A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da."— Transcrição da apresentação:

1 A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da região: É a que possui o maior número de estados entre as regiões oficiais do IBGE; É a segunda mais populosa; É a região brasileira de ocupação mais antiga. 2. AS SUB-REGIÕES Do ponto de vista físico, a região Nordeste pode ser dividida em quatro sub-regiões, são elas: Zona da Mata Agreste Sertão Meio-Norte

2 3. POR QUE CHOVE POUCO NO SERTÃO? A escassez e a distribuição irregular de chuvas no sertão se devem a dois fatores: A dinâmica das massas de ar próximas da região; À influência do relevo. OBS: POLÍGONO DAS SECAS: região delimitada pelo governo federal, em 1951, com o objetivo de facilitar ações para o combate as secas, que abrange as áreas no país atingidas pelo clima semi-árido e por grandes estiagens. 4. O NORDESTE E SEUS CONTRASTES SOCIOECONÔMICOS A.ZONA DA MATA É a sub-região economicamente mais importante; Concentra diferentes tipos de indústrias; Atividade agrícola voltada para o mercado exterior e ao consumo industrial; Rede de transporte estruturada e grande mercado consumidor;

3 B. AGRESTE Atividade agrícola voltada para o abastecimento dos grandes centros da Zona da Mata; Algumas cidades nesta sub-região foram criadas e se desenvolveram tendo como função a comercialização e a distribuição de produtos. C. SERTÃO Economia baseada na agropecuária; Algumas áreas do sertão denominadas de “brejos”, por possuírem mais umidade, possibilitam o desenvolvimento de algumas lavouras comerciais. OBS: A “INDÚSTRIA DA SECA”: conjunto de medidas adotadas pelo governo federal em época de grandes estiagens, que visam amenizar os problemas causados pela seca, que acabam apenas beneficiando latifundiários e políticos influentes na região. D. MEIO NORTE Predominam as atividades agrícolas e extrativas; Iniciativas como o Corredor de Exportação Norte e o Complexo Portuário e Industrial de São Luís vem impulsionando a economia na região.


Carregar ppt "A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google