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PESQUISA. PESQUISA DA 11 ª SNM D ESTAQUES ADESÃO 39% Do total das instituições museológicas mapeadas no Cadastro Nacional de Museus D ESTAQUES DA 11.

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1 PESQUISA

2 PESQUISA DA 11 ª SNM D ESTAQUES

3 ADESÃO 39% Do total das instituições museológicas mapeadas no Cadastro Nacional de Museus D ESTAQUES DA 11 ª SNM

4 MAIOR PARTICIPAÇÃO museus municipais 38% museus privados 28%

5 D ESTAQUES DA 11 ª SNM AUMENTO DE PÚBLICO 129% VISITAÇÃO NO PERÍODO DA SNM

6 D ESTAQUES DA 11 ª SNM GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA 23% gasto da SNM em contratações de Recursos Humanos (1.606 empregos gerados na amostra)

7 D ESTAQUES DA 11 ª SNM DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL A cada R$1,00 investido pelo Ibram R$2,00 retornam para a economia

8 PESQUISA DA 11 ª SNM D ADOS I NSTITUCIONAIS

9 GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA Estado Mapeados pelo CNM/Ibram Participantes da Semana Participantes em relação aos mapeados Respondentes da pesquisa Respondentes em relação aos participantes Acre (AC)231043%220% Alagoas (AL)632337%1252% Amapá (AP)99100%222% Amazonas (AM)451533%320% Bahia (BA)1535737%2442% Ceará (CE)1204739%1736% Distrito Federal (DF)692841%1761% Espírito Santo (ES)662538%1040% Goiás (GO)652742%1348% Maranhão (MA)271452%321% Mato Grosso (MT)501632%956% Mato Grosso do Sul (MS)571323%646% Minas Gerais (MG)33816749%9356% Pará (PA)451738%741% Paraíba (PB)671928%1053% Paraná (PR)2887426%3041% Pernambuco (PE)1055855%2645% Piauí (PI)25832%338% Rio de Janeiro (RJ)28010738%4037% Rio Grande do Norte (RN)662233%1150% Rio Grande do Sul (RS)41116640%7445% Rondônia (RO)18950%444% Roraima (RR)5120%1100% Santa Catarina (SC)2169644%4244% São Paulo (SP)56519134%8545% Sergipe (SE)331958%526% Tocantins (TO)11436%250% Total Geral3220124239%55144%

10 DADOS INSTITUCIONAIS GRAU DE PARTICIPAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES NA SNM E NA PESQUISA

11 Distribuição estadual da amostra EstadoFrequência% Acre (AC)20,36% Alagoas (AL)122,18% Amapá (AP)20,36% Amazonas (AM)30,54% Bahia (BA)244,36% Ceará (CE)173,09% Distrito Federal (DF)173,09% Espírito Santo (ES)101,81% Goiás (GO)132,36% Maranhão (MA)30,54% Mato Grosso (MT)91,63% Mato Grosso do Sul (MS)61,09% Minas Gerais (MG)9316,88% Pará (PA)71,27% Paraíba (PB)101,81% Paraná (PR)305,44% Pernambuco (PE)264,72% Piauí (PI)30,54% Rio de Janeiro (RJ)407,26% Rio Grande do Norte (RN)112,00% Rio Grande do Sul (RS)7413,43% Rondônia (RO)40,73% Roraima (RR)10,18% Santa Catarina (SC)427,62% São Paulo (SP)8515,43% Sergipe (SE)50,91% Tocantins (TO)20,36% Total551 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR UF (NA AMOSTRA DA PESQUISA)

12 DADOS INSTITUCIONAIS – DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Distribuição regional da amostra Norte213,81% Nordeste11120,15% Centro-oeste458,17% Sul14626,50% Sudeste22841,38%

13 DADOS INSTITUCIONAIS – N ATUREZA ADMINISTRATIVA (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Público Municipal21238,48% Público Federal7313,25% Privado15327,77% Administração mista (parceria entre Estado e ente privado)203,63% Público Estadual9316,88%

14 DADOS INSTITUCIONAIS – TIPO DE INSTITUIÇÕES (NA AMOSTRA DA PESQUISA) Qual é o seu tipo de instituição museológica? Museu40874,32% Parque natural20,36% Centro cultural458,20% Aquário / Vivário00,00% Memorial549,84% Fundação Cultural122,19% Biblioteca10,18% Casa de Cultura142,55% Galeria de exposição (não comercial)30,55% Centro de ciência / Planetário61,09% Jardim Botânico20,36% Pinacoteca20,36%

