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NOS TEMPOS ATUAIS, É CONSTANTE A EXIGÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS DE PRODUÇÃO, MEDIANTE A AUTOMAÇÃO E O CONTROLE DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. SENDO.

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1 NOS TEMPOS ATUAIS, É CONSTANTE A EXIGÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS DE PRODUÇÃO, MEDIANTE A AUTOMAÇÃO E O CONTROLE DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. SENDO ASSIM, A NECESSIDADE DE CONTROLE DO TORQUE E DA VELOCIDADE EM MÁQUINAS ELÉTRICAS É CADA VEZ MAIOR. INICIALMENTE, ESSE CONTROLE ERA FEITO MEDIANTE O USO DE SISTEMAS MECÂNICOS, COMO ENGRENAGENS, CORREIAS E POLIAS, O QUE LIMITAVA MUITO OS PROCESSOS E AS MÁQUINAS. OS MOTORES CC SURGIRAM COMO SOLUÇÃO A ESSES PROBLEMAS, POIS SUA VELOCIDADE PODE SER CONTINUAMENTE ALTERADA MEDIANTE A VARIAÇÃO DA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO.

2 O MOTOR CC PODE SER USADO TANTO COMO MOTOR - CONVERTENDO ENERGIA ELÉTRICA EM ENERGIA MECÂNICA -, OU COMO GERADOR, QUANDO TRANSFORMA ENERGIA MECÂNICA EM ENERGIA ELÉTRICA. ATUANDO COMO GERADOR, RECEBE O NOME DE DÍNAMO.

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5 A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE MOTOR VEM DIMINUINDO ULTIMAMENTE DEVIDO AO FATO DOS MOTORES SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS ALIMENTADOS POR INVERSORES DE FREQUÊNCIA E SOFSTARTERS PERMITIREM VARIAÇÃO DE VELOCIDADE DE FORMA MUITO MAIS EFICIENTE.

6 PORÉM, QUANDO SE NECESSITA MANTER O TORQUE, MESMO COM VARIAÇÃO DA CARGA E DA VELOCIDADE DO MOTOR, OS MOTORES CC SÃO A MELHOR ESCOLHA, COMO, POR EXEMPLO, NAS JÁ CITADA EXTRUSORA.

7 NO ENTANTO, O CUSTO DE MANUTENÇÃO DESSE TIPO DE MOTOR É ALTO, ALÉM DA TROCA DE ESCOVAS SER FEITA PERIODICAMENTE. ESSAS ESCOVAS SÃO FEITAS DE CARVÃO E POR ISSO SE DESGASTAM COM O TEMPO. O PREÇO DE CADA ESCOVA VARIA DE 50 A 70 REAIS.

8  ROTOR: É A PARTE GIRANTE, DE MATERIAL FERROMAGNÉTICO;  ANEL COMUTADOR: REALIZA A INVERSÃO DO SENTIDO DA CORRENTE;  ESTATOR: PARTE ESTÁTICA DO MOTOR, QUE PRODUZ UM CAMPO MAGNÉTICO FIXO QUE INTERAGE COM O CAMPO DA ARMADURA;  ESCOVAS: PEÇAS DE CARVÃO RESPONSÁVEIS POR CONDUZIR A ENERGIA PARA O CIRCUITO DO ROTOR.

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10 ESSE TIPO DE MOTOR OFERECE DIVERSAS VANTAGENS SOBRE OS MOTORES CC COM ESCOVAS, COMO RUÍDO REDUZIDO, VIDA ÚTIL MAIS LONGA E AUSÊNCIA DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA. NO MOTOR CC SEM ESCOVAS OS ÍMÃS FICAM NO ROTOR E AS BOBINAS NO ESTATOR, EXATAMENTE O INVERSO DO MOTOR CC COM ESCOVAS.

11 ISSO É UMA VENTOINHA DE COMPUTADOR, CUJA FUNÇÃO É MANTER O MICROPROCESSADOR REFRIGERADO. FUNCIONA COM 12 V DC E TEM UM MOTOR SEM ESCOVAS.

12  LAMINADORES;  PRENSAS;  EXTRUSORAS;  MOVIMENTO E ELEVAÇÃO DE CARGAS;  INDÚSTRIA DE BORRACHA;  TRENS.


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