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Estratégias para Integração Ensino Serviço na Saúde por meio da EAD Vera Lucia Kodjaoglanian FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL UNA-SUS.

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1 Estratégias para Integração Ensino Serviço na Saúde por meio da EAD Vera Lucia Kodjaoglanian FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL UNA-SUS

2 NO BRASIL Marcos Importantes: MEC lançou o Programa Integração Docente Assistencial ( IDA) em 1981; Constituição Federal de 1988; Regulamentação do SUS – 1990; Mudanças das Diretrizes Curriculares Nacionais ( DCNs)- 2001 a 2004 * aprender a ser * aprender a viver juntos * aprender a conhecer

3 A EXPERIÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL 2009 A 2016  Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família.  Mestrado Profissional em Saúde da Família.  Capacitações em Atenção Básica em Saúde TOTAL de 5.721 egressos  Cursos on-line autoinstrucionais.  Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica;  Manejo Clínico da Chikungunya;  Doenças do Aparelho Digestivo. TOTAL de 77.125 egressos Acesse: www.portalsaude.ufms.br

4 PARCERIAS  Ministério da Saúde/SGTES/UNA-SUS;  Fiocruz/Mato Grosso do Sul;  FIOTEC;  UFMS (CCBS, FAODO, FACOM, FAMED);  Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul;  Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande;  Associação Sul-Mato-Grossense de Medicina de Família e Comunidade.

5 INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM Aprendizagem baseada em problemas; Problematização; Aprendizagem baseada em projetos; Ensino orientado na comunidade; Aprendizagem significativa; Mapas conceituais.

6 TABELA DE FASES DO TCC 1 – ANÁLISE SITUACIONAL; 2 – ASPECTOS INTRODUTÓRIOS; 3 – ANÁLISE ESTRATÉGICA; 4 – IMPLANTAÇÃO, DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO; 5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.

7 UE 1 – Modulo 2- Atividade 2 Fórum - Processos de Trabalho na estratégia de saúde da família Vamos refletir a respeito da nossa prática de trabalho, sua equipe trabalha buscando realizar a atenção de forma integral, resolutiva, centrada nas necessidades das pessoas e do território? Como é organizada a atenção à saúde das pessoas? Quais são os objetivos da instituição na qual você trabalha? Quais são os papéis de cada um dos integrantes da equipe de saúde? Os objetivos são definidos pela equipe? Os objetivos do serviço são semelhantes aos objetivos da comunidade? Como o serviço se organiza para garantir a assistência integral à população? Como são trabalhados os determinantes de saúde em seu território? Para realizar esta atividade você deve refletir a respeito do conteúdo do módulo e conhecer as atribuições dos profissionais da equipe de saúde definidos pelo Ministério da Saúde. Eles estão descritos no Pacto de atenção à Saúde, que pode ser visualizado na biblioteca do módulo.biblioteca do módulo

8 Objetivo(s) da atividade: Começar a discutir os papéis e objetivos dos diferentes atores, presentes na unidade de saúde; Conhecer os objetivos do serviço; Conhecer os objetivos dos membros da equipe; Conhecer os objetivos da gestão; Conhecer os objetivos da comunidade; Identificar se os papéis de cada um são coincidentes com os objetivos e as atribuições definidas pelo Ministério da Saúde no Pacto de Atenção Básica; Conhecer a importância de se trabalhar os determinantes sociais de saúde; Analisar como está organizada a atenção à saúde das pessoas. Fonte: própria.