15 DADOS INSTITUCIONAIS – M USEUS POR TIPO DE ACERVO (N A A MOSTRA DA P ESQUISA ) Em qual dessas tipologias a sua instituição melhor se enquadra? Museu de História 210 51,47% Museu de Arte 57 13,97% Museu Comunitário / Ecomuseu 16 3,92% Museu de Cultura Militar 5 1,23% Outros 45 11,03% Museu de Ciência e Tecnologia 31 7,60% Museu Etnográfico / Arqueológico 33 8,09% Museu da Imagem e do Som / Novas tecnologias 11 2,70%

16 PESQUISA DA 11ª SNM ORGANIZAÇÃO

17 ORGANIZAÇÃO – CANAIS DE COMUNICAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) Como soube da 11ª Semana? Boletim eletrônico do Ibram Contato telefônico do Ibram Site do Ibram Ofício expedido pelo Ibram Contato realizado pelo Sistema Estadual de Museus MídiaOutros 433762782491126442 78,58%13,79%50,45%45,19%20,33%11,62%7,62% COMO AS INSTITUIÇÕES SOUBERAM DA 11ª SNM

18 ORGANIZAÇÃO – ATIVIDADES E TEMA (AMOSTRA DA PESQUISA)

19 ORGANIZAÇÃO – TEMA E TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO GUIA (AMOSTRA DA PESQUISA)

20 ORGANIZAÇÃO – DIFICULDADE DE ORGANIZAR A SEMANA E EFICÁCIA DO MATERIAL GRÁFICO (AMOSTRA DA PESQUISA)

21 ORGANIZAÇÃO – VERBA, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) A INSTITUIÇÃO POSSUÍA RECURSOS JÁ DESTINADOS À 11ª SNM NA PROGRAMAÇÃO ANUAL?

22 PESQUISA DA 11 ª SNM B ENEFÍCIOS

23 Com relação ao período: 11ª SNM Mês AnteriorPosteriorAnterior +129%+77%+34,7% BENEFÍCIOS – P ÚBLICO (A MOSTRA DA P ESQUISA )

24 BENEFÍCIOS – PARTICIPAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA) ESCOLHA 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM PARTICIPAR DA SNM PARA A SUA INSTITUIÇÃO

25 ESCOLHA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM TER A SUA INSTITUIÇÃO E SUAS ATIVIDADES NO GUIA DE PROGRAMAÇÃO IMPRESSO DA SNM: BENEFÍCIOS – GUIA DA PROGRAMAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

26 PESQUISA DA 11ª SNM DADOS ECONÔMICOS

27 GASTOS ESTRUTURAIS NOS ÚLTIMOS 12 MESES E EM FUNÇÃO DA 11ª SNM Tipo de Ação Gastos Estruturais Investimentos nos últimos doze mesesEm função da 11ª Semana MuseusEmpresasIndivíduosTotalAbsolutaRelativa Museus que realizaram gastos estruturais Nº de empresas contratadas (1) Custo total das contratações de empresas (R$) (2) Nº de indivíduos contratados (3) Custo total das contratações de indivíduos (R$) (4) Total R$ Gastos Estruturais (2)+(4) Museus com gastos em função da 11ª Semana % de museus com gastos em função da 11ª Semana Despesas em função da 11ª Semana % relativo dos gastos em função da 11ª Semana Construção de novo espaço 7R$ 23R$ 446.00038R$ 34.800R$ 480.800436,36%R$ 72.80013,15% Reforma / Ampliação / Melhoria 2974R$ 1.303.060107R$ 54.810R$ 1.357.8701127,50%R$ 44.3003,16% Restauração da Edificação 1332R$ 1.492.69851R$ 53.000R$ 1.545.698631,58%R$ 15.4000,99% Sinalização (interna e externa) 1641R$ 60.79629R$ 21.881R$ 82.6771650,00%R$ 39.63232,40% Restauração / Conservação do acervo 1833R$ 441.90827R$ 147.518R$ 589.426830,77%R$ 24.1003,93% Acessibilidade à portadores de necessidades especiais 830R$ 127.90012R$ 86.822R$ 214.722538,46%R$ 4.6222,11% Total91233R$ 3.872.362264R$ 398.831R$ 4.271.1935035%R$ 200.8544,49% DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA)

28 233 empresas contratadas (R$ 3,8 milhões) 264 indivíduos contratados (R$ 399 mil) DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA)

29 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESTRUTURAIS (AMOSTRA DA PESQUISA)

30 G ASTOS COM SERVIÇOS ESPECÍFICOS PARA A 11 ª SNM Tipo de Serviço Nº de empresas ou indivíduos contratados (as) Custo (R$) Locação de espaço físico8R$ 4.300,00 Locação de equipamento72R$ 112.674,00 Alimentação / Buffet184R$ 107.125,20 Montagem de exposição145R$ 292.102,82 Estrutura para o evento159R$ 144.709,00 Transporte101R$ 59.471,13 Total669R$ 720.382,15 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

31 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS ESPECÍFICOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

