A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Básico de Informática Hardware, Software e Introdução a Informática Navegando na Internet Comunicando-se na Internet Introdução ao Microsoft Word.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Básico de Informática Hardware, Software e Introdução a Informática Navegando na Internet Comunicando-se na Internet Introdução ao Microsoft Word."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Básico de Informática Hardware, Software e Introdução a Informática Navegando na Internet Comunicando-se na Internet Introdução ao Microsoft Word 2000 Julho/2006

2 Patrocinadores: - Direção da FEF - Informática da FEF Duração: 6 horas Périodo: 4 dias  5, 7, 12 e 14/jun das 8h30 às 10h00 Curso Básico de Informática Instrutores: Filipe Felipe Fernando

3 O que os patrocinadores do curso esperam?  Aproximação do funcionário com a era digital e a Internet;  Criar um novo canal de informação e comunicação (e-mail e site);  Motivação, empenho e satisfação dos alunos; ----------------------- Certificado para os que tiverem 100% de presença EM BREVE, em algum lugar de fácil acesso, será disponibilizado 1 ou 2 computadores com acesso à Internet para utilização dos alunos... Enquanto isso não acontece os funcionários poderão utilizar a sala de informática. Para tal, é necessário fazer um cadastro na Informática para obter login e senha. OBJETIVO O computador pode ser utilizado para o quê?

4 Alguns serviços oferecidos pela Internet (Informação rápida e ampla):  Propaganda de empresa/produto (alcance mundial... antes TV, rádio...);  Fazer compras (eletrodoméstico, supermercado... sem vendedor é + barato);  Emissão/Envio de documentos (imposto de renda, multas de veículos... rapidez);  Comunicação (e-mail, sala de bate-papo, msn... telefone, carta via correio);  Informação (notícias e vídeos em minutos... jornal, TV, rádio...)  Entretenimento (> qtd de jogos, filmes... video game, locadora)  Entre muitas outras utilidades. UTILIDADES DA INTERNET Praticar é o melhor dos cursos!

5 ESTRUTURA DO CURSO Computador e Programas - Hardware e Software (monitor, teclado, mouse, CPU + componentes internos, sistema operacional); Introdução a Informática (teclado, arquivo, login/senha, virus de computador...); Navegando na Intenet (browser, link, acessando um site, como localizar conteúdo: ex.: Google...); Comunicando-se na Intenet (e-mail, sala de bate-papo...); Editor de Texto (Word: cursor, caracter, recortar, copiar, colar, imprimir, salvar, fonte...);

6 Hardware e Software Pronuncia-se: Rarduere e Softuere O termo “Computador” é utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a “máquina” que conhecemos. Esses componentes se dividem em duas partes principais: Hardware e Software.

7 HARDWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças.

8 SOFTWARE São conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função. A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas. Virus de computador = programas criados para extrair/remover informações dos computadores

9 Notebook Um computador portátil, prático de ser carregado, e que desempenha as mesmas funções de um “computador de mesa”. Notebook possui bateria que permite utilizar sem energia elétrica por algumas horas. O preço se um notebook é +/- 2 vezes mais do que de um computador de mesa.

10 Processador ou CPU O cérebro de um computador é o que chamamos de Processador ou CPU (do inglês, Unidade Central de Processamento). *

11 GABINETE Dentro dela, estão os componentes principais do micro, encarregados de gerenciar e todas as atividades a serem realizadas. O Gabinete também é chamado de CPU devido ao processador que está dentro.

12 HARDWARE Já pensou porque a “barra de espaço é a maior tecla? Talvez porque seja a mais utilizada...

13 Cuidados com o manuseio de disquetes Manter longe de fontes magnéticas Não dobrar Não expor a altas temperaturas Evitar poeiras Evitar umidade Não tocar nas superfícies magnetizáveis Guarde-os nas capas quando não estiverem em uso As Unidades de Disco Flexível localizam-se na frente do gabinete, possuindo um tipo de entrada para cada Disquete, e se chamam Drives

14 Impressoras Matricial Jato de tinta Laser

15 Scanner O Scanner é um aparelho que digitaliza uma imagem. É como uma máquina de fotocópia, mas ao invés de copiar, torna cada ponto de cor em uma imagem digitalizada.

16 Introdução a Informática Para que serve o computador?

17 Sistema Operacional  Todos os computadores necessitam de um programa para operar.  Eles recebem o nome de Sistema Operacional.  Os mais utilizados são: WINDOWS  90% computadores domésticos   Comercializado  LINUX  90% servidores de rede   Gratuito  O que seria de uma TV sem as emissoras de canais (Globo, SBT...)?

18 TECLADO O teclado do computador possui algumas teclas específicas, são elas: ESC  Cancelar uma operação ENTER  Confirmar uma operação/comando ou trocar de parágrafo SHIFT  É utilizada em conjunto com a letra deixando-a maiúscula. Caps Lock  Faz com que todas as letras fiquem maiúsculas ao digitar. TAB  Serve para aumentar o espaço. Muito utilizado em início de textos. DEL / Delete / Backspace  Serve para apagar caracteres, figuras, arquivos... F1...F12 / Ctrl / Alt  São funções especiais que funcionam conformo o programa.

19 SEGURANÇA Todo computador em rede requer “nome de usuário” e “senha”.  Impedir acesso aos arquivos por outro usuário  Personalizar os ícones na tela de acordo com o gosto do usuário  Identificar o usuário na rede para eventual pesquisa/auditoria Semelhante ao controle feito com cartão de banco/cartão de crédito

20 1º Acesso  Ligar o botão POWER ou I/O que encontra-se no gabinete e monitor  Aguardar +/- 1 minuto até aparecer a tela de acesso  Pressione as teclas CTRL | ALT | DEL mantendo-as apertadas até a exibição da tela de “login”.  Informe o nome de usuário “aula” e a senha “aulainfo” Sempre que ausentar-se do computador feche a sua área de acesso fazendo o “Logoff” (Menu Iniciar / Desligar / Efetuar Logoff)

21 Mouse O “mouse” é um dispositivo que facilita o acesso aos ícones e menus da tela do computador. Faça um teste movimentando-o e verá que a seta que o representa acompanhará seu movimento. Normalmente ele possui 2 botões e o mais utilizado é o da esquerda. Qdo posicionar o mouse sobre o ícone/menu desejado, dê 2 cliques rápidos sem movimentar o mouse/seta. Para treinar o uso do “mouse” utilizaremos o softwares PAINT  Clicar no Menu Iniciar / Programas / Acessórios / Paint Para melhorar o domínio do “mouse”, escolha alguns pontos na tela e leve a seta até esse ponto, faça isso várias vezes.

22 Exercício PAINT Identifique a barra de ferramentas do programa Paint em sua tela. Escolha um botão na barra e clique 1x sobre ele. Após, clicar na área de trabalho e veja o que acontece. Exercícios: - Faça um quadrado azul - Escreva o seu nome - Faça um círculo vermelho - Use a ferramenta borracha - Use o ferramenta lápis - Use o ferramenta pincel


Carregar ppt "Curso Básico de Informática Hardware, Software e Introdução a Informática Navegando na Internet Comunicando-se na Internet Introdução ao Microsoft Word."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google