A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Porque um código de ética para os profissionais da saúde?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Porque um código de ética para os profissionais da saúde?"— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Porque um código de ética para os profissionais da saúde?

2 A Ética não é só uma palavra bonita! Ela representa uma atitude em defesa do Bem, do Bom e da Verdade.

3 SAÚDE – MEIO AMBIENTE – VIDA A atividade multidisciplinar permeia as ações da saúde! Possibilidade de conflitos nas atividades que são correlatas e/ou comuns.

4 PREOCUPAÇÃO MUNDIAL: Cumprir uma missão comum aos profissionais da saúde: - proteger, promover e manter a saúde e a segurança do público, garantindo padrões adequados para o exercício de sua profissão.

5 Tentativa de traduzir em termos de conduta profissional os valores e princípios éticos no campo da Saúde na interface entre a tecnologia, educação e a saúde, envolvendo aspectos técnicos, médicos, sociais e legais.

6 UMA PROPOSTA PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE Os “profissionais de Saúde”, no exercício de sua atividade profissional, devem desempenhar adequadamente serviços de Saúde. Objetiva-se, com ele, orientar todos aqueles que realizam atividades de Saúde de modo a estabelecer um nível de referência sobre o qual, seus desempenhos possam ser avaliados.

7 A PROPOSTA TAMBÉM PROPÕE: Contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de princípios comuns, para a cooperação entre todos os profissionais envolvidos. Promoção do trabalho em equipe e do enfoque multidisciplinar na Saúde. Marco de referência, capaz de documentar e justificar a apuração de condutas e das práticas profissionais aceitas.

8 CONSIDERAÇÕES: Normas gerais a serem seguidas pelo Profissional da Saúde no exercício de sua profissão, inclusive no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde. Atenção: A ética comporta particularidades específicas das diversas profissões, cabendo nesta linha de raciocínio, a proposição tão somente, de PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS que sejam comuns aos diversos profissionais.

9 Assim, esta PROPOSTA não contemplará os aspectos deontológicos, ficando estes, restritos aos respectivos códigos de éticas de cada profissão.

10 FUNDAMENTOS DE UMA PROPOSTA DE CÓDIGO DE ÉTICA PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE: 1- CONFIDENCIALIDADE Quando engajados em atividades de educação para a saúde, promoção de saúde, detecção precoce de doenças e programas de Saúde Pública, os profissionais de Saúde devem proteger a confidencialidade dos dados das pessoas envolvidas, e evitar que se faça seu mau uso.

11 2- PROTEÇÃO DA COMUNIDADE/MEIO AMBIENTE Os profissionais de Saúde devem estar conscientes de seu papel na proteção da comunidade e do meio ambiente. 3- EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVENDO SERES HUMANOS A pesquisa médica envolvendo seres humanos tem sido prática comum na evolução científica, e contribuiu para melhorar a qualidade de vida do homem.

12 3- EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVENDO SERES HUMANOS (cont...) Assembleia Geral da UNESCO no final de 1997 a “Declaração dos Direitos do Homem e do Genoma Humano”. “O genoma humano sustenta a unidade fundamental de todos os membros da família humana, assim como o reconhecimento de sua dignidade intrínseca e de sua diversidade”. “

13 5- BIOÉTICA: UMA POSTURA PROFISSIONAL. Autonomia, Beneficência, Não maleficência Justiça. As ações dos profissionais devem contemplar o respeito a individualidade e dignidade ao ser humano.

14 UM CÓDIGO DE ÉTICA PRINCIPIALISTA. O PROFISSIONAL DEVERÁ: -Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético das respectivas profissões, bem como pelo seu prestígio e bom conceito. -Aprimorar continuamente o conhecimento e usar o melhor do progresso científico em benefício das pessoas e do meio ambiente. - Guardar absoluto respeito pelo ser humano e pela vida e atuará sempre em seu benefício.

15 CÓDIGO DE ÉTICA PRINCIPIALISTA. O PROFISSIONAL DEVERÁ: -Guardar sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei. -Empenhar-se pela melhor adequação do trabalho ao ser humano, pela eliminação e pelo controle dos riscos à saúde, ao meio ambiente e à vida inerente às atividades laborais.

16 CÓDIGO DE ÉTICA PRINCIPIALISTA O PROFISSIONAL DEVERÁ: -Empenhar-se em melhorar os padrões dos serviços e em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde e ao meio ambiente. -Ser solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja por remuneração digna e justa, seja por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional e seu aprimoramento técnico-científico.

17 CÓDIGO DE ÉTICA PRINCIPIALISTA O PROFISSIONAL DEVERÁ: Comunicar às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema que possam prejudicar a saúde, o meio ambiente e vida. Respeitar os demais profissionais na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente.

18 CÓDIGO DE ÉTICA PRINCIPIALISTA O PROFISSIONAL DEVERÁ: -Respeitar as normas éticas nacionais, protegendo a vulnerabilidade dos sujeitos da pesquisa, quando participar de pesquisas envolvendo seres humanos ou qualquer animal. -Zelar para que as pessoas não sejam discriminadas por nenhuma razão vinculada a herança genética, protegendo-as em sua dignidade, identidade e integridade.

19 Albert Einstein: TEMOS QUE FAZER O MELHOR QUE PUDERMOS. ESTA É A NOSSA SAGRADA RESPONSABILIDADE HUMANA-

20 É TARDE DEMAIS PARA SERMOS PESSIMISTAS! "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa" Yann Arthus - Bertrand

21 Muito obrigado! Itagiba de Castro Filho Conselheiro do CRMMG


Carregar ppt "CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Porque um código de ética para os profissionais da saúde?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google