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PublicouJerónimo Guterres Quintão Alterado mais de 7 anos atrás
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2 Equipe de servos Equipe de servos Servos trabalhando com servos 2015
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3 Equipe É um conjunto de pessoas que compartilha o compromisso de alcançar objetivos comuns e para isso aceita desafios, assume riscos e desenvolve competências individuais e coletivas gerando senso de pertencimento, interdependência e auto- realização.
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A orquestra 4
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5 Equipe - Orquestra O maestro: o líder é um músico experiente que toca um ou mais instrumentos e que possui competência para dirigir os demais de forma harmoniosa cumprindo o que está proposto na partitura. Músicos: membros da equipe, estão distribuídos em diferentes naipes (talentos, habilidades especificas); O resultado final não é o individual e sim o coletivo: a sinfonia
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1 Coríntios 12:27 “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular". Colossenses 1:18 “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja...” Efésios 1: 22-23 diz: “E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…” 7
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Corpo Partes e um todo Interdependência para a funcionalidade e bem estar Comando pela cabeça Cérebro- raciocínio e comando (voluntario e involuntário) audição, visão, gustação, olfato, tato) 8
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Quem eu sou no corpo? 9
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A qual equipe pertenço? Qual a minha função na equipe? Quem mais participa da mesma equipe? 10
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“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro faz parte de todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada....” (Romanos 12:4-6) 11
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Formar Equipes Contexto Composição Competência Mudança (Change) 12
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Contexto A necessidade de trabalho em equipe Tipo de equipe necessária O que dá sustentabilidade para o desenvolvimento de equipes ( cultura, estrutura, sistemas internos) 13
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Competências Conceituais Técnicas Comportamentais 14
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Composição Características Experiência Tamanho Motivação 15
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Capacidade para gestão de mudanças Capacidade de monitorar o próprio desempenho Promover mudanças conforme necessário 16
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Reflexões Aprender Criar uma cultura de equipe ( níveis de interdependência) monitoramento de desempenho Fortalecer boas praticas Celebrar resultados como equipe 17
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18 Áreas essenciais requeridas em uma equipe Conhecimento (visão, valores, tarefa) Comprometimento - motivação Responsabilidade - tarefas Relacionamento: saber ouvir e saber falar, dar suporte, respeitar diferenças, ser ensinável Compreensão dos papeis – respeito Pro-atividade Criatividade
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Conhecimento Técnico especifico Conhecimento organizacional (missão, visão, valores) Conhecimento comportamental (inteligência emocional) 20
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Como potencializar? 21
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Comprometimento (motivação) Estimular ou motivar? 22
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Motivação 23 Necessidades relacionadas a tarefas Necessidades pessoais Necessidades da equipe
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Necessidades individuais: Ser aceito pela equipe Ser valorizado pelo líder Ser capaz de contribuir para a realização da tarefa Crescer como profissional e como pessoa 24
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Necessidades relacionadas às tarefas Compreender o que é esperado dele/dela para o êxito da tarefa Corresponder ao padrão de performance Ser capaz de utilizar recursos Cumprir com as responsabilidades 25
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Necessidades da equipe Corresponder ao estilo e visão do lider Partilhar do senso de proposito do grupo Contar com um clima de suporte Sentir-se parte do grupo Senso de conquista de grupo Senso de pertencimento 26
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Equipes motivadas Compreendem e aprovam os alvos Participaram na construção dos alvos e na escolha dos metodos Tem acesso a informaçoes que lhes ajudam a monitorar performance 27
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Equipes motivadas O trabalho é desafiador O monitoramento é apropriado e efetivo Ha cooperação e compreensão de responsabilidades e prioridades Há uma ênfase em usar competências e não em corrigir falhas A valorização é real e expressa 28
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Equipe motivada 29
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Desenvolvendo competencias Formação continuada Criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal “jogar no fogo” (delegar responsabilidades) Avaliação de desempenho – feedback responsabilização e encaminhamento Celebrar resultados – valorização Honrar (valorizar para os outros) 30
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Comunicar-se Criar canais de comunicação: Ambiente apropriado e atitude adequada Habilidades para falar e ouvir Expressar sentimentos Ouvir e fornecer feed-back Capacitar para a resolução de conflitos 31
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Comunicação 32
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Ruidos na comunicação 33
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Sinceridade na comunicação 34
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Mecanismos de facilitação 35
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Compreender limites de papel 36
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Pro atividade Reunir e organizar informações Rever objetivos Estabelecer opções ( Plano B e C) Pesar as opções ( riscos e consequências) Identificar possíveis soluções Estabelecer uma ordem logica para a tomada de decisões Refletir sobre a experiência “ learning” 37
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Criatividade Estimule o uso das habilidades pessoais Estimule cada membro a estabelecer metas pessoais para o objetivo da equipe Estimule projetos pessoais Modifique o ambiente Modifique o formato de reuniões ou da rotina de trabalho Surpreenda a equipe Inclua o lúdico e a arte 38
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Construir cultura de equipe Fortalecer boas praticas ( entre equipes) Fortalecer estruturas que possibilitam equipes Fortalecer uma compreensão sistêmica da organização (todo e partes) Partilhar resultados ressaltando a participação das demais equipes Alinhar equipe 39
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Organizando a reunião Estabelecer objetivos claros e Agenda (de preferencia compartilhada com antecedência e com sequencia lógica) Focar nos temas Revisar com os participantes as decisões que vao sendo tomadas Lidar com informações reais 40
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