A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional do Livro Didático 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional do Livro Didático 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional do Livro Didático 2017
FNDE/MEC – SEE/SP

2 Registro da Escolha do Livro Didático para os Anos Finais do Ensino Fundamental

3 Registro da Escolha

4 Atenção! Se a escola não acessar o sistema PDDE Interativo, receberá todas as disciplinas, compulsoriamente – um dos títulos dentre aqueles aprovados pelo MEC e constantes no Guia, para cada componente curricular.

5 Registro da Escolha Campo “Acesso ao Sistema”:
CPF e Senha do Diretor da Escola (mesma senha utilizada nos Programas MEC). Dúvidas sobre a senha: Contatar a Equipe de Apoio aos Programas MEC e o responsável pelo PNLD na diretoria de ensino.

6 Registro da Escolha Ao acessar, clique em “PDDE Interativo 2015/2016”:

7 Em seguida, clique sobre o menu “Principal” e selecione “Livro Didático” >> “Escolha”:

8 Registro da Escolha Clique no ícone que está localizado na coluna “Ação”:

9 Registro da Escolha As telas seguintes devem ser lidas calmamente e se referem: ao Termo de Compromisso; à Série ou ao Ano (em 2017); à Escolha – ler “Orientações” na tela.

10 Informe todos os anos que a escola atenderá em 2017:

11 Informar Coleções indicadas pelos professores, para cada disciplina:
Componente Arte: anos finais do ensino fundamental Ciências: anos finais do ensino fundamental Geografia: anos finais do ensino fundamental História: anos finais do ensino fundamental Língua Estrangeira Moderna – Espanhol: anos finais do ensino fundamental Língua Estrangeira Moderna – Inglês: anos finais do ensino fundamental Língua Portuguesa: anos finais do ensino fundamental Matemática: anos finais do ensino fundamental Informar Coleções indicadas pelos professores, para cada disciplina:

12 Registro da Escolha A escola poderá anexar a Ata de reunião ao clicar em “Selecionar arquivo”; Salvar a ata não é obrigatório, mas indica a participação dos professores e dá transparência ao processo de escolha.

13 ATA DA ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS PNLD 2017

14

15 Registro da Escolha Em seguida, basta clicar no botão “Gravar Opções/Salvar Anexo”; Automaticamente o sistema gravará o registro da escolha e a ata da reunião; e

16 Aparecerá o campo “Alterar”, conforme abaixo:

17 Registro da Escolha Após detalhada conferência, clique em continuar:

18 Registro da Escolha Ao clicar em “Continuar”, aparecerá a aba “Finalizar”: Finalizar

19 É necessário finalizar;
O sistema apresentará a tela com as coleções gravadas pela escola; Ao finalizar a escolha, o registro não poderá mais ser alterado, mesmo que ainda esteja vigente o período de registro da escolha.

20 Finalização indevida da escolha ou em qualquer indício de fraude
O diretor da escola deverá enviar ofício digitalizado ao FNDE, até o dia 9 de agosto de 2016, relatando o ocorrido, no para análise do FNDE e desbloqueio da finalização da escolha, se for o caso.

21 Antes de “finalizar”, saiba que:
Caso a escola registre em 1ª opção “Não desejo receber livros deste componente”, não receberá nenhum livro da respectiva disciplina em 2017, 2018 e 2019.

22 Caso a 2ª opção seja “Não desejo receber livros diferentes da 1ª opção”, a escola receberá, a princípio, a coleção indicada na 1ª opção. Mas, caso não se concretize a aquisição referente à 1ª opção, a escola não receberá nenhum livro desta composição em 2017, 2018 e 2019.

23 Na 2ª opção, não aparecerão as coleções da editora escolhida na 1ª opção.

24 Disciplina de INGLÊS – registrar a escolha da 1ª e da 2ª opção para a disciplina de Inglês.
Disciplina de Espanhol – registrar “Não desejo receber livros deste componente” (isto porque não há disciplina de Espanhol no Currículo do Estado de São Paulo, para 6º a 9º ano).

25 Se alguma escola registrar escolha de obra para algum componente e deixar de marcar escolhas em outros componentes, só receberá os livros registrados, e não receberá dos demais componentes.

26 Se alguma escola gravar a escolha em branco, sem indicar nenhuma obra em nenhum componente, não serão encaminhados livros para essa escola.

27 Não haverá escolha para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, mas, haverá reposição automática para esses segmentos, de: 3% dos livros reutilizáveis; e 100% dos consumíveis.

28 Passo a Passo da Escolha, Comunicados, Boletins, Orientações e Guia de Livros Didáticos do PNLD 2017

29 Disponíveis em: Portal FNDE – > Programas > PNLD > Escolha PNLD 2017 > e/ou Portal SEE/SP – > Programas e Projetos > Programa de Livros > PNLD 2017 > Orientações

30 Estejam atentos às comunicações oficiais do CEFAF/Programas de Livros e do FNDE.
Não deem ouvidos a boatos. Todos os comunicados encaminhados às escolas e diretorias de ensino estão disponíveis nos citados portais para consulta.

31 Resolução SE-83, de 17/12/2013 Dispõe sobre desfazimento de materiais didáticos e/ou de apoio considerados irrecuperáveis, desatualizados ou inservíveis.

32 Controle da Distribuição/ Devolução dos Livros do PNLD
Ver modelo em: > Programas > PNLD > Apoio à Gestão A meta proposta pelo FNDE é que a devolução dos livros no final do ano seja igual ou superior a 90% dos livros entregues.

33 Equipe de Apoio dos Programas MEC e responsável pelo PNLD nas DEs devem acompanhar o andamento da digitação das escolas no PDDE Interativo.

34 Dúvidas, fale com: Aidê Magalhães Benfatti CGEB/DEGEB/CEFAF-Programa de Livros Ou Escreva sua mensagem em: > Programas e Projetos > Programas de Livros > PNLD > “Fale Conosco”

35 Programa Nacional do Livro Didático 2017
FNDE/MEC – SEE/SP


Carregar ppt "Programa Nacional do Livro Didático 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google