A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador: Carlos Lopes

2 Gestão da Tesouraria.  O que é ? é o setor responsável por todo o sistema de controle financeiro. O objetivo da gestão da tesouraria é garantir recursos para que a empresa liquide seus compromissos de forma eficiente, ou seja, com um mínimo de recursos ociosos ou subutilizados no caixa.

3 Função da Tesouraria e respetivas atividade  PLANEJAMENTO FINANCEIRO Elaborar projeção de fluxo de caixa. Analisar estrutura de capital e propor alternativas de financiamento. Estabelecer política de aplicação financeira. Estabelecer política de financiamento de capital de giro.

4  ADMINISTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA Controlar os recursos disponíveis em bancos e em caixa. Elaborar e analisar a Demonstração do Fluxo de Caixa Realizado Fazer conciliação bancária. Planejar e executar ações para suprir insuficiências de caixa. Cont.

5 Sistema de Tesouraria.

6

7 Gestão de contas a receber Realizar uma gestão eficaz das contas a receber é de fundamental importância para o caixa da empresa. Na gestão de contas a receber, três fatores devem ser considerados:  CONDIÇÕES DE CRÉDITO: Estão relacionadas à concessão de prazos e aos descontos que podem ser oferecidos para as vendas à vista.

8

9 Cont.  PADRÕES E LIMITES DE CRÉDITO: Estabelecem as exigências para a concessão de crédito, o perfil da clientela e definem os limites de crédito para cada cliente, visando minimizar os riscos financeiros.  CONTROLE DE CONTAS A RECEBER: Constitui a base de dados que gera diversas informações para a tomada de decisões no que se refere à políticas de vendas e concessão de créditos.

10 Informações do controle de contas a Receber  Qual é o valor total a receber dos clientes?  Qual é o valor que tenho para receber nos meses seguintes?  Qual é o montante em atraso?  Qual é o valor vencido com mais de 30 dias?  Quem são os clientes que não estão pagando em dia?  Para evitar dificuldades dessa natureza, a empresa precisa definir quais são as informações úteis para as decisões financeiras e, em seguida, organizar os controles para fornecer as informações desejadas

11

12 Gestão de Estoques  O principal objetivo da gestão de estoques consiste em evitar o excesso ou a falta de suprimentos para produção e vendas, bem como evitar as perdas de estoques.

13 Cont. Controles e procedimentos simples facilitam essa gestão:  Controle físico e financeiro de estoques;  Política de compras ;  Análise comparativa ;  cálculo da necessidade de capital de giro ;  Análise comparativa;  Custo econômico dos estoques excedentes;  Armazenagem e arrumação adequada dos produtos.


Carregar ppt "Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google