A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A mulher no mercado de trabalho brasileiro Alessandra Mine nº 1 Giovanna Takahashi nº 8 Professor: Wilson Forte Geografia – Capítulo 8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A mulher no mercado de trabalho brasileiro Alessandra Mine nº 1 Giovanna Takahashi nº 8 Professor: Wilson Forte Geografia – Capítulo 8."— Transcrição da apresentação:

1 A mulher no mercado de trabalho brasileiro Alessandra Mine nº 1 Giovanna Takahashi nº 8 Professor: Wilson Forte Geografia – Capítulo 8

2 Índice Mulheres no mercado de trabalho brasileiro Apresentação Antigamente Nos dias de hoje... No que trabalham? Bibliografia utilizada

3 Apresentação Neste trabalho vou falar sobre a situação da mulher no mercado de trabalho brasileiro antigamente e nos dias de hoje, como e no que trabalham, como é e como era sua participação na sociedade e vida doméstica e sua participação como trabalhadora.

4 Ocupando sempre o papel de subordinada a mulher ao longo dos anos e desde o início da civilização sofreu com a opressão e discriminação em razão do gênero e pela forma da sociedade compreender seu papel, pois em tempos remotos a sociedade compreendia a mulher unicamente como filha, futura esposa e mãe dedicada. A mulher casada necessitava sempre da autorização do marido para dar eficácia a seus atos. Era genitora e responsável por seus filhos. No mercado de trabalho não havia respeito, a mulher sofria discriminação e era explorada trabalhando sempre acima de seus limites físicos por até 16 horas diárias, recebendo salários sempre inferiores ao salário do homem. Contudo, a mulher contribuiu muito para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade e sempre foi pouco valorizada na história, o que sempre causou indignação fazendo com que lutassem por seus direitos, principalmente nas relações de trabalho. Após grandes lutas e tentativas de melhoria e igualdade, a mulher conseguiu ter seus direitos e deveres garantidos por lei. Antigamente

5 São diversas as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Uma das mais evidentes refere-se às relações de gênero, a partir daí, as representações sociais sobre a participação da mulher dentro de espaços variados na vida em sociedade. Em razão do avanço e crescimento da industrialização no Brasil, ocorreram a transformação da estrutura produtiva, o contínuo processo de urbanização e a redução das taxas de fecundidade nas famílias, proporcionando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Nos dias de hoje... Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE em 2007, na população total, aproximadamente 51% são mulheres. As mulheres estudam mais e têm maior nível de instrução, mas possuem formação em áreas que pagam menores salários e ocupam postos de trabalho com menor remuneração. Em 2010, o rendimento médio era de R$ 1.587 para eles e de R$ 1.074 para elas.

6 O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho não acontece no mesmo ritmo em todos os setores da economia. O setor que mais contrata mulheres é o setor terciário, sendo professoras, cabeleireiras, manicures, funcionarias públicas ou da área da saúde. Porém, grande parte das mulheres estão concentradas no serviço doméstico remunerado; no geral, são negras, com baixo nível de escolaridade e com os menores rendimentos na sociedade brasileira. O total das mulheres no trabalho precário e informal é de 61%, sendo 13% superior à presença dos homens, 54%. É recorrente ainda observar salários menores para mulheres que ocupam funções idênticas às dos homens. No que trabalham?

7 http://oregionalpr.com.br/2013/10/em-pesquisa-com-mais-de-500- profissoes-mulher-ganha-mais-que-homem-em-apenas-duas/ http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/album/2013/11/29/ve ja-a-rotina-da-fabrica-onde-so-trabalham-mulheres.htm http://brasildebate.com.br/mulher-mercado-de-trabalho-e- desigualdade/ http://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/a-evolucao-mulher- no-mercado-trabalho.htm http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-mulher-mercado- trabalho.htm Bibliografia utilizada


Carregar ppt "A mulher no mercado de trabalho brasileiro Alessandra Mine nº 1 Giovanna Takahashi nº 8 Professor: Wilson Forte Geografia – Capítulo 8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google