A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas

3 Nicolau Maquiavel (1469/1527) Obra: O Príncipe Teoria / ideia central: Separação / diferenciação entre ética política e ética religiosa.  Um soberano não poderia estar limitado pela moralidade (religião), mas deveria fazer o necessário para se manter no poder (leão / força) e o sucesso do Estado, contudo sempre com cautela ( raposa / astúcia). O obra é um manual de como um príncipe deve governar, apesar dele ser republicano. Conceitos: –Virtú (Saber o que fazer / Virtudes) –Fortuna (Quando fazer / Sorte) –Máscaras –Tempo e boas ações (Fazer aos poucos) –crueldades bem usadas –Governante deve ser amado e ser temido –Ciência política – separação entre política e religião

4 RACIONALISMO: René Descartes (1596-1650) PRINCIPAL OBRA: DISCURSO DO MÉTODO Os sentidos não são seguros, apenas a razão é confiável (RACIONALISMO) – Razão como fonte do saber Ceticismo: submete a dúvida todo o conhecimento existente Método Cartesiano = base da ciência moderna –Regras Básicas: Evidência; Análise; Síntese, Verificação. –A Matemática é incontestável –Condução rigorosa e correta do pensamento/raciocínio O pensamento é a única verdade livre de incertezas. Inatismo = existem ideias fundadoras – não dependem de um objeto Racionalismo cartesiano separa o sujeito do objeto. O que é a verdade? Aquilo que passou por todos os crivos da DÚVIDA (HIPERBÓLICA), só não se pode duvidar da própria dúvida, pois quem duvida pensa. “Cogito, ergo sum.”

5 Filosofia Moderna: Empirismo O empirismo valoriza a experiência sensível no processo do conhecimento Não existem ideias inatas Racionalismo = dedutivo – das leis gerais para os fatos Empirismo = indutivo – dos fatos particulares para as leis Criticam o caráter absoluto da verdade

6 John Locke : Concepção Epistemológica – Empirismo não radical – Não se apega a filosofia abstrata – Crítica as ideias Inatas de Descartes (TEORIA DA TÁBULA RASA) – Tudo é derivado do Empirismo, através da dedução pelos sentidos – Percepção Sensorial + processo mental = desenvolvimento de ideias = conhecimento – Ideias mais simples para as mais complexas

7 CONTRATUALISTAS: Thomas Hobbes (1588/1679) Obra: O Leviatã TEORIA: Contrato Social / Pacto Social Somente o poder temido e absoluto do Soberano pode garantir a paz e o progresso social – o povo abre mão da sua liberdade e dá esse poder ao rei. O Homem, para Hobbes, no estado natural é selvagem e egoísta. Conceitos: –ESTADO DE NATUREZA: antes do Estado. –Guerra de todos contra todos (O homem é lobo do homem) –Contrato Social = acordo entre os homens que dá origem ao poder do Estado legitimando-o. –Estado / Rei: Poder absoluto investido pelos súditos –Homens: Perdem sua liberdade em troca de proteção e orientação.

8 John Locke (1632-1704): Concepção Política – Considerado o Pai do Liberalismo Político. – Direitos naturais do homem: vida, liberdade, igualdade segurança e propriedade. O homem nasce neutro (Tábula Rasa). – O Estado nasce a partir de um Pacto Social – em sociedade sob um poder político, o homem não perde seus direitos, mas a mantém (Contraposição a Hobbes). – Se os direitos naturais são anteriores ao Estado, para que ele existe? O governo só é legítimo se ele representa e garante os direitos naturais do homem, que limitam o poder do soberano. As leis são criadas com o consentimento dos homens para que as regras sejam válidas à todos. Direito à Insurreição – Crítica ao Absolutismo / origem divina. – Conceito de propriedade.

9 – Obras: Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens / Do Contrato Social / Emílio. – Estado de natureza do homem Bondade natural –desconhece a razão, propriedade, vícios e virtudes – não sociável. Liberdade: essência do ser humano que conduz a felicidade. – Natureza do homem X Civilização Sociedade: padronização dos comportamentos / homens perdem a liberdade. Sociedade e Propriedade: degenera e corrompe a moral humana – gera desigualdade. Sociedade: pode trazer vantagens ao desenvolvimento do homem. – Contrato Social = A Sociedade Ideal Indivíduo: conscientizar-se da sua situação. Estado: deve atender os interesses coletivos = garantia da liberdade e felicidade. Defende a soberania do indivíduo / povo. Soberano: é a expressão da vontade geral. Lei = vontade coletiva = o homem a faz e a obedece. Conscientização do homem social participante por meio da educação. Critica a Democracia representativa. Defende a Democracia direta ou participativa. “ O homem nasce bom, a sociedade o corrompe.” “O homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado.” Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)


Carregar ppt "Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google