A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda."— Transcrição da apresentação:

1 (Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda Maricélia Soares ( CA/CED/UFSC) ( Colégio Bom Jesus)

2 “(...) o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelos alunos e o conjunto de comportamentos dos alunos que são esperados pelo professor. (...) Esse contrato é o conjunto de regras que determinam, uma pequena parte explicitamente, mas sobretudo, implicitamente, o que cada parceiro da relação didática deverá gerir e aquilo que, de uma maneira ou de outra, ele terá que prestar conta perante o outro.” (BROUSSEAU, 1980, p.127)

3 Situações problemas Aluno Ambiente externo Conhecimento Professor Ambiente interno

4 “(...) tanto o professor como os alunos constróem uma imagem recíproca do papel que devem desempenhar, dos comportamentos desejáveis, da expectativa de suas respostas e reações, dos lances sucessivos do ‘jogo’ que estão jogando.” (FRANCHI, 1995 apud SILVA, 1999, p.44)

5 “Eu aprendi que os problemas de Matemática sempre têm respostas...” (nossos alunos)

6 “ Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?” (Joshua & Dupin, 1993)

7 O contrato convencional... “Arme e efetue” - modelo perceptível de ensino. Regra implícita do “jogo” Ao mesmo tempo,trata-se da necessidade de institucionalização do conceito (momentos) 6 2 = 12

8 C ontrato Didático: características Idéia de divisão de responsabilidades: a relação didática não é controlada exclusivamente pelo professor, o aluno deve cumprir com seu papel, envolvendo-se com o aprender; Conscientização do implícito: a relação didática funciona mais sob um conjunto de regras ‘não ditas’, do que aquelas formuladas e explicitadas e o CD se inquieta mais pelas regras implícitas;

9 Relação com o saber: o que é característico do CD é a consideração da relação de que cada um dos parceiros têm com o saber, deve-se levar em conta, a assimetria das relações com o saber em jogo na relação didática; Construção da comunicação didática: o CD fixa o papel do conhecimento e da aprendizagem, constituindo uma forma de teoria chamada ‘epistemologia escolar’, é mediante o CD que se impede ou favorece o acesso ao conhecimento. C ontrato Didático: características

10 QUINO (1993, p.16) apud TOMIO (2002, p.132) “(...) se o mestre diz tudo o que ele deseja do aluno, ele não pode mais obter.” (Brousseau, 1986, p.316) “certas coisas são ditas, outras são murmuradas, outras enfim, ficam sob o silêncio, sejam do fato em evidência ou sejam aquelas que não podem ser ditas.” (Sarrazi, 1996, p.101) A necessidade do implícito

11 Contrato Didático: rupturas Transgressão da relação didática por um dos sujeitos (ex.: avaliação); Necessidade de reafirmar, renegociar ou recriar: Os projetos de trabalho: alternativa no ensino “(...) a aprendizagem repousa não sobre o bom funcionamento do contrato, mas sobre suas rupturas.” (BROUSSEAU, 1986, p.04)

12 “Toda a vida na classe é relação de um tipo ou de outro: o professor explica, pergunta, responde, informa; comunica-se verbalmente e não verbalmente de muitas maneiras. Os alunos, por sua vez, escutam, perguntam, respondem e também se comunicam não verbalmente de muitas maneiras, dizem algo enquanto aguardam e também estão dizendo algo quando estão distraídos.” (MORALES, 1999, p.10)

13 Há como fugir de um Contrato Didático em sala de aula? Até que ponto o professor pode propor um Contrato Didático para além do ensino convencional ?

14 Etapas do processo cognitivo: Sensação Percepção Compreensão Definição Argumentação Discurso Transformação Imagem Idéia Conceito Juízo Raciocínio Disciplina Ciência Símbolos Visão genérica Palavra Proposição Texto Tratado Acervo cultura Ação do sujeitoLinguagemProduto

15 Sugestões para leitura: [01] HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998; 150p. [02] ______________. Os Projetos de Trabalho e a necessidade de transformar a escola (I e II) In Revista Presença Pedagógica, n. 20 e 21, mar/abr 1998 e mai/jun 1998. [03] HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 a Edição. Porto Alegre: Artmed, 1998; 199p.

16 Sugestões de leitura: [04] SILVA, Tomaz Tadeu da: O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. [05] LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos - intervenções no presente. In Revista Presença Pedagógica, n. 8, mar/abr 1996. [06] http://www.cdisp.org.br/pedagogico


Carregar ppt "(Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google