32 Recursos Humanos ContratadosCusto (R$)Voluntários Monitor200R$ 36.958693 Curador43R$ 30.74072 Museólogo13R$ 023 Palestrante165R$ 31.278280 Educador98R$ 35.535282 Ator217R$ 23.490257 Cantor95R$ 16.300115 Músico373R$ 28.341535 Iluminador15R$ 8.90020 Recepcionista55R$ 2.353130 Eletricista25R$ 1.66031 Montador de exposição71R$ 11.200167 Serviços gerais100R$ 13.024119 Promotor de eventos24R$ 11.70038 Outros112R$ 50.916245 Total1.606R$ 302.3943.007 R ECURSOS HUMANOS CONTRATADOS E V OLUNTÁRIOS DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

33 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

34 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM RECURSOS HUMANOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

35 Divulgação A sua instituição promoveu divulgação da 11ª Semana Nacional de Museus em rádio, jornal impresso, TV ou internet? Sim449 82% Não101 18% Veículo Quantidade de aparições Custo (R$) Rádio 1.880R$ 3.426 Jornal 740R$ 6.180 TV 288R$ 0 Sites 2.215R$ 101 Mídias sociais 13.166R$ 203 Total18.289R$ 9.910 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM DIVULGAÇÃO (AMOSTRA DA PESQUISA)

36 Publicidade Houve produção de material gráfico (folder, cartaz, jornal, banner, convite, filipeta) além do fornecido pelo Ibram? Sim26448% Não28652% Tipo de Material Quantidade de material produzido Custo (R$) Folder109.376R$ 37.126 Cartaz7.147R$ 10.416 Jornal / Boletim informativo 19.517R$ 13.875 Banner518R$ 14.891 Convite33.770R$ 18.840 Filipeta15.813R$ 2.809 Total186.141R$ 97.958 DADOS ECONÔMICOS – GASTOS COM PUBLICIDADE (AMOSTRA DA PESQUISA)

37 Recursos e Arrecadação Recursos Patrocínio R$ 127.484 R$ 537.747 Incentivo Federal R$ 63.786 Incentivo Estadual R$ 47.520 Incentivo Municipal R$ 229.598 Doação R$ 69.359 Arrecadação Ingressos R$ 50.491 R$ 93.389 Loja R$ 21.804 Serviços (monitores, guias impressos, audioguias) R$ 3.752 Lanchonete / Restaurante R$ 16.933 Outros R$ 409 TotalR$ 631.136 DADOS ECONÔMICOS – CAPTAÇÃO E ARRECADAÇÃO DE RECURSOS (AMOSTRA DA PESQUISA)

38 DADOS ECONÔMICOS – PARCERIAS (AMOSTRA DA PESQUISA)

39 Total de gastos da 11ª Semana DivulgaçãoR$ 9.910 PublicidadeR$ 97.958 Gastos Estruturais em função da 11ª SemanaR$ 200.854 Recursos Humanos ContratadosR$ 302.394 Gastos totais com serviços específicos para o eventoR$ 720.382 TotalR$ 1.331.498 DADOS ECONÔMICOS – TOTAL DE GASTOS COM A 11ª SNM (AMOSTRA DA PESQUISA)

40 R ESULTADO F INAL DA 11 ª SNM (A MOSTRA DA P ESQUISA ) Total de gastosR$ 1.331.498 Investimentos (reformas, ampliação, manutenção do edifício, sinalização e acessibilidade) R$ 200.854,00 Serviços específicos para o evento (locação de espaço e equipamento, estrutura, buffet, montagem de exposição, transporte) R$ 720.382,00 Recursos Humanos R$ 302.394,00 Divulgação R$ 9.910,00 Publicidade R$ 97.958,00 Total de receitaR$ 631.136 Recursos (anteriores ao evento: patrocínio, recursos públicos, doações) R$ 537.747 Arrecadação (ingressos, loja, serviços, restaurante) R$ 93.389 Empregos gerados1.606 Voluntários mobilizados3.007 Crescimento do público (11ª Semana x semana anterior)129% Crescimento do público (mês 11ª Semana x mês anterior)34,7%

41 C ONTATOS Instituto Brasileiro de Museus – Ibram Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus – DDFEM Coordenação de Estudos Sócioeconômicos e Sustentabilidade – CESES ceses@museus.gov.br ceses@museus.gov.br Edifício CNC III Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – 14° andar 70040-020 Brasília-DF Tel: (61) 3521.4102 Coordenador: Marco Estevão de Mesquita Vieira marco.vieira@museus.gov.br Chefe de Divisão: Renata Passos da Silva renata.silva@museus.gov.br renata.silva@museus.gov.br Estagiário: Rodrigo Otavio Curvello Wutke rodrigo.wutke@museus.gov.br rodrigo.wutke@museus.gov.br


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