A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imperialismo, Gobineau e Racismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imperialismo, Gobineau e Racismo."— Transcrição da apresentação:

1 Imperialismo, Gobineau e Racismo.
Prof. Eloy Torres História

2 Erick Hobsbawn

3 O Século XIX O historiador Erick Hobsbawn chamou o século XIX de “Era das Revoluções”. Tempo de queda da Monarquia ( Rei ) Ascenção da burguesia, da indústria e do desenvolvimento tecnológico.

4 Revolução Francesa 1789

5 Revolução Francesa 1789 Representou o início da República Federalista na França. Os reis deixaram o poder a força. Os ideais da Revolução Francesa era 3: liberdade, igualdade e fraternidade. Esses ideais ajudaram a formar as Constituições da maioria dos países presidencialistas.

6 Revolução Industrial

7 Revolução Industrial As industrias foram inventadas na Inglaterra e se expandiram pelo mundo. O Desenvolvimento tecnológico tirou os trabalhadores do campo e trouxe para as grandes cidades industriais.

8 Burguesia

9 Burguesia Burguesia é toda pessoa que tem o poder de compra. Donos de industrias, comerciantes, banqueiros, trabalhadores assalariados, etc.

10 Eike Batista

11 Eike Batista Um dos homens mais ricos do Brasil Suas empresas atuam no ramo da mineração, petróleo, energia e logística.

12 Características do pensamento Eurocentrista- evolucionista
Esse tipo de pensamento se deu no final do século XIX e Início do XX. Essa teoria apresentava o homem branco europeu como a “raça superior”, inteligente, escolhida para levar a civilização e o progresso ao mundo. Nações como Inglaterra, França,Portugal e outras, já eram as mais industrializadas do mundo. Mais possuíam climas frios e necessitavam de matéria-prima para acelerar o processo de industrialização.

13 Imperialismo

14 Imperialismo É uma prática elaborada por nações poderosas para dominar países mais pobres. O grande desejo do imperialista é o domínio da economia mundial.

15 Imperialismo

16 As industrias da Europa se expandiram rapidamente.
Imperialismo As industrias da Europa se expandiram rapidamente. Foram buscar matéria prima no continente africano.

17 Imperialismo

18 Imperialismo Sendo assim era preciso invadir as nações africanas em nome do progresso. O europeu pensava que o negro era uma “Raça Inferior”, atrasada que precisava urgentemente da industrialização.

19 Conferencia de Berlim

20 Conferencia de Berlim A conferencia foi um tratado político, realizado em , que estabeleceu a regra de divisão dos países do continente asiático e africano, entre os países europeus. Cada país europeu colonizou um outro país. Os europeus passaram por cima da cultura, religião, política e sociedade africana. Retiraram a matéria prima da África para sustentar suas fábricas. Atualmente a maioria dos países africanos e asiáticos são pobres e possuem guerras civis e política fragilizada.

21 Divisão do Continente Africano

22 Conde de Gobineau

23 Conde de Gobineau 1816-1882. Foi um diplomata francês do século XIX.
Suas idéias influenciaram toda Europa Escreveu o ensaio sobre a desigualdade das raças humanas. Em 1873 publicou a obra L’ Emigration au Brésil, incentivando a imigração europeia para o Brasil “Não creio que viemos dos macacos, mas creio que vamos nessa direção.” Era a favor do embraquecimento racial da sociedade.

24 Conde de Gobineau no Brasil
O conde de Gobineau veio ao Brasil no ano de 1869 ( com 57 anos de idade.) Retornou para a França em 1870. Dizia que o Brasil era um país sem futuro, marcado pela presença de “raças inferiores” ( o negro e o índio). Dizia: “ a única saída para os brasileiros seria o incentivo à imigração europeia, considerada a “ raça superior”. Sendo assim as “ raças inferiores” desapareciam aos poucos. Dizia: “ as poucas empresas que existiam no Brasil estavam nas mãos da raça superior, por esse motivo o Brasil seria sempre um país pobre e subdesenvolvido.

25 José Almada de Negreiros

26 José Almada de Negreiros
Poeta, escritor, dramaturgo,romancista, português. Criticou o desenvolvimento tecnológico. “O Homem está cada vez mais besta.” Dizia: “ os avanços tecnológicos não são sinais de superioridade”. Os seres humanos são todos iguais, o que muda é a cultura.

27 Conclusão Os imperialistas europeus achavam que o progresso tecnológico era a salvação da humanidade. Invadiram países desrespeitando sua cultura, religião, etc. Os europeus achavam-se superiores, essa ideia de superioridade foi um dos principais motivos da Primeira Guerra Mundial.


Carregar ppt "Imperialismo, Gobineau e Racismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google