A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ansiedade: Ânsia ou nervosismo: É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Marcada por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ansiedade: Ânsia ou nervosismo: É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Marcada por."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 Ansiedade: Ânsia ou nervosismo: É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como: Uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo

7

8 Você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade tem tomado conta da sua vida nos últimos dias? Você é daquilo tipo de gente, que vive roendo as unhas? Antecipando os problemas? Os problemas ainda estão longe e você pensa que eles estão batendo à sua porta?

9 Sofrendo antes dos problemas e até criando problemas? Sofre pensando no que vai comer, no que vai vestir? Onde vai morar? Onde vai trabalhar? Onde seu filho vai estudar? E se você ficar doente? E se alguém da sua família morrer? Ai meu Deus.

10

11 A ansiedade é o mal deste século. Atinge a homens e mulheres, jovens e velhos, doutores e analfabetos, religiosos e ateus. As pessoas andam com os nervos à flor da pele. São como um vulcão prestes e entrar em erupção. Há várias causas de ansiedade:

12

13 Ameaça: Tem muita gente ansiosa pela ameaça de uma doença. Ficam ansiosas só em pensar em ficar doentes. Outras têm medo de morrer. Ficam perturbadas só em pensar em morrer. Outras sentem-se ameaçadas pelo medo da solidão. Outras sentem-se inseguras de perder o emprego.

14 Medo: O medo é mais do que um sentimento, é um espírito. 2Tm 1.7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Medo de não casar, Medo casar e medo de divorciar; Medo da vida e medo da morte; Medo da solidão e medo da multidão; Medo do hoje e medo do amanhã; Medo do conhecido e medo do desconhecido.

15

16 Há vários efeitos da ansiedade: Reações Físicas: Mais de 50% das doenças são psicossomáticas. As pessoas estão buscando uma paz química. Vivemos o hoje o império do calmantes. As pessoas dormem um sono artificial.

17

18

19 Lc 21.34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Lc 21.35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Lc 21.36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

20 Mt 24.42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Rm 8.25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 1Ts 3.13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

21 Reações Espirituais: A ansiedade nos afasta de Deus. Onde começa a ansiedade termina a fé. A ansiedade é o útero onde é gestada a incredulidade. Jesus sabia como lidar com ansiedade: Lc 12.22 E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir.

22 A ansiedade é cega: Lc 12.23 Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. A ansiedade é uma falsa visão da vida, de si mesmo e de Deus. A ansiedade nos leva a crer que a vida é feita só daquilo que comemos e vestimos. Nós ficamos tão preocupados que esquecemos que a nossa vida, é glorificar a Deus.

23 Lc 12.24 Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! Preocupar com o amanhã não nos ajuda nem amanhã nem hoje. Se alguma coisa nos rouba as forças hoje, significa que vamos estar mais fracos amanhã. Tg 4.13 E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos.

24 Tg 4.14 No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Tg 4.15 Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mt 4.4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

25 A ansiedade é inútil: Lc 12.25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? A preocupação, segundo Jesus, ao invés de alongar a vida, pode muito bem encurtá-la. A ansiedade nos mata pouco a pouco. Ela tira a nossa confiança em Deus e nos empurra para uma vida menos do que cristã.

26 Lc 12.26 Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Lc 12.27 Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Martinho Lutero disse que Jesus está fazendo das aves nossos professores e mestres.

27 Lc 12.28 Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? O problema não é o pequeno ou grande poder de Deus; o problema é a nossa pequena fé.. Hb 10.22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé. Lc 12.29 Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados.

28 A ansiedade é incrédula: Lc 12.30 Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. A ansiedade nos torna menos do que cristãos. Ela é incompatível com a fé cristã. Ela nos assemelha aos pagãos. A ansiedade não é cristã. Ela é gerada no ventre da incredulidade, ela é pecado.

29 Jesus está dizendo que a ansiedade é característica dos gentios e dos pagãos, daqueles que não conhecem a Deus. Mas um filho de Deus, tem convicção do amor de Deus e do cuidado de Deus. Rm 8.31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8.32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas. Lc 12.31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

30 COMO VENCER A ANSIEDADE? Saber que Deus é nosso Pai e ele conhece todas as nossas necessidades. Vencemos a ansiedade quando confiamos em Deus. A fé é o antídoto para a ansiedade. Deus nos conhece. Ele nos ama. Ele é o nosso Pai. Ele sabe do que temos necessidade.

31 Se pedirmos um pão, ele não nos dará uma pedra; se pedirmos um peixe, ele não nos dará uma cobra. Nele vivemos e nele existimos. Ele é o Deus que nos criou. Ele é o Deus que nos mantém a vida. Ele nos protege, nos livra, nos guarda, nos sustenta. Oração de Jesus: Mt 6.11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje.

32 Fp 4.6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Fp 4.7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. A paz é uma sentinela que guarda a cidadela da nossa alma. Saber que Deus já se agradou em nos dar o seu Reino

33 Lc 12.32 Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Devemos saber que Deus já nos deu coisas mais importantes do que bens materiais. Deus já nos deu tudo. Ele nos deu o seu Filho. Deu-nos a salvação. Deu-nos o seu Reino. Nós somos ovelhas do seu rebanho. Filhos da sua família Servos do seu Reino.

34 Saber que quando cuidamos das coisas de Deus, ele cuida das nossas necessidades. Fp 4.19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. 1Pe 5.7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Pv 14.30 O coração tranqüilo é a vida da carne.

35


Carregar ppt "Ansiedade: Ânsia ou nervosismo: É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Marcada por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google