Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictor Galindo Franco Alterado mais de 7 anos atrás
1
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2
2
Como se manifesta um problema de pesquisa Senso comum Observação do mundo ao nosso redor Teorias: Através da lacuna do conhecimento na área Pesquisas anteriores: Por informações contraditórias ou incompletas Problemas práticos
3
O problema de pesquisa deve ser solucionável Problemas formulados de forma incorreta: A) Formulado de forma vaga B) Termos do problema sem definição operacional C) Impossibilidade de se obter dados relevantes. Ex: resultados de psicoterapia.
4
O Problema É uma questão, uma pergunta, a ser respondida através da pesquisa. A clareza em relação ao problema da pesquisa é um passo fundamental dentro do processo de pesquisar Área (clinica, escolar, organizacional, jurídica, hospitalar, social) tema (relações sociais, desempenho escolar, histórico infracional) tipo de participante (autista, infrator, desempregado) Instituição onde se pretende trabalhar (escola, empresa, rua, hospital, etc)
5
Variáveis dependente e independentes de um problema Um problema de pesquisa deve ter variável dependente e independente. Qual o efeito de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças? Variável dependente: aquele que é mensurável: comportamento agressivo. Variável independente: aquela que se manipula: filmes violentos, crianças
6
Hipótese Uma hipótese significa uma suposição, uma conjectura quanto aos possíveis resultados a serem obtidos. A formulação da hipótese deriva necessariamente do problema de pesquisa As evidências serão favoráveis ou contraditórias à hipótese. Uma hipótese nunca é confirmada, ela é APOIADA pelos dados ( a ciência pressupõe que as teorias estão sempre em constante avaliação e reformulação)
7
Fatores Relevantes na Formulação de um problema A questão da relevância teórica (dados contraditórios, teorias incompletas, necessidade de generalização dos resultados, novos participantes: idade, sexo, nível socioeconômico, etc). A questão da relevância social: quem vai se beneficiar com a pesquisa?
8
Referências Bibliográficas Cozby, P. (2003). Estudo Científico do Comportamento. Pág. 15-28. Métodos de pesquisa em Ciências do Comportamento. Atlas McGuigan, F. J. (1968). Psicologia Experimental: Uma Abordagem Metodológica. EPU, Luna, S.V. (2000). Planejamento de Pesquisa: Uma Introdução. EDUC, SP.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.