A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS Prezado(a) Aluno (a): Estamos sugerindo algumas orientações de formatação para auxiliar na apresentação do TCC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS Prezado(a) Aluno (a): Estamos sugerindo algumas orientações de formatação para auxiliar na apresentação do TCC."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS Prezado(a) Aluno (a): Estamos sugerindo algumas orientações de formatação para auxiliar na apresentação do TCC e demais trabalhos requisitados para o ano de 2012. Esta proposta foi organizada, preferencialmente, com base nas NBRs 6023/02, 10.520/02 e 14.724/05 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. No entanto, observamos que há algumas orientações fundamentadas em manuais da área de Metodologia Científica devido a inobservância da ABNT. Desejamos sucesso na finalização do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Responsáveis: Prof. Michel Nascimento

2 QUADRO DA ESTRUTURA DO TCC A estrutura do trabalho deverá compreender: pré- textuais, textuais e pós-textuais. EstruturaElemento Pré-textuais Textuais Pós-textuais Capa (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Verso da folha de rosto (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (neste caso, opcional) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Sumário (obrigatório) Introdução Desenvolvimento Conclusão ou Considerações Finais Referências (obrigatória) Apêndice (opcional) Anexo (opcional)

3 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Papel branco, folha tipo A4 [21 cm x 29,7 cm], digitados ou datilografados na cor preta, com exceção das ilustrações. Letra - Fonte Arial; Tamanho 12 para texto [título de capítulo e subtítulo] e tamanho menor [fonte 10] para citações com mais de três linhas e para notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e tabelas. Os títulos da capa e da folha de rosto aparecem em tamanho 14 e em negrito.A natureza, objetivos e nome do orientador do trabalho em tamanho 12; Ênfase e destaque – empregue grifo ou negrito. Sugestão: Empregue itálico somente para palavras em língua estrangeira, não é necessário utilizar aspas.

4 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Margem: As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm; Cada parágrafo deve ter a primeira linha com recuo de 1,25 cm da margem esquerda, todo o texto deve ser justificado, a exceção apenas para referências que deverão ser alinhadas a esquerda. Espacejamento: Todo o corpo do texto deve ser digitado em espaço 1,5 cm. As referências [pós-textuais] em espaço simples, mas separadas entre si por um espaço duplo; Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas, ilustrações e tabelas, natureza do trabalho, o objetivo, nome da instituição e área de concentração devem ser digitados em espaço simples;

5 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Espacejamento: Entre parágrafos utilize espaçamento de 6 pt, antes e depois; Entre o corpo do texto e citação utilize espaçamento de 6 pt, antes e depois; Entre título e texto utilize dois espaços duplos; Entre texto e título/seção utilize um espaço duplo. Numeração de páginas: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve ser colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismo arábico, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha;

6 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO As folhas pré-textuais recebem algarismos romanos minúsculos, centralizados, na margem inferior da folha. A numeração em romano é independente da numeração em arábico, isto é, uma não deve continuar a outra; O verso da folha de rosto não é contado na numeração; As folhas de abertura de capítulos não devem apresentar números, embora sejam contadas e estes números apareçam no sumário. O mesmo deve ser observado em relação à página da introdução e das considerações finais. A folha da introdução será a folha número um em algarismo arábico; O anexo e o apêndice devem ser numerados de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

7 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Divisões: O trabalho deve aparecer divido em capítulos e seções ou somente em capítulos; Cada novo capítulo deverá começar em uma página distinta. Títulos: Título de abertura de capítulo deve ser iniciado numa nova página, precedido de seu indicativo, centralizado, digitado a 3 cm da borda da folha em letra maiúscula, em negrito e numerado em algarismo romano; O subtítulo não precisa ser iniciado numa nova página, deve ter apenas a letra inicial em maiúscula, ser alinhado à esquerda, aparecer em negrito e numerado. Separe o indicativo numérico do subtítulo por um espaço;

8 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Títulos: Nem todos os títulos recebem numeração, a saber: errata, agradecimentos, listas, resumos, sumário, referências, apêndice e anexo; Há partes sem título e sem numeração, a saber: dedicatória e epígrafe. Citações: “Menção de uma informação extraída de outra fonte.” (NBR 10520: 2002). Podem ser: DIRETA INDIRETA CITAÇÃO DE CITAÇÃO

