A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese."— Transcrição da apresentação:

1 União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese

2 Quatro fase da pesquisa 1. Formulação e planejamento da pesquisa; 2. Desenvolvimento da pesquisa; 3. Redação do texto final; 4. Exposição do trabalho final. (PRODANOV; FREITAS, 2013)

3 1ª fase da pesquisa - Tema Escolha do assunto: 1 - “O que pretendo abordar?” Escolha do tema: I - Especificação do assunto; II - Importância; III - Atualidade e relevância; III - Conhecimento, preferência e aptidão do pesquisador; (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 75-6)

4 Revisão de literatura Responder as seguintes questões: “Quem já escreveu sobre o assunto? O que já foi publicado sobre o assunto? Que aspectos já foram abordados? Quais as lacunas existentes na literatura?” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 74-5)

5 Problema de pesquisa Levanta-se uma questão; “[...] frase objetiva, compreensível e operacional” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 83);

6 Dicas O problema é original, relevante e adequado para mim? (PRODANOV, FREITAS, 2013). Há possibilidades reais de executá-lo? Os recursos financeiros e o tempo são suficientes para viabilizar o projeto e investigar a questão? (PRODANOV, FREITAS, 2013).

7 Quadro 1 – Definição do tema e formulação do problema Tema ProblemaProblema Educação brasileira em nível superior (3º grau) sob o enfoque da qualidade de ensino. Como foram implementados os conceitos de qualidade de ensino nas Universidades Particulares da Região Sul do Brasil nos anos 90? A educação da mulher: a perpetuação da injustiça. A mulher é tratada com submissão pela sociedade? O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção. Quais as condições que exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção? A família carente e sua influência na origem da marginalização social. O grau de organização interna da família carente influi na conduta (marginalização) do menor? Fonte: (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 86).

8 Hipótese “[...] resposta suposta, provável e provisória (hipótese)[...]”; “[...] resposta antecipada do pesquisador [...]”; “[...] força explicativa provisória [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 89).

9 “A hipótese pode também ser entendida como as relações entre duas ou mais variáveis e é preciso que pelo menos uma delas já tenha sido fruto de conhecimento científico.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 91).

10 Nas hipóteses, a relação entre as variáveis (X e Y) pode ser de dependência, de associação e de causalidade (PRODANOV; FREITAS, 2013).

11 Variáveis Variáveis – elementos ou características observáveis do fenômeno estudado. Nas pesquisas quantitativas - estão em forma de medidas; Nas qualitativas - são descritas ou explicadas. (PRODANOV; FREITAS, 2013).

12 Variável independente (X) Determina ou afeta – outra variável; Pode ser manipulada e quantificada. (PRODANOV; FREITAS, 2013)

13 Variável dependente (Y) Fenômenos que sofrem a influência e que por isso devem ser explicados; A variável Y é modificada em função da influência da variável X; Observada e quantificada; (PRODANOV; FREITAS, 2013)

14 Quadro 2 - Exemplo: tema, problema e hipótese TemaO artesanato na Região de Gramado ProblemaContinua o artesanato uma atividade tradicional, transmitida de geração para geração, ou se configura como uma opção para a mão-de-obra ociosa? HipóteseO artesanato é uma atividade complementar que tende a uma diminuição frente à concorrência dos produtos industrializados. VariáveisX (Variável independente) Concorrência dos produtos. Y1 (primeira variável dependente) Diminuição da atividade de artesanato. Y2 (segunda variável dependente) Transformação do artesanato em atividade complementar. Fonte: (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 93)

15 Referência PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Imagens: Podem ser encontradas em: ;


Carregar ppt "União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google