A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A questão racial e a educação democrática.  Para estudarmos a questão racial é necessário compreendermos a história do processo de mudança social em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A questão racial e a educação democrática.  Para estudarmos a questão racial é necessário compreendermos a história do processo de mudança social em."— Transcrição da apresentação:

1 A questão racial e a educação democrática

2  Para estudarmos a questão racial é necessário compreendermos a história do processo de mudança social em nosso país.  O país após a abolição deixa de ter uma base escravocrata para assumir uma organização mercantilista e competitiva (capitalismo).

3  Neste momento revela-se um compromisso de buscar caminhos para uma sociedade inclusiva, voltada para a pluralidade.  Busca-se compreender as questões raciais, até então envoltas em uma aura de harmonia e cordialidade, desmentidas pela realidade da desigualdade em todos os setores de nossa sociedade.

4  O preconceito é velado,mascarado, encarando o negro como inadequado para a livre concorrência.  Florestan apresenta um parâmetro de análise em que demonstra a verdadeira situação do negro no país.

5  Diante do quadro de exclusão social dos negros de uma sociedade capitalista.  Nada garante que uma sociedade socialista não seria excludente.  Florestan derruba o mito da democracia racial que difundia uma ideia otimista entre as raças no Brasil.

6  Esse mito é uma ideologia e encobre a verdade das desigualdades sociais e impede a luta por igualdade de direitos.  Essa forma de pensar sobre justiça racial, isenta o poder de quaisquer responsabilidade de marginalização e gera conformismo e imobilismo.

7  Com a expansão urbana do capitalismo, negros e mulatos ocupavam condições subalternas, não alterando suas posições.  Permaneceram desfavorecidos pelo processo seletivo, profissional gerando “DESORGANIZAÇÃO SOCIAL CRÔNICA”.

8  Essa desorganização revela a “ANOMIA SOCIAL” E “HETERONOMIA SOCIAL”(construção de uma identidade própria).  O ex-escravo, trabalhava em condições semelhantes as anteriores ou fazia parte dos desocupados, principalmente com a chegada dos imigrantes europeus.

9 BRASIL X EUA  Nos EUA a segregação é institucionalizada.  No Brasil o preconceito não é explícito, ao contrário, o brasileiro tem dificuldade de admitir seu preconceito, o que não o torna menos perverso.  A sujeira do preconceito é jogada para debaixo do tapete e talvez por este motivo, não encontre soluções.

10  A própria indefinição do que é ser negro no Brasil, constitui uma limitação.  Os resquícios de uma estrutura escravocrata ignorou o negro, não dando a ele condições de ser um homem livre e ser tratado como tal.

11  Quando ignorado não foi sequer considerado elemento constituinte da sociedade, se tornou invisível de uma forma perversa.  Por meios de incentivo oficiais, a entrada de estrangeiros europeus constitui um projeto que objetivou o embranquecimento da população brasileira.

12  Igualdade, harmonia e democracia constituíram ideais de uma sociedade pretensamente democrática, mas assentada em bases altamente hierarquizadas e arcaicas.

13 A Questão Racial e a Educação Democrática  Em uma educação democrática, temos que pensar no combate às desigualdades promovidas pela colonização – uma revolução democrática que foi sufocada pela República autocrática burguesa.  A questão racial deve ser um dos principais objetivos da luta pela democratização da educação.

14  De acordo com FF a desigualdade racial na educação, mostra claramente a elitização da educação, pois esta impede o acesso e permanência de negros e pobres ao ensino.  Para FF ainda vivemos em uma sociedade hierarquizada e elitista.  A classificação e seletividade foi característica desta educação.

15 Educação democrática  Propor a verdadeira inclusão;  Professor cidadão, que não se exime da luta pelos direitos de cidadania.  Professor com competência técnica e ideais políticos de uma sociedade mais justa e igualitária.


Carregar ppt "A questão racial e a educação democrática.  Para estudarmos a questão racial é necessário compreendermos a história do processo de mudança social em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google