A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arquitetura Barroca. É o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arquitetura Barroca. É o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir."— Transcrição da apresentação:

1 A Arquitetura Barroca

2 É o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir do século XVII, durante o período do absolutismo, e decorre até a primeira metade do século XVIII. A palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular. (Perola imperfeita) Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores

3 Características da Arquitetura Barroca  As principais características do barroco definem-se como uma reação à simetria e às formas rígidas do Renascimento: utilizam o dinamismo plástico, a suntuosidade e a imponência, reforçados por intensa emotividade conseguida através de sinuosidades, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos perspéticos e ilusórios, tanto nas fachadas quanto no desenho das plantas e dos interiores das edificações.  O Barroco, no entanto, não se limitou a reavaliar novas tendências dos antigos padrões, mas criou uma nova concepção espacial, com a interpenetração das partes resultantes de uma visão espacial unitária, da qual são exemplo as igrejas San Carlo alle Quattro Fontane e Sant'Ivo alla Sapienza de Borromini, ou ainda, a Basílica de Vierzehnheiligen de Johann Vierzehnheiligen de Johann Balthasar Neumann.

4 Igreja de Jesus  A Igreja de Jesus ou Il Gesù pertence à Ordem dos Jesuítas. O nobre espanhol Inácio de Loiola (1491 – 1556), que se dedicou à vida religiosa depois dos 30 anos, foi o fundador da Sociedade de Jesus (Jesuítas), reconhecida em 1540 pelo Papa Paulo III (pontífice de 1534 a 1549) como religiosa.

5 Basílica de São Pedro  A Basílica de São Pedro se encontra no Estado do Vaticano, é a maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados.Cobre uma área de 23000 m² e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini. Estilo arquitetônico: renascentista, barroco.

6 Obras da Arquitetura Barroca

7


Carregar ppt "A Arquitetura Barroca. É o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google