A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações visando a aprendizagem Que se integram com a prática pedagógica.

6 Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos em sala de aula; Abordar o conceito de projeto relacionado com o contexto educacional e tecnológico: Conceito histórico; Projetos em educação; Integração das tecnologias. Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC; Planejar e desenvolver o projeto integrado de Tecnologia no Currículo.

7 O curso se desenvolve na articulação entre a experiência pedagógica do professor, as teorias educacionais e o desenvolvimento de projetos com o uso integrado de mídias e tecnologias.

8 O curso está respaldado nos seguintes princípios: INTERAÇÃO, com foco nas relações entre os cursistas, dos cursistas com os formadores e com os objetos de conhecimento; ARTICULAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DO DOMÍNIO DA TECNOLOGIA, a prática pedagógica e as teorias educacionais; FORMAÇÃO NA AÇÃO, que se desenvolve nos processos colaborativos de produção de conhecimento e de reflexão sobre o significado do aprender e do ensinar, no uso do ambiente virtual e sua articulação com as práticas pedagógicas dos contextos de atuação.

9 As atividades se desenvolvem na modalidade híbrida: Parte presencial A turma será dividida em dois grupos e os encontros acontecerão quinzenalmente para cada grupo; Parte à distância Com postagens em Fóruns; na plataforma Moodle, Pbworks; na ferramenta CmapTools e participação em Chat.

10 40 horas: 21 horas presenciais 19 horas à distância 3 meses: 7 encontros presenciais (semanais)

11 Grupo – 1 12/09 26/09 10/10 24/10 07/11 28/11 Grupo – 2 19/09 03/10 17/10 31/10 21/11 05/12

12 Grupo – 1 12/09 03/10 17/10 31/10 21/11 05/11 Grupo – 2 26/09 10/10 24/10 07/10 28/11 12/12

13 Moodle: http://ead.educacao.rs.gov.br/course/view.php?id=15 Módulos com: Postagem das Atividades Fóruns Chat Pbworks: http://projetosntenoite.pbworks.com Desenvolvimento dos Projetos: Páginas dos Grupos Planilhas de Acompanhamento Chat CmapTools: http://cmap.ihmc.us/download/ Desenvolvimento de Mapas Conceituais

14 Processual: Participação nos encontros presenciais; Produções individuais e em grupo; Desenvolvidas a partir das atividades propostas com respeito aos objetivos de aprendizagem. 75% de participação nas atividades propostas: Encontros presenciais; Trabalhos à distância. A certificação será emitida pela Secretaria Estadual de Educação.

15

16 “Projeto é lançar-se para o futuro”. (Ortega y Gasset) “É a procura por respostas para uma interrogação que provoca interesse e incomoda.” (MACHADO, 2004) São inúmeras as atividades humanas nas quais a idéia de projetos está associada à forma de organizar o tempo, o espaço e os recursos para se construir algo ou atingir algum objetivo, em especial nas atividades escolares e profissionais. Podemos dizer que a Pedagogia de Projetos é a idéia que aceita diferentes modalidades de projetos dentro do espaço escolar, flexibilizando o uso de diferentes Arquiteturas Pedagógicas para o seu desenvolvimento. (TAVARES, 2010)

17 Presencial: Credenciamento no Moodle; À Distância no Moodle: Preenchimento do Perfil; Participação nos fóruns de discussão: EXPECTATIVAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS ATIVIDADE 1: DISCUSSÃO INICIAL SOBRE PROJETOS Até nosso 2º Encontro!


Carregar ppt "O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google