A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através."— Transcrição da apresentação:

1 Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2

2 Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através da lacuna do conhecimento na área  Pesquisas anteriores: Por informações contraditórias ou incompletas  Problemas práticos

3 O problema de pesquisa deve ser solucionável  Problemas formulados de forma incorreta:  A) Formulado de forma vaga  B) Termos do problema sem definição operacional  C) Impossibilidade de se obter dados relevantes. Ex: resultados de psicoterapia.

4 O Problema  É uma questão, uma pergunta, a ser respondida através da pesquisa.  A clareza em relação ao problema da pesquisa é um passo fundamental dentro do processo de pesquisar  Área (clinica, escolar, organizacional, jurídica, hospitalar, social)  tema (relações sociais, desempenho escolar, histórico infracional)  tipo de participante (autista, infrator, desempregado)  Instituição onde se pretende trabalhar (escola, empresa, rua, hospital, etc)

5 Variáveis dependente e independentes de um problema  Um problema de pesquisa deve ter variável dependente e independente.  Qual o efeito de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças?  Variável dependente: aquele que é mensurável: comportamento agressivo.  Variável independente: aquela que se manipula: filmes violentos, crianças

6 Hipótese  Uma hipótese significa uma suposição, uma conjectura quanto aos possíveis resultados a serem obtidos.  A formulação da hipótese deriva necessariamente do problema de pesquisa  As evidências serão favoráveis ou contraditórias à hipótese.  Uma hipótese nunca é confirmada, ela é APOIADA pelos dados ( a ciência pressupõe que as teorias estão sempre em constante avaliação e reformulação)

7 Fatores Relevantes na Formulação de um problema  A questão da relevância teórica (dados contraditórios, teorias incompletas, necessidade de generalização dos resultados, novos participantes: idade, sexo, nível socioeconômico, etc).  A questão da relevância social: quem vai se beneficiar com a pesquisa?

8 Referências Bibliográficas  Cozby, P. (2003). Estudo Científico do Comportamento. Pág. 15-28. Métodos de pesquisa em Ciências do Comportamento. Atlas  McGuigan, F. J. (1968). Psicologia Experimental: Uma Abordagem Metodológica. EPU,  Luna, S.V. (2000). Planejamento de Pesquisa: Uma Introdução. EDUC, SP.


Carregar ppt "Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google