9 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Citação direta: Transcrição de parte da obra do autor consultado. As citações diretas com até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas no texto entre aspas duplas. No caso de citações com mais de três linhas, deve-se construir um parágrafo independente, mantendo afastamento de 4 cm da margem esquerda da folha, em letra menor do que a usada no texto, espacejamento simples e sem aspas. Exemplos: Soares (2006, p. 106) afirma que “estas funções de modelagem da liderança baseada em princípios – explorar, alinhar e dar autonomia – representa um paradigma”. Para melhor compreensão, “num algoritmo, um comando que não for do entendimento do destinatário terá de ser desdobrado em novos comandos” (FARRER, 2008, P. 15)

10 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO O estudo de caso pode ser definido como: [...] uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro do seu contexto real de vida, especialmente quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são absolutamente evidentes. (YIN, 2001, p. 13)

11 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Citações indiretas: Texto baseado na obra do autor consultado. Por essa razão não há necessodade de aspas. Exemplo: Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original. Para tanto se usa a expressãolatina apud. Exemplo: Campos (2008) propõe uma epistemologia da prática profissional, definida como o estudo do conjunto dos saberes realmente utilizados pelos professores em suas tarefas cotidianas. Segundo Castro (1990 apud ALVES, 2003, p.35), o conceito de pesquisas se ampliou tanto que hoje tudo cabe: “os folclores, os sensos comuns, os realtos de experiência, para não computar os desabafos emocionais”.

12 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Notas de rodapé: As notas são usadas para prestar esclarecimentos ou considerações complementares, cujas inclusões no texto prejudicariam a sequencia lógica do trabalho. A numeração é feita em algarismos arábicos, devendo ser numeradas a cada capítulo. As notas devem aparecer com fonte menor, em espaço simples e sem espaço entre elas. Ilustrações: As ilustrações aparecem no trabalho para explicar ou complementar o texto. Podem ser tabelas, quadros e figuras em geral. Essas devem ser inseridas o mais próximo possível do texto a que se referem; Tabelas:Apresentam dados estatísticos, nunca são fechadas por linhas laterais, recebem numeração consecutiva em algarismo arábico;

13 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Quadro: representações de tipo tabular, recebem numeração consecutiva em algarismo arábico; Figuras: consideram-se mapas, desenhos, gráficos, fotografias, fluxogramas, organogramas etc. As figuras, também, recebem numeração consecutiva em algarismo arábico; As ilustrações (tabelas, quadros e figuras) devem ser encabeçadas pela palavra que os designa, seguida pelo número e título, por hífen, sem ponto final. Ex: Tabela 1 - População total e taxas de crescimento populacional. Municípios de fronteira internacional – Mato Grosso do Sul - 1970 a 1996. No final da tabela deve ser indicada a fonte. Ex: Fonte: IBGE. Censos Demográficos 1970, 1980 e 1991; Contagem Populacional 1996. Ainda, pode-se fazer uso de notas e chamadas colocadas no rodapé da ilustração, quando a matéria nela contida exigir esclarecimentos;

14 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Quando necessário, a ABNT recomenda a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração. Referência: Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos de documentos, impressos ou registrados, em diversos tipos de suporte, permitindo sua identificação – no todo ou em parte. As referências podem ser indicadas por duas categorias de componentes: elementos essenciais e elementos complementares [número de página, número do ISBN, ISSN e dimensões]; As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e devem ser separadas entre si por espaço duplo; As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas.

15 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Exemplos de referências: Apresentamos a seguir alguns exemplos de referências com os elementos essenciais, ou melhor, apenas as mais freqüentes. Portanto, em casos não mencionados, torna-se indispensável consultar a NBR 6023 de agosto de 2002 da ABNT. Livro com um único autor: ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

16 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Livro com até três autores: TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996. Livro com mais de três autores: CANDAU, V. M. et al. Oficina pedagógica de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1995.

17 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Livro com um único autor: ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. Livro com até três autores: TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996. Livro com mais de três autores: CANDAU, V. M. et alli. Oficina pedagógica de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1995.

