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PublicouThais Laranjeira Camilo Alterado mais de 8 anos atrás
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Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE
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Frase, oração e período
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FRASE Começa com letra maiúscula. Termina com um ponto (., !, ?,...) Tem sentido completo, comunica uma ideia. Pode ou não ter verbo.
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ORAÇÃO Organiza-se em torno de um verbo. Para ser oração tem que ter verbo.
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“Fogo!” É uma frase, pois começa com letra maiúscula, termina com ponto de exclamação e, dentro de um contexto, comunica uma ideia completa. Não é oração, pois não tem verbo.
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“Cheguei!” É uma frase, pois começa com letra maiúscula, termina com ponto de exclamação e, dentro de um contexto, comunica uma ideia completa e também é uma oração, pois há um verbo.
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“Eu quero que” É uma oração, pois tem verbo, mas não é uma frase, pois não tem sentido completo, nem termina com um ponto.
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Atenção! Em uma frase, pode haver mais de uma oração: 1 frase 2 orações *A cada verbo, uma nova oração.
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A cada verbo, uma nova oração.
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Período Simples e Período Composto
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Período Simples: Frase em que há apenas uma oração. Exemplo de Período Simples: A professora chegou. 1 verbo = 1 oração
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Período Composto: Frase em que há mais de uma oração. Exemplo de Período Composto: A professora chegou, fez chamada e corrigiu a tarefa. 3 verbos = 3 orações
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Sujeito e Predicado
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A oração se divide em duas partes: O assunto O que se declara sobre o assunto
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A aula já começou. A aula = assunto já começou = o que se declara sobre o assunto
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A aula já começou. SUJEITO PREDICADO O verbo sempre está no predicado.
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ORDEM DA ORAÇÃO Ordem direta Ordem inversa
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Ordem direta SUJEITO PREDICADO A aula já começou.
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Ordem inversa PREDICADO SUJEITO Já começou a aula.
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DICA PARA ENCONTRAR O SUJEITO Para descobrir o sujeito de uma oração, pergunte sempre “Quem?” ao verbo. Exemplo: Chegou um aluno novo na sala. Quem chegou? Sujeito: um aluno novo
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Mesmo que a oração não se refira a uma pessoa, o teste funciona: O giz acabou. Quem acabou? O giz = Sujeito
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TIPOS DE SUJEITO O sujeito pode ter um ou mais núcleos: A professora chegou. A professora e a orientadora chegaram. Na primeira oração, o sujeito tem um núcleo. Na segunda oração, o sujeito tem dois núcleos. *O núcleo é a palavra mais importante ou significativa do sujeito.
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Em algumas situações, não é necessário repetir o núcleo do sujeito, pois, pelo contexto, podemos saber a quem o verbo se refere. A professora chegou e corrigiu a tarefa. Não é necessário repetir a palavra professora antes do verbo corrigiu.
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Sujeito simples: apenas um núcleo. Sujeito composto: mais de um núcleo. Sujeito oculto: o núcleo do sujeito não aparece, mas podemos saber a quem se refere pelo contexto e pela desinência verbal de pessoa.
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Sujeito simples: Eu estudei bastante. Um núcleo: eu Sujeito composto: Meu amigo e eu estudamos bastante. Dois núcleos: amigo e eu Sujeito oculto: Estudamos bastante. O núcleo do sujeito não aparece na oração, mas sabemos que o verbo se refere a “nós”.
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Concordância verbal Observe: A aula começou. O que aconteceria com o verbo da frase acima se colocássemos o sujeito no plural?
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O verbo também iria para o plural. As aulas começaram. Isso ocorre por causa da concordância verbal.
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Regras de concordância verbal 1-O verbo sempre concorda com o núcleo do sujeito: núcleo do sujeito no singular, verbo no singular; núcleo do sujeito no plural, verbo no plural. A professora chegou. As professoras chegaram.
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ATENÇÃO: Mesmo na ordem inversa, o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito. Começou a aula. Começaram as aulas.
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A ordem inversa costuma ser a “vilã” da concordância verbal. Os maiores erros de concordância ocorrem na ordem inversa. Dificilmente alguém diria “As aulas já terminou.”, mas, na ordem inversa, muitas pessoas se esquecem de concordar o verbo com o núcleo do sujeito. Chegou as revistas. ERRADO! Chegaram as revistas. CERTO!
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2-Se o sujeito for composto, o verbo irá para o plural. A professora chegou. A professora e a orientadora chegaram.
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Vocativo
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VOCATIVO A palavra vocativo vem do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”. O vocativo é o termo usado para chamar a(s) pessoa (s) a quem se dirige a frase. Exemplo: Professora, venha aqui. Por favor, venha aqui, Renata. Alunos, prestem atenção.
