A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais. O que é Sistema Operacional? O Sistema Operacional é parte mais importante do seu computador, pois é ele que executa as tarefas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais. O que é Sistema Operacional? O Sistema Operacional é parte mais importante do seu computador, pois é ele que executa as tarefas."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais

2 O que é Sistema Operacional? O Sistema Operacional é parte mais importante do seu computador, pois é ele que executa as tarefas. Suas principais funções são armazenamento, criação e cópia. O SO permite a inicialização do seu computador, sem a instalação do SO o seu computador apenas liga. Ele é responsável pelo funcionamento da máquina e de todos os seus programas.

3 Como funciona o SO? Interpretador de Comandos; Gerente dos Usuários; Gerente das Tarefas; Gerente dos Recursos; Gerente de Arquivos; User Interface ;

4 Tipos de Sistemas Operacionais monousuário, monotarefa : Esse sistema operacional foi criado com uma função única, ou seja para que seu usuário possa executar uma atividade por vez. Como exemplo de Sistema Monousuário temos atualmente o Palm Os dos computadores. monousuário, multitarefa : Esse tipo de S.O é essencial para computadores de mesa e laptops. Nesta função temos a oportunidade de dar a um único usuário varias conexões a programas ao mesmo tempo. Como exemplo nesta plataforma temos a Microsoft Windows e a Apple Mac OS. Nesta área é perfeitamente possível escrever uma nota em um processador de texto enquanto faz um download de musicas da internet.

5 Multiusuário : Esse sistema permite que diversos usuários utilize sem danos recursos de um computador. Desse modo o sistema tem a função de si certificar que a conexão de seus usuários esteja bem estabelecida. Cada um dos programas utilizado deve dispor seus anexos separados e em paginados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de que esteja a operando. Como exemplo de sistema temos o Unix. sistema operacional de tempo real : Maior utilidade em controle de máquinas e sistemas industriais. A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo.

6 Evolução do sistema operacional 1° Geração: Geração das válvulas (bugs) - 1937 até 1955 Nessa geração não existia o conceito de sistema operacional. Surge então o Assembly, uma linguagem de programação que fazia a ponte entre a máquina e o programador. quem operava o computador, também fazia as rotinas, e incluía recursos (limitados), por código binário. como não tinha S.O., as máquinas só tinham instruções para executar contas específicas. Surge então o ENIAC. os computadores tinham muitas válvulas e elas geravam muito calor, isso fazia com que insetos se aproximassem do computador, com isso se eles morressem e ficassem travados em alguma válvula, o computador parava de funcionar.

7 ENIAC

8 Evolução do sistema operacional 2° geração Geração dos Transistores – 1955 até 1965 Nessa geração, eram utilizados os cartões perfurados, com eles se inseriam programas. Na ordem correta, o programador inseria os cartões no computador que os lia e executava o programa pretendido. Além disso,o surgimento de S.O., era único e vinculado a apenas um micro. então um S.O. não era feito em grande escala e com grande suporte, ou com foco em ser usado por inúmeros usuários.

9 IBM 7097

10 Revolução do Sistema Operacional 3° geração Geração dos Circuitos Integrados – 1965 até 1975 Os problemas do antigo computador se aumentava, pois seu processamento era lento, assim se desenvolveu um novo projeto chamado Família de Computadores, que era uma serie de maquinas da mesma arquitetura, uma ideia que foi estabelecida pela IBM. Tinha como característica um funcionamento mais compacto, rápido, utilizava menos energia e o inicio do desenvolvimento do sistema operacional. Somente o comércio e o ramo da ciência que tinha acesso ao uso dessa maquina.

11 IBM 370

12 Revolução do Sistema Operacional 3° geração Geração dos Circuitos Integrados – 1965 até 1975 Ken Thompson, criou a linguagem b, e logo após Dennis Ritchie criou a linguagem c a partir da linguagem b, revolucionado assim a computação, graças a ela temos o Java, c++, PHP etc. Em 1969, Thompson começou a reescrever os sistemas com exigência e assim conseguindo inventar a Unix, um sistema de multitarefa, capas de executar vários processos, e uma velocidade maior.

13 Dennis Ritchie e Ken Thompson

14 Revolução do Sistema Operacional 4°geraçao Geração dos Microprocessadores A quarta geração de computadores teve início quando a Intel lançou o primeiro microprocessador, o Intel 4004. O microprocessador é a CPU dos computadores, ou seja Unidade Central de Processamento. No início da década de 70, os CPUs possuíam a capacidade de processar por volta de 100.000 informações por segundo e foram utilizados nos primeiros micros de 8 bits. CPU – Processador central de informações. É nesta pastilha de silício que são processadas todas as informações computacionais. INTEL – Um dos maiores fabricantes de processadores do mundo.

15 Intel 4004

16 S.O mais conhecidos : Windows Mac os Linux

17 Windows É um sistema operacional criado pela Microsoft; É um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões; É o sistema operacional mais usado em computadores pessoais no mundo; Sua interface é baseada em itens visuais, como ícones janelas, menus; Deve estar sempre a proteção de antivírus pois é muito vulnerável aos vírus; Tem a grande vantagem de serem compatíveis com programas comerciais e jogos; É monousuário, pode ate ter varias contas, mas poderá entrar somente com usuário de cada vez.

18 Mac os É totalmente gráfico e conhecido pela sua relativa simplicidade de operação; É bastante semelhante ao sistema Windows; Foi otimizado por chips, que tem mais velocidade; Permite rodar um sistema Windows ou Linux, mas é necessário a averiguação de compatibilidade; Só funciona em máquinas fabricadas pela própria Apple; Os Mac os são feitos sob medidas para o sistema operacional, assim não costuma apresentar problemas de configurações, compatibilidade com acessório; Tem os preços mais elevado que os demais sistemas.

19 Linux - Ubuntu É um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo; É multiusuário, podendo ter varias conta de usuário no mesmo sistema, sem um interferir o outro; É multitarefa, podendo fazer varias tarefas ao mesmo tempo; Tem conectividade com outros tipos de plataformas como o Apple e Macintosh ; Não é vulnerável a vírus; É fácil, grátis e completo, podendo ser instalado com um cd;

20 Questões: O que é o Sistema Operacional ? Qual foi o primeiro computador a utilizar o Sistema Operacional ? Quais são os Sistemas Operacionais mais utilizados na atualidade ? Quantas gerações o Sistema Operacional tem ?

21 Referências http://www.coladaweb.com/informatica/sistema-operacional http://tecnologia.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais3.htm http://terminaldeinformacao.com/2012/10/19/a-evolucao-dos- sistemas-operacionais-parte-1/ http://terminaldeinformacao.com/2012/10/19/a-evolucao-dos- sistemas-operacionais-parte-1/ http://terminaldeinformacao.com/2012/12/07/a-evolucao-dos- sistemas-operacionais-parte-2/ http://terminaldeinformacao.com/2012/12/07/a-evolucao-dos- sistemas-operacionais-parte-2/ http://terminaldeinformacao.com/2013/02/22/a-evolucao-dos- sistemas-operacionais-parte-3/ http://terminaldeinformacao.com/2013/02/22/a-evolucao-dos- sistemas-operacionais-parte-3/ http://computerstory.weebly.com/4ordf-geraccedilatildeo--- microprocessador.html http://computerstory.weebly.com/4ordf-geraccedilatildeo--- microprocessador.html


Carregar ppt "Sistemas Operacionais. O que é Sistema Operacional? O Sistema Operacional é parte mais importante do seu computador, pois é ele que executa as tarefas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google