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Como vender melhor agregando valor ao produto. -O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas.

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Apresentação em tema: "Como vender melhor agregando valor ao produto. -O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas."— Transcrição da apresentação:

1 Como vender melhor agregando valor ao produto

2 -O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas para uso residencial e comercial. -Mensalmente, são produzidos mais de 4 bilhões de blocos de vedação e estruturais, e 1,3 bilhões de telhas. -Segundo o IBGE, o setor é constituído por 6.903 empresas, com faturamento superior a R$ 18 bilhões anuais. -O segmento representa 4,8% da indústria da Construção Civil e gera cerca de 300 mil postos de trabalho diretos e 900 mil indiretos.

3 Cenários do Setor da Construção Civil Onde estão as Oportunidades?

4 Indústria de Material de Construção Construtoras Serviços Especializados da Construção Atacado Varejo Cadeia Produtiva do Setor da Construção Civil Construtoras Exportação 27% 41% 19% 6% Composição das Vendas da Ind. Composição das Vendas do Varejo 81% 15% 43% 30% Composição das Vendas do Atacado Indústria da construção Imobiliária Locação de Máquinas e Equipamentos Empreiteiros (Obras e Reformas) Autoconstrução PIB da Construção = 9% PIB Brasil (2014) Obras e Reformas

5 20112012201320142015 Unidades Novas Lançadas 38.14927.83533.200 31.700 -7% 21.400 -37% Unidades Novas Comercializadas 28.31626.95833.300 21.600 -35,2% 20.00 Variação das Revendas N/D-5,33% Relação 1º Sem 2011 +67% Relação 1º Tri 2012 +41,11% -21,38% Variação das Locações N/D+12,15% Relação 1º Sem 2011 +67% Relação 1º Tri 2012 -11,05% +61,39% (12/02/16) Fat. Bruto Lojas de Material de Construção N/DR$10,1 BiR$11,1 BiR$10,7 Bi -3,3% Fonte : Balanço Anual SECOVI-SP Fonte : Balanço Anual CRECI-SP Fonte: Balanço Anual SINCOMAVI -20% (Medido até Agosto/15) R$7,5 Bi A queda nas vendas foi sentida menos fortemente nas lojas de material de construção de grande porte, que tiveram desempenho de -3% Lojas pequenas, -11% Lojas Médias, -7% Volume de Vendas Fonte: Anamaco Pesquisa Janeiro/2016 -6,6%

6 http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/negocios/balanco-parcial-da-cbic-mostra- forte-retracao-da-construcao-civil-367392-1.aspx Balanço parcial da CBIC- (Câmara brasileira da indústria da construção) mostra forte retração da construção civil em 2015 Fato, segundo a entidade, mobiliza o setor na busca por alternativas que fomentem sua recuperação em 2016 (11/01/2016)

7 Variação Percentual Acumulada (4 Trimestres) em relação a 2014!!

8 Varejo Material de Construção UNIDADES NOVAS LANÇADAS 1+2 dormitórios=65% 1+2 dormitórios=69% 1+2 dormitórios=74% Expectativas de Negócios 1+2 dormitórios=82%

9 Varejo Material de Construção CATEGORIA DE SERVIÇO POR CLASSE SOCIAL Fonte : POPAI Fonte : ANAMACO Construtora Autoconstrução Expectativas de Negócios

10 Indústria Loja Suprimento  Planejamento da produção  Pontualidade nas Entregas  Qualidade do produto  Padronização do produto  Controle rígido de gastos Diferencial Competitivo Vendas Logística de entrega Pesquisa de satisfação

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14 GESTÃO POR INDICADORES E METAS Não conseguimos melhorar aquilo que não medimos O fabricante deverá: -Adotar indicadores financeiros (faturamento/lucratividade/gastos gerais) -Adotar indicadores operacionais -( produtividade/índices de qualidade/prazos de entrega/eficiência energética)

15 ADOÇÃO DE CONCEITOS DE MANUFATURA ENXUTA- “LEAN MANUFACTURING” -Analisar o processo com foco em : -Método de trabalho -Materiais utilizados -Mão de obra -Máquinas -Manutenção -Meio Ambiente

16 Possíveis ações que podem ser tomadas com base no apontamento de indicadores e adoção de manufatura enxuta  Melhorias em eficiência energética, por meio da realização de testes com equipamentos que medem a eficiência de máquinas e transformadores, como também a eficiência energética dos fornos e secadores.  Aplicação de variadores de frequência nas marombas e melhorias no isolamento térmico dos fornos e do sistema de exaustão, evitando perdas térmicas.  Roteirização para entregas dos produtos acabados, gerando menor tempo de entrega e reduzindo custos com combustíveis e manutenções de veículos.  Plano de manutenção preventiva, com paradas planejadas para manutenção geral.

17 Possíveis ações que podem ser tomadas com base no apontamento de indicadores e adoção de manufatura enxuta  Melhorias em produtividade e índices de qualidade dos produtos fabricados.  Padronização dos produtos e certificação por organismos reconhecidos  Redução de impacto ambiental, com redução da utilização e energias no processo produtivo e transporte.  Consequente aumento das vendas resultante das melhorias gerais em processo e produto e imagem da empresa perante os setores econômicos e sociedade.

18 OBRIGADO


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