A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

L EGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL AULA 6 ÉTICA E A PROFISSÃO: DEVERES PROFISSIONAIS; RELAÇÕES PROFISSIONAIS E DESEMPENHO ÉTICO; VIRTUDES BÁSICAS E COMPLEMENTARES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "L EGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL AULA 6 ÉTICA E A PROFISSÃO: DEVERES PROFISSIONAIS; RELAÇÕES PROFISSIONAIS E DESEMPENHO ÉTICO; VIRTUDES BÁSICAS E COMPLEMENTARES."— Transcrição da apresentação:

1 L EGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL AULA 6 ÉTICA E A PROFISSÃO: DEVERES PROFISSIONAIS; RELAÇÕES PROFISSIONAIS E DESEMPENHO ÉTICO; VIRTUDES BÁSICAS E COMPLEMENTARES PROFISSIONAIS. Professora Mariana Gomes

2 É TICA E A PROFISSÃO Já estudamos anteriormente o conceito de profissão e os efeitos da conduta profissional na sociedade. Importante relembrar que: a profissão, como exercício habitual de uma tarefa, a serviço de outras pessoas, insere-se no complexo da sociedade como uma atividade específica, com normas e regramentos próprios.

3 Hoje iremos estudar os aspectos claros de observação do comportamento, nas diversas esferas em que ele se processa, ou seja, perante o: Conhecimento; Cliente; Colega; Classe; Sociedade; A Nação; a Humanidade como conceito global. Em cada uma dessas esferas a conduta profissional precisa assumir certos valores de conduta éticos, onde em regra, possuem formas certas de ação.

4 VALOR DA PROFISSÃO, UTILIDADE E EXPRESSÃO ÉTICA A Profissão, como pratica habitual de um trabalho, oferece uma relação entre NECESSIDADE E UTILIDADE, no âmbito humano, que exige uma conduta específica para o sucesso de todas as partes envolvidas – quer sejam indivíduos diretamente ligados ao trabalho, quer sejam os grupos, maiores ou menores, onde tal relação se insere. Importante aqui destacar que condutas de profissionais onde de um lado beneficiam, e de outro prejudicam o seu empregador, são totalmente antiéticas e condenáveis, mancham a conduta de um profissional. Exemplo: profissionais que trabalham pro Governo e aceita causas contra estes, utilizando nomes de terceiros, tornando-se servos de dois senhores – ajuda as duas partes, mas maculam a ética profissional.

5 No campo educacional, tem-se alegado que o excesso de especialização termina por marginalizar, socialmente, o profissional. Porém, em oposição, temos a corrente que discursa no sentido de a especialização é a solução para a qualidade do trabalho e para a sociedade, trazendo maior utilidade em si mesma. Para alguns pode parecer inútil um administrador de empresas ter conhecimento de psicologia, psicanálise e cibernética, mas na verdade, se tiver base nesses ramos, conseguirá, com muito melhor qualidade, entender as questões relativas à qualidade da decisão, da seleção de pessoal, da motivação para a produção, etc. A IMPORTÂNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL

6 N ÃO HÁ CULTURA INÚTIL, MAS SIM OS QUE NÃO SABEM RECONHECER A UTILIDADE DA CULTURA. P OR MENOR QUE SEJA O CONHECIMENTO, ELE SERÁ SEMPRE MAIOR QUE A IGNORÂNCIA. O Administrador que possui conhecimentos melhores em contabilidade, economia, direito, sociologia, matemática, lógica, psicologia e outras áreas, está muito mais credenciado ao sucesso que aquele que se limita apenas ao conhecimento administrativo de empresas.

7 DEVERES PROFISSIONAIS Todas as capacidades necessárias ou exigíveis para o desempenho eficaz da profissão SÃO DEVERES ÉTICOS. Uma vez que você escolheu a profissão que você vai exercer, você acaba se comprometendo com todo o agregado de deveres éticos, pertinentes e compatíveis com a escolha da tarefa a ser desempenhada, ou seja, você não deve mais pensar como um ser isolado, mas sim, pensar que suas atitudes irão ter reflexos muito maiores do que você pensa.

8 Q UANDO ESCOLHEMOS O QUE FAZER DEVEMOS CONSULTAR NOSSA CONSCIÊNCIA : SE A TAREFA É, REALMENTE, A DESEJÁVEL, A CONDIZENTE COM O QUE NOS APRAZ, E SE POSSUÍMOS COMPETÊNCIA PARA REALIZÁ - LA. O dever nasce primeiro no empenho de escolher, depois daquele de conhecer, e finalmente do de executar as tarefas, com a prática de uma conduta lastrada em valores de conduta.

9 INTERESSE PATRONAL X INTERESSE ÉTICO Na condição de empregado, o profissional subordina-se a um poder patronal, a uma condição especial de relacionamento obediente. A obediência não deve, todavia, significar escravidão, nem negação da Consciência Ética, nem exclusão total da vontade humana, mas exige subordinação de vontades.

10 Se não fizer o que o patrão mandou, poderá perder o emprego... E ai? Nesse conflito de duas forças contrárias, ocorre muitas vezes os traumas, neuroses, desequilíbrios que afetam o organismo e tornam vacilantes as condutas... A PERDA DA AUTONOMIA PARA EXERCER SUA VONTADE ÉTICA, PROMOVE O DESEJO DE NÃO PRATICAR O QUE É COMANDADO... E POR OUTRO LADO...

11 Quando se exige Disciplina, zelo, honradez, pontualidade, discrição, sigilo e etc. sendo tais condutas éticas uma das mais procuradas no ato de contratar empregados, virtudes essas que são as mais procuradas e que ressaltam aos olhos de qualquer empresa. O INTERESSE PATRONAL TAMBÉM PODE ESTAR FAVORÁVEL AOS INTERESSES ÉTICOS. Q UANDO ?

12 V IRTUDES BÁSICAS E COMPLEMENTARES PROFISSIONAIS Próxima aula, iremos estudar algumas dessas virtudes básicas e complementares tão procuradas no mercado de trabalho, e até mesmo, pelo clientes quando você abrir o seu próprio negócio.


Carregar ppt "L EGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL AULA 6 ÉTICA E A PROFISSÃO: DEVERES PROFISSIONAIS; RELAÇÕES PROFISSIONAIS E DESEMPENHO ÉTICO; VIRTUDES BÁSICAS E COMPLEMENTARES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google