A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gênero e educação Suélen de Souza Andres. O que é gênero?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gênero e educação Suélen de Souza Andres. O que é gênero?"— Transcrição da apresentação:

1 Gênero e educação Suélen de Souza Andres

2 O que é gênero?

3

4

5 O que vocês veem?

6

7 Sexo Corpo Gênero Orientação Sexual Sexo Orientação Sexual Corpo Gênero

8 Transexualidade Transexual: Pessoa que teve seu sexo/gênero designado no nascimento em discordância com a sua identidade de gênero. Muitas vezes procuram modificações corporais para serem identificados e identificadas corretamente com o seu sexo/gênero. Exemplos: – Homem Transexual: Nasceu com vagina/vulva e se identifica como homem. Pode ou não fazer alterações corporais, como terapia hormonal com testosterona e cirurgias. – Mulher Transexual: Nasceu com pênis/testículos e se identifica como mulher. Pode ou não fazer alterações corporais, como terapia hormonal com estrogênio e cirurgias.

9 Travesti: pessoa que teve o sexo definido como masculino ao nascer e tem uma identidade feminina. Geralmente não procura fazer cirurgias de resignação sexual e pode não se identificar como transexual. Identidade cultural brasileira que escapa do binário mulher/homem cis.

10 Cissexualidade Cissexual/Cisgênero/Cis: Pessoa que teve seu sexo/gênero designado no nascimento e continua se identificando com ele. Exemplos: – Homem Cissexual: foi identificado ao nascer como sendo do sexo masculino e se identifica como homem. – Mulher Cissexual: foi identificada ao nascer como sendo do sexo feminino e se identifica como mulher. Atualmente essa designação leva em consideração a aparência da genitália externa.

11 Orientação sexual Refere-se ao que cada pessoa sente em relação à sua sexualidade, suas emoções, e desejo sexual em relação aos outros, que pode ser: – Heterossexual: desejo por pessoas de outro sexo/gênero. – Homossexual/Gay/Lésbica: desejo por pessoas do mesmo sexo/gênero. – Bissexual: desejo por pessoas de 2 tipos de sexos/gêneros.

12 Diversidade e respeito As pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero diversas devem gozar de capacidade jurídica em todos os aspectos da vida. Nenhuma pessoa deverá ser forçada a se submeter a procedimentos médicos, inclusive cirurgia de mudança de sexo, esterilização ou terapia hormonal, como requisito para o reconhecimento legal de sua identidade de gênero. Nenhuma pessoa deve ser submetida a pressões para esconder, reprimir ou negar sua orientação sexual ou identidade de gênero.”

13 O que a escola tem a ver com isso?

14 E as aulas de Educação Física? Como seres humanos meninos e meninas, não importando credo, etnia, classe econômica, habilidades física ou cognitivas, deveriam ter possibilidades iguais. Devemos ser reconhecidos como diferentes uns dos outros. E como professor@s devemos reconhecer e tratar as necessidades de noss@s estudantes da melhor forma, não na tentativa de moldá-los, mas fortalecendo suas potencialidades e ampliando seu conhecimento. Os Esportes são conhecimento! E assim deve ser na educação, todos tem o direito ao conhecimento e temos o dever de trata-los pedagogicamente.

15 De que forma? Casal de meninas na escola; Aluno que quer usar saia; Aulas de Ballet; Equipe de futebol de meninas;


Carregar ppt "Gênero e educação Suélen de Souza Andres. O que é gênero?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google