A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um."— Transcrição da apresentação:

1 Com 1.558.196 km² de área e um população de 53.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com 1.558.196 km² de área e um população de 53.609.027 habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. O Nordeste conta com 9 estados(PI,CE,RN,PB,AL,SE,BA, PE e MA) e a maior orla marítima do Brasil. O Nordeste conta com 9 estados(PI,CE,RN,PB,AL,SE,BA, PE e MA) e a maior orla marítima do Brasil. COMPLEXO GEOECONÔMICO NORDESTE

2 As sub-regiões do Nordeste O Nordeste está dividido em 4 sub-regiões: 1- Zona da Mata; 2- Agreste 3- Sertão 4- Meio-Norte. www.cultura.salvador.ba.gov.br

3 Economia do Nordeste 1- Zona da Mata: a) É a mais populosa e industrializada do Nordeste b) Principais cidades: Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa e Aracaju. c) A indústria está representada pelo: 1- Pólo Petroquímico de Camaçari 2- Centro Industrial de Aratu 3- Complexo Ford 4- Porto Digital e Complexo Portuário de Suape d) A agricultura de plantation: Cana-de-açúcar, Tabaco e Cacau. e) Mineração: Sal, Fosfato, Petróleo, Gás Natural, Calcário... 2- Agreste: a)Policultura comercial – abastecer a Zona da Mata. b)Predomínio de minifúndios

4 3- Sertão: a) Maior e mais pobre sub-região do Nordeste. b) Relevo: Planaltos e Depressões. c) Hidrografia: Rios Perenes Temporários ou Intermitentes São Francisco: Parnaíba: Banha Teresina(PI) d)Clima: Tropical semi-árido – Interfere na vegetação e na hidrografia. * Baixa pluviosidade * Chuvas irregulares e)Vegetação: Caatinga – * Xerófila * Armazena água * Espinhos em lugar das folhas * Arbustiva com galhos retorcidos * Cactos e bromélias

5 O Rio São Francisco – Nasce na Serra da Canastra (MG) e atravessa BA, PE, AL e SE. Chapada Diamantina – Fica na região central da Bahia e tem forte vocação turística.

6 RIO SÃO FRANCISCO Cânion de Xingó, o quinto maior Cânion navegável do mundo. Localizado entre Sergipe e Alagoas. O rio São Francisco passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente na serra da Canastra (MG). Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico. Seu comprimento medido a partir da nascente é de 2 814 km.

7 Chuva Orográfica - ocorre quando uma massa de ar quente e úmida sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha, provocando chuva. Esse fenômeno ocorre no litoral do Nordeste devido ao Planalto da Borborema. É uma das causas da seca no Sertão. É também chamada de chuva de relevo ou de montanha.

8 Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. a) A base econômica tradicional é o extrativismo vegetal: Babaçu, buriti e carnaúba. b) Principais produtos agrícolas: arroz, algodão, mandioca, soja... c) Palmáceas: carnaúba e babaçu. d) Rio principal: Parnaíba. e) Lençóis Maranhenses. 4 – Meio-Norte:

9 LENÇÓIS MARANHENSES Os Lençóis Maranhenses são repletos de piscinas naturais que se enchem com as águas das chuvas.

10 Os Lençóis Maranhenses são importantes para as atividades turísticas.

11 Os grupos econômicos e políticos, valendo- se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Os grupos econômicos e políticos, valendo- se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio-político do que climático. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio-político do que climático. A Indústria da Seca:

12

13

14 POLÍGONO DAS SECAS


Carregar ppt "Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google