A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte."— Transcrição da apresentação:

1 Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte situação: “o programa deverá ler duas notas, calcular e apresentar a média de um aluno”, até aqui muito simples, porém o programa deverá ainda apresentar a aprovação ou reprovação desse aluno dependendo da média calculada. Veja abaixo o algoritmo para a solução desse problema:

2 Tomada de Decisão INICIO MEDIA ← (NOTA1+NOTA2) / 2 MEDIA >= 6 “Aluno Reprovado” N S “Aluno Aprovado” FIM NOTA1, NOTA2

3 Operadores de Lógicos Em alguns momentos dentro de uma decisão, pode ser necessário analisar mais de uma condição, para isso utilizamos os operadores lógicos (e,ou) (.e.,.ou.) Operador.e. Condição 1Condição 2Resultado Falsa Falso VerdadeiraFalsaFalso FalsaVerdadeiraFalso Verdadeira Verdadeiro Operador.ou. Condição 1Condição 2Resultado Falsa Falso VerdadeiraFalsaVerdadeiro FalsaVerdadeiraVerdadeiro Verdadeira Verdadeiro

4 Operadores de Lógicos MEDIA >= 5.e. MEDIA <=6 N S MEDIA >= 5.ou. MEDIA <=6 N S

5 Operadores de Lógicos (não) (.não.) O operador lógico não (.não.) inverte lógica da condição.

6 Exercícios 2 1-) Desenvolva os algoritmos em diagrama de blocos dos seguintes programas: a-) Ler os valores de quatro médias escolares de um aluno. Calcular a média e apresentar a mensagem conforme média: Maior ou igual a seis escrever “Aprovado”, maior ou igual a cinco e menor que seis escrever “Exame”, menor que cinco escrever “Reprovado”. b-) Ler o nome e o sexo de uma pessoa e exibir uma mensagem da seguinte forma: “Ilmo Srº. Fulano” caso seja informado no sexo “M” ou “Ilmo Srª. Fulana” caso seja informado no sexo “F”. As palavras Fulano ou Fulana devem ser substituídas pelo nome informado pelo usuário.


Carregar ppt "Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google