A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Barragens. Barragens Vítor Viana Mat

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Barragens. Barragens Vítor Viana Mat"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Barragens

2 Barragens Vítor Viana Mat. 06118001401

3 Histórico A maior parte dos rios no mundo não têm caudal suficiente para satisfazer as demandas de água, especialmente durante as estiagens. Desde tempos remotos que houve necessidade de armazenar as águas das chuvas de modo a poder utilizá-las durante a época seca. As barragens não fazem mais do que fazer uma transferência de água no tempo em oposição às adutoras que fazem transferência de água no espaço. Na Índia as barragens contam-se por milhares. Quando os ingleses ocuparam a India encontraram, só no estado de Madrasta, milhares de barragens de pequeno porte, todas destinadas à irrigação. Uma delas, em Ponniary, inundava 20.000ha. A maior em geração de energia, é Itaipu (Brasil) com 12.000 MW.

4 Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: a) - Barragens de derivação - constituídas em rios perenes. destinam-se a desviar a água para canais ou adutoras.

5 Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: b) - Barragens de armazenamento - destinam-se a armazenar as águas excedentes, provenientes de chuvas, que serão utilizadas posteriormente. Uma barragem deste tipo pereniza um rio intermitente.

6 Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: c) - Barragens de atenuação de cheias - destinam-se a reter provisoriamente grandes volumes de água que iriam inundar terras e propriedades a jusante. Estes volumes retidos são aproveitados, posteriormente, em geração de energia e irrigação.

7 Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: d) – Barragens para contenção de rejeitos - Situadas em zonas de mineração recebem os rejeitos sólidos e líquidos das minas e evitam a contaminação dos rios a jusante.

8 Classificação  Quanto a arquitetura: Geralmente a arquitetura da barragem está relacionada com o tipo de vale e de fundação e consequentemente do material empregue na construção e ainda podem ser rígidas (concreto, alvenaria de pedra, madeira ou aço) ou não rígidas (terra, enrocamento, gabião). a) - Barragens rígidas - São feitas de concreto ou de alvenaria de pedra e podem ser de gravidade (peso), arco ou abóbada, contrafortes. a.1) - Barragens do tipo gravidade Estabilidade devido ao peso e largura da base, adequados a resistência da fundação.

9 Classificação  Quanto a arquitetura: a.2) - Barragens em arco A forma em curva faz com que as pressões sejam transferidas para as ombreiras. O vale deve ser estreito e regular com relação (comprimento da crista/altura máx) da ordem de 5 (cinco)

10 Classificação  Quanto a arquitetura: a.3) - Barragens de contrafortes: Exemplo maior á a barragem principal de Itaipú.

11 Classificação  Quanto a arquitetura: b) - Barragens não rígidas – São feitas de terra ou enrocamento. b.1) - Barragens de terra São construídas com solos de granulometria fina e grossa e permeabilidade baixa.

12 Classificação  Quanto a arquitetura: b) - Barragens não rígidas – São feitas de terra ou enrocamento. b.2) - Barragens de enrrocamento São construídas com aterro construído com fragmentos de rocha e cascalho, compactado em camadas com rolos vibratórios.

13 Classificação  Quanto aos materiais utilizados: As barragens são separadas em três tipos principais pela escolha de material usado para sua construção: a)- Barragens de concreto;

14 Classificação  Quanto aos materiais utilizados: As barragens são separadas em três tipos principais pela escolha de material usado para sua construção: b) - Barragens de terra;

15 Classificação  Quanto aos materiais utilizados: As barragens são separadas em três tipos principais pela escolha de material usado para sua construção: c) - Barragens de enrrocamento.


Carregar ppt "Tipos de Barragens. Barragens Vítor Viana Mat"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google