A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D

2 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D2- Considere um bloco (m=0,050 g) que desliza (L=1,00 m) a partir do repouso num plano inclinado (Θ=30,0 graus) e é lançado horizontalmente, semelhante ao que realizaremos no laboratório. Medidas: H=1,10 m; X=0,955m; g=9,786 m/s 2 a)Determine a velocidade do lançamento horizontal (pelas fórmulas do MU e MUV e também pela fórmula do laboratório); b)Calcule a energia dissipada durante o deslizamento; c)Determine o coeficiente de atrito cinético entre o plano e o bloco considerando que a energia dissipada é igual ao trabalho da força de atrito e pela fórmula do laboratório.

3 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina (ilustração simples) Um bloco de massa igual a 2,0 kg é abandonado no topo de um plano inclinado, a 4,0 m de altura do solo. O ângulo de inclinação do plano é Θ e os coeficientes de atrito, estático e dinâmico, entre o corpo e o plano, são iguais a 0,25. Determine os trabalhos das forças que atuam sobre o bloco, desde o instante da partida até o instante em que ele atinge o solo. Dados: senΘ = 0,80; cosΘ = 0,60; Dica: desenhe todas as forças (vetores) que estão atuando e calcule o trabalho para cada uma das forças. W p =80j; W fat =-15j; W FN =0 a) Calcule o tempo que o bloco levou para descer (1,24s) e as potências médias correspondentes; b) Calcule a potência instantânea da força peso quando o bloco atinge o solo. Pm p =64,5w ; Pm fat =-12,1w; Pm FN =0; P(inst)=129 w

4 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Uma criança, de massa 50 kg, escorrega do topo do toboágua a partir do repouso, conforme indicado na figura. Desprezando o atrito, calcule a velocidade final da criança. Considere g=10 m/s2.

5 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Um toboágua de 4,0 m de altura é colocado à beira de uma piscina com sua extremidade mais baixa a 1,25 m acima do nível da água. Uma criança, de massa 50 kg, escorrega do topo do toboágua a partir do repouso, conforme indicado na figura. Considerando e sabendo que a criança deixa o toboágua com uma velocidade horizontal V, e cai na água a 1,5 m da vertical que passa pela extremidade mais baixa do toboágua, determine: a) a velocidade horizontal V com que a criança deixa o toboágua; b) a perda de energia mecânica da criança durante a descida no toboágua.

6 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Ramalho, R.133: Um corpo de massa 2,0 kg é abandonado sobre uma mola ideal (K=50 N/m) de uma altura h=0,60 m acima da mola. Determine a velocidade máxima do corpo e a deformação da mola nesse instante. Dica: verifique as forças que estão atuando (fixa e variável) e ache a condição para que a velocidade seja a máxima(lembre-se da 1ª lei de Newton!)

7 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Pela conservação da energia temos, para N passagens (N é inteiro!) Ex 59 pg 210

8 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Ex 34 pg 208 (para casa)

9 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Ex 63 pg 210 (para casa) A velocidade é máxima qdo a força resultante é nula

10 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina (para casa) Dica: calcule o deslocamento d sabendo que esse d tem que ser na mesma direção e sentido da tensão da corda, para tanto é mais fácil imaginar o trabalho que uma pessoa faz ao puxar a corda em cima da plataforma superior.

11 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Para casa

12 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Prob 23, pg 175 Isolando o queijo Considerando o elevador

13 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Ramalho, R.118: Um veículo de 100 kg parte do repouso numa superfície horizontal. Despreze qualquer resistência ao movimento e suponha que o motor exerça uma força constante e paralela à direção da velocidade. Após percorrer 200 m atinge 72 km/h. Determine: a)a potência média da força motora no percurso referido de 200 m; b)A potência instantânea quando se atinge a velocidade de 72 km/h. 1,0 kw; 2,0 kw

14 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina (para casa) Ramalho, R.137: Uma partícula é abandonada no ponto mais alto (A) de uma semi-esfera de gelo de raio R. Ao atingir o ponto B, perde contato com a semi-esfera. Determine, em função de R, a altura h que define a posição do ponto B. Dica: desenhe com cuidado as forças e verifique a condição para que o corpo perca o contato! Nesse momento a resultante é o peso da partícula e a resultante centrípeta tem: H=(2/3)R Conserv energia, considerando altura R-h:

15 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Forças conservativas x Forças dissipativas O trabalho total realizado por uma força conservativa sobre uma partícula que se move entre dois pontos não depende da trajetória seguida pela partícula.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google