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Definição: atividade física aquática realizada na posição vertical, constituída de exercícios específicos, baseados no aproveitamento da resistência da.

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1 Definição: atividade física aquática realizada na posição vertical, constituída de exercícios específicos, baseados no aproveitamento da resistência da água e que, através das características e benefícios dessa, melhora os aspectos bio-psico-sociais.

2  Melhora do retorno venoso.  Efeito relaxante.  Ativa a circulação sangüínea.  Melhora da propriocepção corporal.  Melhora da postura.  Melhora do condicionamento físico.  Melhora do sistema cardiorrespiratório.  Aumento da flexibilidade e amplitude de movimento.  Melhora da coordenação motora.  Proporciona bem-estar físico e mental.  Alívio das dores na coluna vertebral.

3  Postura.  Vestimenta adequada (cabelo, roupa, tênis,...).  Expressão verbal: procurar ser claro e explicar os exercícios ou o planejamento da aula.  Planejamento e orientação das aulas (sempre no início da aula, durante o aquecimento, explicar qual ou quais os objetivos da aula).  Horário das aulas – materiais – música.

4  Demonstração e execução correta do movimento e velocidade adequada.  Controle do tempo de duração de cada exercício e de cada parte da aula.  Correção dos exercícios: sempre corrigir o aluno para que ele execute da maneira mais correta obtendo os benefícios da atividade.  Nunca subestimar o potencial de aprendizado do aluno (estímulo e motivação).  Atualização profissional.

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8 Freqüência Cardíaca AEA – Aquatic Exercise Association indica a Fórmula de Karvonen FCT = [ % da intensidade x (FC máx. – FC repouso) + FC repouso ] Redução de 10 a 17 batimentos para exercícios aquáticos. Escala de Percepção Subjetiva do Esforço Escala de Borg IPE – Índice de Percepção subjetiva do Esforço Escala de graduação do esforço em categorias relacionada com as variáveis de intensidade de esforço.

9 Escala de Borg Percepção Subjetiva do Esforço 6 7 Muito, muito leve 8 9 Muito leve 10 11 Razoavelmente leve 12 13 Um pouco intenso 14 15 Intenso 16 17 Muito Intenso 18 19 20 Muito, muito intenso

10 Escala de Borg Percepção Subjetiva do Esforço Equivalente % de FC máx. Intensidade do Exercício % VO 2 máx. 6 7 Muito, muito leve 8 9 Muito leve 10 11 Razoavelmente leve 12 52 – 66 %31 – 50 % 13 Um pouco intenso 14 61 – 85 %51 – 75 % 15 Intenso 16 86 – 91%76 – 85 % 17 Muito Intenso 18 92 %85% 19 20 Muito, muito intenso

11 Fatores importantes a serem considerados para avaliar o esforço  Hiperventilação.  Vasodilatação.  Alunos que utilizam beta-bloqueadores.  FC – local de verificação e tempo de medição.  Diálogo com o aluno – feedback.

12 Ombros permanecem na superfície da água todo o tempo e os pés tocam o chão sem empurrá-lo. Na posição neutra os movimentos são mais suaves e com impacto quase nulo, pois o corpo não é impulsionado para fora da água. Posição Neutra Esta posição se caracteriza por uma fase aérea, ou seja, sempre um dos pés estará em contato com o solo. Posição Ancorada

13 Este movimento se caracteriza pelo salto, na qual ocorre uma fase aérea onde nenhum dos pés fica no solo. Possibilita uma aula mais intensa. Rebote ou Saltito Posição Suspensa Os pés não tocam o solo e corpo flutua apoiado em equipamentos específicos (espaguete, pranchas e/ou colete de flutuação). O corpo pode ficar na posição vertical, dorsal ou ventral. Posição (“aula”) muito utilizada na reabilitação).

14  Quanto maior a superfície de atrito – maior a resistência – maior o esforço.  Quanto maior a alavanca, maior a resistência.  Quanto mais veloz - maior o arrasto – maior a oposição ao movimento.  Fluxo turbulento – maior a resistência.  Movimentos com fase côncentrica e excêntrica diferente dos exercícios fora da água.  Utilização de materiais e posicionamento adequado.  Posição da mão caracteriza o esforço.

15  Elevação da temperatura corporal.  Aumento do fluxo sangüíneo nos músculos.  Preparação do corpo para praticar o exercício.  Prevenir lesões. Mobilização Articular Alongamento Deslocamento Articular + deslocamento Recreativo

16 Exercícios Aeróbios  Aumentar a capacidade cardiorrespiratória.  Melhorar o VO 2 máx.  Diminuir o % de gordura. Exercícios Localizados  Desenvolver a resistência muscular localizada.  Aumentar a força muscular.  Melhorar o tônus muscular. PARTE PRINCIPAL

17  Proporcionar a soltura muscular.  Baixar a freqüência cardíaca.  Restabelecer o equilíbrio respiratório. VOLTA À CALMA Reduzir a tensão muscular. Aumentar a amplitude articular. Previnir lesões. Manter a elasticidade. Preparar o corpo para uma nova sessão de exercícios. Minimizar o risco de dor muscular. RELAXAMENTO ALONGAMENTO

18 AULAS AERÓBIAS TEMPO COM OU SEM MATERIAL PROGRESSIVO REGRESSIVO DESLOCAMENTO FC

19 AULAS LOCALIZADAS Membros inferiores Membros superiores Abdominal CIRCUITOS Aeróbio Aeróbio + Localizado Localizado

20 AULAS INTERVALADAS AULAS EM DUPLA Número de estímulosIntervalos Com material Sem material AULAS COREOGRAFADAS AULAS DE RELAXAMENTO AULAS DE ALONGAMENTO

21  Hidro Boxe/Combat  Hidro Axé  Hidro Step  Hidro Deep Water  Hidro spinning  Hidro Jump  Hidro Ball  Hidro Power  Aulas temáticas

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23 Como ensinar os exercícios:  1 o ensinar o movimento de membros inferiores. Estes movimentos são considerados básicos.  2 o ensinar o movimento de membros superiores unido ao movimento dos membros inferiores. A variação de movimentos de braços é muito ampla.

24 Membros Inferiores  Corrida: pernas à frente  Corrida: pernas na lateral  Corrida: pernas para trás  Chute à frente  Chute lateral  Pêndulo  Ântero-posterior  Movimentos em suspensão: uma ou as duas pernas.  Twist  Sapinho  Abdução e adução Pequena Amplitude Grande Amplitude

25 Membros Superiores  Braços alternados para frente.  Braços para frente.  Braços para o lado.  Braços atrás.  Afunda o braço até que o ombro também afunde.  Braço de peito.  Puxa e empurra no fundo: braços juntos ou alternados.  Puxa e empurra na superfície estando os braços estendidos.  Puxa até o peito flexionando os braços e empurra para fora.

26 Membros Superiores  Abre e fecha com a palma e o dorso da mão.  Braço de peito ao contrário, abraçando a água.  Braços para um lado e para o outro, juntos e na superfície.  Afunda os braços: juntos ou alternados.  Cruza os braços abaixo da coxa.  Leva o braço oposto abaixo da coxa.  Cotovelo contrário ao joelho que eleva.


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