A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4."— Transcrição da apresentação:

1 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão magrao@liceuasabin.br 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4

2 A sustentabilidade apoia-se em 3 pilares: Ambiental - preservação da biodiversidade Econômico - distribuição de renda Social - não haja segregação, exclusão e se respeite a diversidade cultural e social.

3 Sustentabilidade ambiental......indica o progresso socioeconômico sem comprometer o meio ambiente, sem deixar de utilizar recursos nele disponíveis. É um novo paradigma para questões econômicas, políticas e sociais.

4 Sustentabilidade ambiental...... mas afinal, como é que se faz isso?

5 Alimento saudável, habitação e energia devem ser providos de forma sustentável para criar culturas permanentes.

6

7

8 http://www.pegadaecologica.org.br/ Que marcas queremos deixar em nosso planeta? http://twitter.com/prof_magrao

9 “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.”

10 “A vocês sonhadores com menos de 40 anos, corresponde a tarefa histórica de reparar essas enormes distorções. Lembrem-se de que as coisas deste mundo, dos transplantes de coração aos quartetos de Beethoven, estiveram na mente de seus criadores antes de estar na realidade. Não esperem nada do século XXI, pois é o século XXI que espera tudo de vocês. É um século que não chega pronto da fábrica, mas sim pronto para ser forjado por vocês à nossa imagem e semelhança. Ele só será glorioso e nosso à medida que vocês sejam capazes de imaginá-lo.” (Gabriel G. Márquez)

11 EXERCÍCIOS APOSTILA 4 1. (Unicamp) "Apenas quando você tiver cortado a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, vai descobrir que não pode comer dinheiro." (Fala de um ancião americano citada em Vandana Shiva, "Ecodesenvolvimento", 1989.) Esse texto permite-nos refletir sobre a necessidade de revisão do atual modelo de desenvolvimento econômico, mesmo considerando as soluções técnicas que já foram encontradas na tentativa de superar os problemas advindos do esgotamento dos recursos naturais. Com base nessas considerações, responda: a) Por que o desenvolvimento econômico capitalista está em contradição com a concepção de preservação dos recursos naturais? b) Qual é a diferença entre conservação e preservação dos ecossistemas naturais?

12 SUGESTÃO DE RESPOSTA 1. a) O sistema econômico capitalista sempre se caracterizou pela apropriação de recursos para obter lucro e reproduzir o capital. Assim, para a produção capitalista, a natureza é mera fornecedora de recursos, que são explorados de forma predatória, contradizendo a "concepção de preservação dos recursos naturais." b) A diferença entre conservação e preservação dos ecossistemas naturais está na forma como se utilizam seus recursos. Na 'conservação', busca-se o desenvolvimento sustentável, isto é, o aproveitamento econômico racional e não-predatório do ambiente; na 'preservação', visa-se a manter os ecossistemas em seu estado original.

13 2. (Unirio) A idéia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que: a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta idéia, pois, por sua baixa industrialização preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos. c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos. d) se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis. e) são as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

14 2. (Unirio) A idéia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que: a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta idéia, pois, por sua baixa industrialização preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos. c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos. d) se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis. e) são as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos. RESPOSTA. [D]

15 Até a próxima... Claudio Paris – Magrão magrao@liceuasabin.br 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao Muito obrigado!!!


Carregar ppt "SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google