A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eleições em 1989 Em 1989 o Brasil elegeu por voto direto o primeiro governo civil, desde Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eleições em 1989 Em 1989 o Brasil elegeu por voto direto o primeiro governo civil, desde Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição."— Transcrição da apresentação:

1 Eleições em 1989 Em 1989 o Brasil elegeu por voto direto o primeiro governo civil, desde 1960. Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição de 1988, com plena liberdade partidária e eleição em dois turnos.

2 Fernando Collor Fernando Collor, ex- governador de Alagoas, político jovem e com amplo apoio das forças conservadoras, disputa o 2° turno das eleições para Presidente da República com Luiz Inácio "Lula" da Silva, ex-metalúrgico, sindicalista e destacado líder da esquerda.

3 Projetos políticos

4 Fernando Collor eleito presidente Em 17 de dezembro de 1989, Fernando Collor de Mello era eleito presidente da república. As eleições de 1989 ganharam uma importância extraordinária para a sociedade brasileira. Uma delas era que 29 anos já se haviam passado desde o último presidente eleito pelo voto popular. Collor renunciou em 1992.

5 Promessas de Campanha Entre suas promessas da campanha estão a moralização da política e o fim da inflação. Para as elites, ofereceu a modernização econômica do país consoante a receita do neoliberalismo. Prometeu a redução do papel do Estado, a eliminação dos controles burocráticos da política econômica, a abertura da economia e o apoio às empresas brasileiras para se tornarem mais eficientes e competitivas perante a concorrência externa.

6 Plano Collor No dia seguinte ao da posse, ocorrida em 15 de março de 1990, o Presidente lançou seu programa de estabilização, o plano Collor, baseado em um gigantesco e inédito confisco monetário, congelamento temporário de preços e salários e reformulação dos índices de correção monetária. Em seguida, tomou medidas duras de enxugamento da máquina estatal, como a demissão em massa de funcionários públicos e a extinção de autarquias, fundações e empresas públicas. Ao mesmo tempo, anunciou providências para abrir a economia nacional à competição externa, facilitando a entrada de mercadorias e capitais estrangeiros no país.

7 Plano Collor Os planos de modernização econômica e de reforma administrativa são bem recebidos, em geral. As elites políticas e empresariais apoiaram a desregulamentação da economia e a redução da intervenção estatal no setor. O confisco monetário frustra a população. Já em 1991, o plano de estabilização começa a enfrentar dificuldades. A inflação permanece e a economia enfrenta uma recessão.

8 Denúncias de corrupção Em 26 de maio de 1992, o Congresso nacional instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de irregularidades. Logo depois, a revista "ISTOÉ" publicou uma entrevista de Eriberto França, motorista da secretária de Collor, Ana Acioli. Ele confirmou que as empresas de PC faziam depósitos com regularidade nas contas fantasmas movimentadas pela secretária. Essas informações atingiram diretamente o Presidente.

9 Impeachment Manifestações populares em todo o país pedem o impeachment do Presidente. Após o processo de apuração e confirmação das acusações e da mobilização de amplos setores da sociedade por todo o país, o Congresso Nacional, pressionado pela população, votou o impeachment (impedimento) presidencial. Primeiramente, o processo foi apreciado na Câmara dos deputados, em 29 de setembro de 1992, e, depois, no Senado Federal, em 29 de dezembro de 1992.

10 Renúncia de Collor O Presidente Collor apresentou sua renúncia ao Senado da República. O Senado desconsiderou o pedido e decidiu afastar Collor do cargo de Presidente da República e seus direitos políticos são cassados por oito anos. Foi também denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de formação de quadrilha e de corrupção.

11

12 Governo Itamar Franco Em 29 de dezembro de 1992 Itamar Franco foi investido no cargo de Presidente da República.

13 Governo Itamar Franco O sétimo vice a assumir o cargo na história brasileira, Itamar Franco, tinha como meta uma gestão transparente, cobrada pelos diversos setores com o movimento pela ética na política, e que fizesse uma transição tranqüila para seu sucessor. O presidente ainda tinha o desafio de controlar a inflação, aumentar a produção e finalizar o processo de abertura econômica iniciado por seu antecessor.

14 Plano Real O maior desafio para Itamar era baixar a inflação e criar uma moeda estável. Depois de algumas tentativas sem sucesso, Itamar Franco convidou o sociólogo Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda. Fernando formou uma equipe com economistas que já haviam trabalhado em planos anteriores. Juntos, elaboraram o Plano Real, que passou a vigorar em 1º de junho de 1994.

15 Plano Real Em junho de 1994, extinguiu-se o Cruzeiro Real, a URV e passou a vigorar a nova moeda brasileira, denominada Real. O plano valorizou a moeda brasileira em relação ao dólar e assistimos ao aumento do poder de compra da população, principalmente de supérfluos. Com uma referência de valor, a economia também se desvencilhava do fantasma da inflação.

16 Plano Real Em relação ao combate a inflação, o Plano Real foi um sucesso. Em 1° de julho de 1994 foi lançada uma nova moeda o Real. Desde então, o Brasil passou a enfrentar outros problemas econômicos como, retomar o crescimento econômico e alcançar o equilíbrio no balanço de pagamentos.

17 FHC x Lula Com o sucesso do plano, em junho de 1994, o governo Itamar lançou o ministro Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como candidato, e elegeu-o no primeiro turno, vencendo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

18

19


Carregar ppt "Eleições em 1989 Em 1989 o Brasil elegeu por voto direto o primeiro governo civil, desde Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google