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RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou.

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1 RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Movimento científico-cultural ocorrido na Europa durante a transição entre as idades Média e Moderna e que representou as aspirações da burguesia. FATORES:  A expansão marítima e o renascimento comercial;  Influência da civilização bizantina;  A retomada dos estudos das civilizações clássicas (greco-romana), graças à preservação pelos mosteiros medievais;  A ascensão sócio-econômica da burguesia;  A invenção da imprensa

2 Vincent de Beauvais escrevendo em seu escritório, em ilustração do século XV. Até a invenção da imprensa, os livros, copiados manualmente, tinham circulação muito restrita.

3 Gravura do século XVI representando gráficos trabalhando em uma oficina que contava com os equipamentos tipográficos inventados por Gutemberg.

4 CARACTERÍSTICAS:  Humanismo: forma mais terrena, concreta, de pensar a ciência, a moral, a religião.  Antropocentrismo: o homem passa a ser visto como o centro do Universo, negando o Teocentrismo Medieval.  Individualismo: valorização da capacidade de criação e o espírito de competição.  Racionalismo: sobreposição da ciência (experimentalismo) sobre a fé (dogmas).  Naturalismo: preocupação em retratar fielmente os homens e animais nas artes(detalhes anatômicos).  Heliocentrismo: o sol visto como centro do Universo, contrariando a concepção geocêntrica de Ptolomeu.  Hedonismo: valorização dos prazeres do corpo e do espírito

5 Perspectiva: Representação da terceira dimensão em um plano. Altura, largura e profundidade são colocados na imagem como representação matemática do espaço.

6 Sfumato (chiaroscuro) Gradação de tons, do mais claro para o mais escuro, para sugerir volume. Uso da tinta a óleo Humanização das formas Ideais burgueses e individualismo Comércio efervescente

7 Humanismo: Filosofia que coloca o homem no centro crítico do Universo. Esse homem é capaz de interpretar criticamente o mundo ao seu redor.

8 Que obra de arte é o homem! Que nobre na razão, que infinito nas faculdades, na expressão e nos movimentos, que determinado e admirável nas ações; que parecido a um anjo de inteligência, que semelhante a um deus! (SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Abril Cultural, 1976. p. 87.)

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14 São características do Humanismo: *Antropocentrismo (homem é a razão e a medida de todas as coisas) *Naturalismo (mimese) imitação da natureza, da realidade *Individualismo (artista Gênio- criador) cria de acordo com seu estilo pessoal, sem subordinação à Igreja ou ao Estado.

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19 Mecenato: Política de patrocínio (pela burguesia e pela Igreja) das artes, ciências e letras como forma de obtenção de status

20 Gravura do alemão Durer. Aqui, Jesus Cristo está pensativo e melancólico. O gosto pelo corpo e a humanização de Deus são típicos do Renascimento, mas o estilo alemão é bem diferente do italiano.

21 Compare estas duas ilustrações italianas. A da esquerda é medieval (século XIV) e a da direita pertence a uma obra renascentista de Botticelli (século XV). Na pintura medieval, as três moças são praticamente idênticas, até mesmo na postura (louras, mão direita levantada, roupa uniformizada). No quadro renascentista, destacam-se as diferenças individuais (cada moça tem suas próprias características). Note a importância dada ao corpo humano: rígido na obra medieval; gracioso e atraente na renascentista. As três graças

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24 Diagrama do sistema heliocêntrico de Copérnico, com a Terra e os planetas em órbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).

25 ANALOGIA ENTRE O HOMEM MEDIEVAL E O RENASCENTISTA: (MODERNO)  Enquanto o homem medieval era temente a Deus, envolvido na cristandade e acomodado às restrições/obrigações servis, o homem moderno tornou- se crítico, individualista, envolvido no espírito de competição capitalista.

26 ITÁLIA – BERÇO DO RENASCIMENTO

27 FATORES DO PIONEIRISMO ITALIANO NO RENASCIMENTO:  Desenvolvimento comercial de suas cidades;  Mecenato (burguesia incentivadora e protetora das artes);  Abrigo dos sábios e artistas bizantinos, com a queda de Constantinopla;  Sede do Império Romano. No centro da figura, o atento Maximiliano Sforza, filho de importante família de Milão, rodeado de colegas desinteressados na aula.

28 PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO RENASCIMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL NA ITÁLIA:  Nicolau Maquiavel – O Príncipe  Giovanni Boccaccio – O Decameron  Dante Alighieri – A Divina Comédia  Leonardo da Vinci – A Gioconda e A Santa Ceia.  Michelangelo – Afrescos no teto da Capela Sistina, Moisés, Pietá  Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Primavera  Rafael Sânzio – Diversas Madonas

29 Lourenço de Médici Nicolau Maquiavel, autor de O príncipe Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

30 Na famosa Pietá Michelangelo representou Cristo morto no colo de Maria. Expressa o infinito amor da mãe pelo filho.

31 Sandro Botticcelli, ao desenhar este belo Nascimento de Vênus, inspirou-se na mitologia clássica greco-romana; ele queria reconciliar o pensamento cristão com o pensamento pagão da Antiguidade.

32 Michelangelo trabalhou durante quatro anos na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano, onde concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. A cena mais representativa é a da criação do homem, em que Deus estende a mão para tocar a de Adão.

33 Ao morrer, com aproximadamente 67 anos, Leonardo da Vinci deixou cerca de quatro mil páginas, com desenhos, anotações, projetos de máquinas e tratados científicos. Entre seus projetos, encontramos máquinas voadoras, máquinas de guerra (capazes de lançar bombas à distância), máquinas têxteis, esboços precisos de músculos, de nervos e do cérebro humano. Ao lado, uma das páginas deixadas por Da Vinci, na qual se pode ver o projeto de um laminador movido por roda hidráulica.

34 A revolução científica do Renascimento trazia revelações no campo da medicina que contrariavam dogmas da época. Vessálio, o pai da moderna anatomia, comprovou que o homem possui o mesmo número de costelas que a mulher. Harvey demonstrou que o sangue não circula em uma única direção.

35 A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO CULTURAL PELA EUROPA: As obras de Shakespeare estão ainda hoje presentes no teatro e no cinema. Thomas Morus: Utopia  Inglaterra William Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo  França Michel de Montaigne: “Ensaios críticos” François Rabelais: “Gargântua e Pantagruel”  Espanha El Greco: O enterro do conde de Orgaz Miguel de Cervantes: Dom Quixote

36 Sancho Pança e Dom Quixote. ( Azulejos em La Mancha, Espanha)  Países Baixos – Erasmo de Rotterdam: Elogio da Loucura  Portugal – Luis de Camões – Os Lusíadas

37 PRINCIPAIS EXPOENTES DO RENASCIMENTO CIENTÍFICO:  Nicolau Copérnico: Teoria heliocêntrica  Galileu Galilei: Telescópio (considerado “pai da Física moderna”)  Miguel Servet e William Harvey: estudos acerca da circulação sanguínea, dissecando corpos.


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