9 UE 1- Modulo 2 - Atividade 3: Fórum + Projeto de intervenção: análise situacional - Coleta de dados do território. Nesta atividade você deverá iniciar a elaboração do seu projeto de intervenção. O tema irá ajudá-lo a realizar a análise situacional de seu território. Leia o conteúdo do livro, participe ativamente das discussões e colabore na construção coletiva do conhecimento. Ao mesmo tempo comece a coletar os dados do seu território, à medida que for coletando os dados faça a inserção dessas informações no editor de texto, assim seu tutor poderá auxiliá-lo em suas eventuais dúvidas. A sua tarefa será considerada finalizada quando completar a inserção de dados no editor de texto. CEABSF: Curso de Especializa ç ão em Aten ç ão B á sica em Sa ú de da Fam í lia

10 Objetivo(s) da atividade: Entender a importância de realizar a análise; Como realizar a análise situacional; Conhecer as fontes de dados; Correlacionar os dados obtidos com os indicadores pactuados com o município, estado e união; Aprender a utilizar os resultados da análise para estruturar o trabalho realizado na estratégia de saúde da família; Aplicar conhecimentos para realizar o PI; Coletar os dados de seu território.

11 EU 1 – Modulo 4- Atividade 2: Atividade 2: Fórum - Instrumentos de trabalho Você que trabalha na atenção primária sabe que temos várias fichas para alimentar. - Ficha A, Ficha D, SSA2, PMA2, prontuários de consulta, registro manual de atividades de promoção à saúde- estas fichas são preenchidas mensalmente, com exceção da ficha A (sua atualização varia de acordo com o município). A alimentação correta possibilita a sistematização de dados com os quais, gestão e equipes devem (ou deveriam) trabalhar: Analisando dados, gerando propostas de intervenção e avaliando os resultados. Ocorre que estes dados coletados não são utilizados para o planejamento do trabalho das equipes. Provavelmente pela organização do fluxo de trabalho e multiplicidade de sistemas de registro. O sistema de registro de dados está migrando para o E-SUS, que propõe-se a unificar o registro de informações desde o cadastro da família até o armazenamento do prontuário médico do cidadão e sua família. Caso o seu município já tenha implantado o serviço, discuta no fórum as facilidades e/ou dificuldades que o novo sistema tem apresentado.

12 Objetivo(s) da atividade: Discutir o sistema de registro de dados na unidade; Discutir como os dados registrados estão sendo utilizados; A equipe planeja e avalia as ações utilizando os dados produzidos?; As ações de vigilância em saúde estão baseadas nos dados das fichas PMA2 ou na Ficha A? Traga para o fórum um exemplo para ser compartilhado; E o E-SUS?

13 UE 3- Modulo 1- Atividade 3: Atividade 3 - Fórum: Projeto de Intervenção - Análise estratégica. Discutir as metodologias para realizar as ações que você definiu como objetivo do seu trabalho. Objetivos: transpor os conhecimentos das metodologias para as práticas de serviço. Nesta atividade você deverá delinear o desenho das operações necessárias ao enfrentamento do problema. Assim sendo, você deverá definir quais e como serão realizadas as operações necessárias para a solução dos “nós críticos” selecionados, assim como os produtos e resultados esperados dessas operações e listar os recursos necessários para sua realização. Para iniciar, reúna a sua equipe de saúde e, juntos, sigam os seguintes passos:

14 Passo 1 - identifique quais são as fortalezas e fragilidades que o território e a Unidade de saúde possuem para o enfrentamento deste problema (recursos, equipamentos sociais, escolas, igrejas, praças, material pedagógico, gestão municipal, equipe multidisciplinar, etc.). Esse passo é muito importante, pois a identificação das fortalezas e fragilidades ajudará no desenho das estratégias. Passo 2 – a partir deste levantamento sobre a realidade encontrada em seu território e na sua unidade de saúde, reflita e discuta com sua equipe de saúde: para quem será direcionado este PI (público alvo) e o que poderia ser feito para o enfrentamento do problema (é importante que neste momento, a equipe levante aquela(s) ação(ões) que estão de acordo com sua governabilidade). Passo 3 - Neste passo, a partir das ações elencadas por você e sua equipe, elabore um quadro que contenha minimamente os seguintes itens: Ação a ser realizada; Objetivo da ação; Como será realizada a ação; Quando será realizada; Local que será realizada; Responsável pela ação; Resultados esperados; Parâmetros de avaliação.

15 Obrigada!! Vera Lúcia Kodjaoglanian UNA-SUS esc.fiocruz@saude.ms.gov.br (67)3346-4480/3346-4632


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