A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A vez do Brasil – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização – A FVG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A vez do Brasil – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização – A FVG."— Transcrição da apresentação:

1 A vez do Brasil... 1981 – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização. 1984 – A FVG estende ao Curso de Graduação com a disciplina “Criação de Novos Negócios – Formação de Empreendedores”. 1984 – A UFRS instala a disciplina no Curso de Ciência da Computação. 1992 – Em SC, a UFSC criou a Escola de Novos Empreendedores – ENE, com destaque nacional. 1992 – O CNPq cria o SOFTEX, programas que apóiam atividades de empreendedorismo em software. 1996 – O programa SOFTEX implanta 2 projetos: Gênesis (na área de incubação universitária) e Softstart (na área de ensino de empreendedorismo). 1997 – Sociedade Softex: finalidade de estimular a exportação do software brasileiro. Outros programas: EMPRETEC, Jovem Empreendedor e Desafio Sebrae/Sebrae; REUNE/Confederação Nacional das Indústrias;Engenheiro Empreendedor/UFSC.

2 É possível ensinar empreendedorismo?  Primeira idéia: O empreendedor é inato, nasce com um diferencial e é predestinado ao sucesso.  Segunda idéia: O empreendedor pode ser ensinado, capacitado.  Empreendedores de sucesso: Bill Gates, Silvio Santos, Antônio Ermínio de Moraes.  O ensino de empreendedorismo auxiliará na formação de melhores empresários.  Habilidades requeridas em três áreas: técnicas, gerenciais e características pessoais.

3 Habilidades que influenciam o processo empreendedor: Habilidades técnicas: saber escrever, saber ouvir as pessoas e captar as informações, ser um bom orador, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe e possuir know how técnico em sua área de atuação. Habilidades gerenciais: marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, controle das ações da empresa e ser um bom negociador. Características pessoais: ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser orientado a mudanças, ser persistente e ser um líder visionário.

4 O processo empreendedor O que leva um empreendedor a criar sua empresa? A decisão decorre de fatores externos, ambientais e sociais, de aptidões pessoais ou de um somatório de todos esses fatores. O desenvolvimento econômico depende de quatro fatores: talento empreendedor, tecnologia, capital e know how. As inovações tecnológicas tem sido o diferencial no desenvolvimento econômico. As inovações tecnológicas possuem quatro pilares: 1) investimento de capital de risco; 2) infra-estrutura de alta tecnologia; 3) idéias criativas; 4) cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio.

5 Fases do processo empreendedor 1.Identificar e avaliar a oportunidade; 2.Desenvolver o plano de negócios; 3.Determinar e captar os recursos necessários; 4.Gerenciar a empresa criada.


Carregar ppt "A vez do Brasil – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização – A FVG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google