A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O SAPATEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O SAPATEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O SAPATEIRO

2 Página 116 1. O Sapateiro surge carregado de objetos alusivos a seu oficio. Relaciona o tamanho da carga com a acusação que o Diabo lhe faz de ter roubado o povo durante trinta anos. 1. Durante trinta anos o Sapateiro roubou e enganou o povo e o peso da carga que traz simboliza o peso dos seus pecados.

3 2. Copia, para o teu caderno, a alínea que escolherias se tivesses que associar uma nota á palavra “forma(s)” da didascália inicial. De seguida, justifica a tua escolha referindo-te, nomeadamente, á pronúncia da palavra. a) Peça de madeira que imita o pé, utilizada no fabrico de calçado. b) Feitio; formato. Explicação: formas usadas na altura para coser sapatos Formas formas: quadrado, retângulo, triangulo, etc.

4 3. O Sapateiro apresenta-se ao Diabo como “Santo Sapateiro honrado”. 3.1. Relaciona esta forma de apresentação com o elevado número de perguntas que a personagem faz ao Arrais do Inferno. 3.2. Enumera as ações que o Sapateiro praticou em vida e que acredita que o podem libertar do Inferno. 3.1. O Sapateiro pensava que iria para o Céu e quando ouviu o Diabo a dizer-lhe que aquela seria a sua barca, este ficou surpreendido, tendo-lhe feito muitas perguntas para tentar perceber o sucedido. 3.2. O Sapateiro tenta convencer o Diabo a não entrar na barca do Inferno enumerando vária ações que praticou em vida, como por exemplo disse que confessou e comungou antes de morrer (v.v.316-317 e 322-323), disse que ouviu missas (v.v.334-335) e ofereceu donativos à Igreja(v.338) e também assistiu às horas dos Finados.

5 3.3. Por que razão esses procedimentos não o salvam da condenação? 4. O que simbolizam os elementos cénicos que o Sapateiro traz consigo. 3.3. O Sapateiro não conseguiu salvar-se da condenação porque o peso dos seus pecados, que fizera durante trinta anos (roubar e enganar o povo) era maior do que o bem que fez em vida, isto é foi desonesto e exibia uma devoção religiosa falsa. 4. Os elementos cénicos representam os seus vícios e o seu oficio que praticou em vida (as formas constituindo provas de acusação).

6 5. Explica em que medida o registo de língua utilizado contribui para a caracterização da personagem em evidência. 5. O registo de língua utilizado contribui para caracterizar a personagem pois este representa o povo que por sua vez não usa palavras ricas como os da classe social mais alta, ou seja, ele usava calão que permite associar o sapateiro a um nível social com menos formação e cultura.

7 6. Observa, atentamente, a entrada de dicionário reproduzida. 6.1. Dos significados acima, quais escolherias para definir o Sapateiro Vicentino? 1  Aquele que fabrica, conserta ou vende calçado 4  Prejorativo, aldrabão

8 7. Torna claro o sentido do verso “que vá coser ao Inferno?”(v.363), considerando o jogo de palavras “coser” e “cozer” que está subentendido na resposta do Anjo (v.v.364-365). 7. Há um jogo de palavras com as homófonas “coser” e “cozer”. O Sapateiro pergunta se vai exercer o seu oficio no inferno (coser sapatos), porem de acordo com a resposta do Anjo ele vai cozer, isto é, vai ser cozinhado no lume infernal.

9 8. Lê o comentário que se segue. 8.1. Nas tuas próprias palavras, indica a lição de moral que Gil Vicente pretende transmitir aos espectadores com esta cena. 8.1. A lição de moral que Gil vicente pretende transmitir aos espectadores com esta cena é: o Sapateiro roubava e enganava o povo, ou seja era desonesto. E os seus argumentos de defesa foram ouvir missas, confessar-se, comungar, entre outras. Isto não o tornou um homem honesto, nem permitiu a sua salvação, pois revela-se um falso religioso.

10

11 Realizado por: Carlos Gaspar nº6 Gabriela Bessa nº13 Rui Oliveira nº22


Carregar ppt "Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O SAPATEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google