18 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Capítulo de coletânea: SILVA, F.C.T. Desenvolvimento e aprendizagem: deficiência mental sob a ótica das teorias cognitivas. In: BARUFFI, H. (Org.). Educação e conhecimento. A formação do educador. Dourados: HBedit, 2000. Artigo de periódico (revista): VALENTE, A. L. E. F. Proposta metodológica de combate ao racismo nas escolas. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 93, p. 40-50, maio. 1995. Artigo de periódico (jornal): KURZ, Robert. A ideologia do sangue. Recalque de nexos históricos- econômicos transforma conflito em Kosovo em luta maniqueísta. Folha de S. Paulo. São Paulo, 18 abr. 1999. Caderno MAIS! p. 9.

19 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Obra de instituições: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. Teses, dissertações e trabalhos de final de curso: Tese de doutorado: FERNANDES, M. D. E. Políticas públicas de educação: o financiamento da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (1991 a 1994). 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

20 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Dissertação de mestrado: BITTAR, Marisa. Estado e política educacional em Mato Grosso do Sul (1983-1986): limites de uma proposta democrática. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1992. Trabalho de conclusão de curso: ARANDA, M. A. M. Projeto pedagógico e plano de desenvolvimento da escola: buscando a distinção. 2001. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Campus de Dourados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2001.

21 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Sugestões: Capa Folha de rosto Verso da folha de rosto Lista de figuras Sumário Resumo

22 COLÉGIO ADVENTISTA DE JOINVILLE – UNIDADE SAGUAÇU (tamannho 14) ENSINO MÉDIO (tamannho 14) NOME (tamanho 14) TÍTULO DO TRABALHO SUBTÍTULO (Arial- tam. 16 - Normal – centralizado) JOINVILLE 2012 (tamanho14) PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Capa

23 Trabalho apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Ensino Médio do Colégio Adventista de Joinville – Unidade Saguaçu, como requisito parcial para formação escolar. Orientador (a) Professor nome TITULO DO TRABALHO SUBTITULO (Times New Roman - tam. 16 - Normal – centralizado) JOINVILLE 2012 (tamanho 14) NOME (tamanho 14 ) PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Folha de Rosto Tam. 12

24 VERSO DA FOLHA DE ROSTO EX: FICHA CATALOGRÁFICA 001.4 Nascimento, Michel S237i Iniciação à pesquisa na formação ensino médio/ Michel Nascimento Nascimento. – Joinville, SC: CAJ-S, Unidade Saguaçu, 2012. 200 p. Orientador: Silvio Santos Monografia (Conclusão Ensino Médio) – CAJ, Unidade Saguaçu. 1. Pesquisa. 2. Pesquisa educacional. 3. Formação Ensino Médio. OBS: É opcional. PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO

25 LISTA DE FIGURAS Figura 1 – Foto de xxxxxxxxx..................... X Figura 2 – Foto de xxxxxxxxx..................... X Figura 3 – Foto de xxxxxxxxx..................... X Figura 4 – Foto de xxxxxxxxx..................... X Obs: Faça lista para tabelas, gráficos e anexos. PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO

26 SUMÁRIO INTRODUÇÃO....................................................................................................................................1 CAPÍTULO I 1 HISTÓRICO DA LITERATURA....................................................................................................5 1.1 Inserção da Literatura no Ensino Médio....................................................................................6 1.2 Breves relatos..............................................................................................................................23 CAPÍTULO II 2 LITERATURA COMO FERRAMENTA DO SABER................................................................... 32 2.1 Uma arte a resgatar......................................................................................................................40 2.2 Estimulando leitores...................................................................................................................51 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................................60 REFERÊNCIAS..................................................................................................................................65 ANEXOS..............................................................................................................................................69 PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO

27 RESUMO ( sem título) XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XX Palavras-Chave: _____________ ; ________; ____________. PARÂMETROS PARA FORMATAÇÃO Resumo

28 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Apresentação de citações e documentos. Rio de Janeiro, 2002 ____________. NBR 14724: Trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2005. ____________. NBR 6023: Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004. BARUFFI, H. Metodologia científica. Manual para elaboração de monografias, dissertações, projetos e relatórios de pesquisas. 4. ed. Dourados: Hbedit, 2004. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. revista e ampliada. São Paulo: Cortez Editora, 2002.


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS Prezado(a) Aluno (a): Estamos sugerindo algumas orientações de formatação para auxiliar na apresentação do TCC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google