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ATENÇÃO: Vocativo é um termo que não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado.
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“Vai fugir de casa, Magali?” A palavra “Magali” é o vocativo.
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“Mãe, por que o papai...” “Ora, filho!” Os substantivos “mãe” e “filho” são vocativos.
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Uso da vírgula O vocativo sempre vem separado do resto da oração por vírgulas: Renata, terminei o exercício. Terminei o exercício, Renata. Terminei, Renata, o exercício.
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Atenção: Nunca se separa o sujeito do predicado com uma vírgula. Renata olhou a tarefa. sujeito
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Ricardo falou comigo. *A oração fala sobre Ricardo, então esse termo é o sujeito e não deve ser separado do predicado por vírgula. Ricardo, fale comigo. *Ricardo é o vocativo, ou seja, esse termo serve para chamar a pessoa com quem se fala, por isso deve ser separado por vírgula do resto da oração.
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Predicação Verbal
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Os verbos podem ser divididos em: Verbos de ligação Verbo significativos
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Verbos de ligação Os verbos de ligação são aqueles que ligam uma característica ao sujeito.
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A característica dada ao sujeito, por meio de um verbo de ligação, é chamada de PREDICATIVO DO SUJEITO.
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Os verbos de ligação SER, estar, permanecer, ficar, parecer, andar, continuar, tornar-se, virar... Atenção: Esses verbos podem ser ou não de ligação, dependendo do contexto e do sentido em que forem usados. Eles só serão de ligação, se ligarem uma característica ao sujeito: A menina está feliz. VERBO DE LIGAÇÃO. A menina está na sala. NÃO É VERBO DE LIGAÇÃO.
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Verbos significativos Os verbos significativos são aqueles que não ligam uma característica ao sujeito, mas sim expressam uma ação, um fato ou um fenômeno da natureza. Nós lemos o livro. *“o livro” não é uma característica dada ao sujeito “nós”, então ler é um verbo significativo.
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Transitividade verbal Os verbos significativos podem ser de dois tipos: intransitivos ou transitivos. Os verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para transmitir uma ideia. Exemplo: Minha plantinha morreu. O ator faleceu. O cachorro do vizinho fugiu.
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Os verbos transitivos são aqueles que precisam de um complemento para fazerem sentido. Exemplo: Eu perdi O verbo perder sozinho não comunica uma ideia completa, é necessário que haja um complemento. Perdeu o quê? Eu perdi minha chave. Perder, então, é um verbo transitivo.
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Eu preciso... Precisa de quê? Eu preciso de ajuda. Precisar, então, é um verbo transitivo. Atenção: Dentro de uma conversa, pode acontecer de não haver necessidade de repetir o complemento, pois já sabemos do que se trata pelo contexto. Se o interlocutor já sabia que você havia perdido a chave, basta dizer: “Eu encontrei.”, porque a pessoa com quem se fala já sabe que você se refere à chave que havia perdido. O verbo encontrar continua sendo TRANSITIVO, mesmo que o complemento esteja subentendido.
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OBJETOS Os complementos dos verbos transitivos são chamados de OBJETOS. Mesmo que o complemento seja uma pessoa, ele será chamado de objeto.
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Verbos transitivos diretos Verbos transitivos indiretos Alguns verbos exigem uma preposição. Observe: Eu preciso de... Eu confio em... Eu conto com... Eu colaborei para...
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Quando o verbo exige uma preposição, ele se liga ao seu objeto de modo indireto. Eu preciso de ajuda. Eu confio em você. Eu conto com a sua colaboração. Eu colaborei para o projeto.
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Quando o verbo transitivo é ligado ao seu objeto indiretamente, ou seja, por uma preposição, ele é chamado VERBO TRANSITIVO INDIRETO. Consequentemente seu objeto também é classificado como OBJETO INDIRETO.
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Quando o verbo é ligado ao objeto sem uma preposição, ele é classificado VERBO TRANSITIVO DIRETO e seu complemento como OBJETO DIRETO. Atenção: É muito importante saber diferenciar as preposições de outras classes gramaticais como os artigos e os pronomes. No exemplo acima, o “a” é um artigo.
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Classes gramaticais (morfologia ) Artigos Substantivos Adjetivos Pronomes Numerais Preposições Verbos Advérbios Interjeições
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Função sintática (sintaxe) Sujeito Núcleo do sujeito Predicado Vocativo Verbo de ligação Predicativo do sujeito Verbo intransitivo Verbo transitivo direto Verbo transitivo indireto Objeto direto Objeto indireto
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