de risco para o ganho de peso; -O sedentarismo é mais alto em pessoas obesas; -O EF regular altera a composição corporal; -Níveis altos de EF regular aumentam a TMB; - O EF regular contribui para a perda e manutenção de peso.

14 O PAPEL DA EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO E NO SEU CONTROLE: É muito importante para o professor de Educação Física entender e explicar como o exercício físico contribui para a perda e/ou manutenção do peso corporal.

15 O PAPEL DA EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO E NO SEU CONTROLE: - Aumenta o gasto energético; - Maior mobilização da gordura em consequência da maior atividade do tecido adiposo; - Aumento da taxa metabólica de repouso após o exercício; - Melhor controle do apetite; Os alimentos termogênicos possuem um efeito térmico ou termogênese que induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo.

16 O PAPEL DA EXERCÍCIO NA PERDA DE PESO E NO SEU CONTROLE: De um modo geral, o exercício físico regular ajuda na manutenção da taxa metabólica de repouso e a massa livre de gordura.

17 A CÉLULA ADIPOSA

18 O TECIDO

19 OS TIPOS TECIDO MULTILOCULAR/ PARDO/ MARROM: Ao contrário de tecido unilocular, o tecido multilocular não é abundante nos seres humanos. Por atuar na produção de calor ele é predominante em animais que hibernam e recém nascidos. As células uniloculares possuem várias gotinhas de lipídios em seu citoplasma. A cor parda é por causa de a vascularização ser abundante neste tecido.

20 OS TIPOS TECIDO UNILOCULAR OU AMARELO/BRANCO: O tecido unilocular contém células uniloculares caracterizadas por apresentar uma gotinha de lipídio em seu citoplasma. Ele pode variar de cor (amarelo) que depende do tipo de ingestão de alimento de cada indivíduo. Este tipo de tecido é o mais encontrado nos seres humanos.

21 GORDURA VISCERAL E SUBCUTÂNEA

22 COMPOSIÇÃO CORPORAL Significa determinar por meio diretos ou indiretos as quantidades (valores absolutos) e proporções relativas. Existem dois modelos básicos de estudo da CC: O modelo onde se faz referência a dois componentes (gordura e massa corporal magra); O modelo que considera quatro componentes: (ossos, músculos, água e gordura);

23 COMPOSIÇÃO CORPORAL Índice de Massa Corporal (IMC): maneira simples e prática de calcular a massa corporal (peso). IMC= Massa Corporal em Kg (Estatura em metros)² IMC: P (E)²

24 Classificação: Abaixo do peso: < 18,4 – Riscos Baixos à saúde – Baixo peso Faixa normal: 18,5 – 24,9 – Faixa recomendável Sobrepeso: 25 – 29,9 – Riscos aumentado à saúde Obeso tipo I: 30 – 34,9 – Riscos moderad. aumentado Obeso tipo II : 35 – 39,9 – Riscos severamente aumentado Obeso tipo III: 40 ou mais – Riscos altamente aumentado De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo IMC:

25 COMPOSIÇÃO CORPORAL: Medidas de Dobras Cutâneas: uma maneira mais científica e precisa para se determinar quanta gordura corporal um pessoa apresenta. Através de aparelho específico (plicômetro, adipômetro, compasso, medidor de dobra cutânea) é possível mensurar a espessura das dobras cutâneas, que permite o cálculo do percentual de gordura corporal de um indivíduo. Faixa recomendável - homens: 8-15% e mulheres: 16-23%

26 COMPOSIÇÃO CORPORAL: Outro modo de se verificar riscos relacionados ao sobrepeso e a obesidade é a circunferência da cintura (medida na cicatriz umbilical), onde: -Homens > 100 cm -Mulheres > 90 cm Além destas maneira os profissionais da saúde devem conhecer outros fatores de risco, com a caracterização da alterações na CC: - Central – Tipo andróide ou “maça” - Periférica – Tipo ginecóide ou “pera”

27 COMPOSIÇÃO CORPORAL: Outro indicador utilizado para determinar o padrão de obesidade é o coeficiente entre as medidas de circunferência de cintura e quadril (RCQ – razão cintura-quadril). Mede-se a circunferência da cintura (logo abaixo da CU) e divide-se pela circunferência do quadril no ponto de maior dimensão. Homens: RCQ > 0,95 e Mulheres: RCQ > 0,85

28 RECOMENDAÇÕES PARA SE MANTER COM PESO IDEAL, A ENERGIA CONSUMIDA PRECISA SER IGUAL AO GASTO ENERGÉTICO. QUANDO ESTES ESTÃO IGUALADOS, A PESSOA ESTÁ EM EQUILÍBRIO ENERGÉTICO. Para Ganhar ou perder peso, cada membro da equação deve ser ajustado. Perder 500 gramas por semana requer um saldo negativo de 3.500 calorias. São várias as combinações para atingir este objetivo; -Reduzir a IC em 500 calorias por dia; -Reduzir a IC em 250 calorias e aumentar o gasto energético em 250 calorias por dia; -Aumentar o gasto calórico em 500 calorias por dia; Uma perda de peso considerada saudável é de no máximo 1 KG por semana.

29 EXEMPLOS: PARA TER UM GASTO ENERGÉTICO DE ± 150 CALORIAS: -Correr 2 km em 15 minutos; -Nadar por 20 minutos; -Dançar durante 30 minutos; -Caminhar 3 km em 35 minutos; -Andar de bicicleta por 30 minutos (± 8 km); -Jogar voleibol durante 45 minutos; -Lavar e encerar o carro, aproximadamente 45 minutos; -Trabalhar no jardim por 50-60 minutos; -Subir e descer escadas durante 15 minutos.

30 REFERÊNCIAS: BOUCHARD, Claude. Atividade Física e Obesidade. Barueri,SP: Manole, 2003. BARBOSA, Vera Lúcia Perino. Prevenção da obesidade infantil e na adolescência: exercício, nutrição e psicologia. Barueri/SP: Manole, 2004. MCARDLE, Willian D.; KATCH, Franck I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5 ed. Rio de Janeiro: Koogan, 2003. NAHAS, Markus Vinícius. Atividade Física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001.


Carregar ppt "COMPOSIÇÃO CORPORAL Por André Luiz de Oliveira Braz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google