A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normalização. CONCEITOS  Decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualizações;  Processo de avaliação campos de uma tabela, com o objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normalização. CONCEITOS  Decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualizações;  Processo de avaliação campos de uma tabela, com o objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 Normalização

2 CONCEITOS  Decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualizações;  Processo de avaliação campos de uma tabela, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alterações de tuplas; OBJETIVOS  Evitar redundância de dados;  Facilitar manipulação do banco de dados;  Facilitar manutenção do sistema(código-fonte). Um projeto conceitual bem feita resulta em esquemas normalizados.

3 Formas Normais Primeira forma normas 1FN Segunda forma normal 2FN Terceira forma normal 3FN Quarta forma normal 4FN Quinta forma normal 5FN

4 Esquema desnormalizado Considere o esquema. Pacientes(Id_Pac#,Nome_Pac,End_Pac,Tel_Pac, Sexo_Pac,Sigla_Conv,Nome_Conv,End_Conv,Tel_Conv). O esquema não esta normalizado (mau projeto) – Os dados de pacientes e convenios não deveriam estar na mesma tabela. O dados de um convenio são repetidos para cada paciente (dada a instancia / ocorrência de paciente) associado ao convenio.

5 Anomalias de inserção:  Quando inserirmos um cliente é também inserirmos um convenio e vice versa. Anomalias de Exclusão:  Ao excluirmos um paciente, se ele for o único associado de um convenio, então os dados do convenio serão perdidos. Anomalias de Alteração / Modificação:  Para modificar os dados de um convenio, é preciso atualizar n tuplas, onde n é o numero de pacientes associados ao convenio.

6 Primeira Forma Normal 1FN Uma relação esta na 1FN se todos os seus domínios básicos contiverem somente valores atômicos (não contiver grupos repetitivos). É parte da definição formal de uma relação; foi definida para não permitir atributos multivalorados, composto e suas combinações. Procedimentos: a) Identificar a chave primária da entidade; b) Identificar o grupo repetitivo e removê-lo da entidade; c) Criar uma nova entidade com a chave primária da entidade anterior e o grupo repetitivo.

7 A chave primária da nova entidade será obtida pela concatenação da chave primária da entidade inicial e a do grupo repetitivo. Considere a tabela cliente abaixo: Cliente,Código_cliente,Nome,Telefone e Endereço A tabela não esta normalizada, alguns atributos tem mais de um valor.

8 As tabelas estão na 1FN.

9 Segunda Forma Normal 2FN Uma tabela está na Segunda Forma Normal 2FN se ela estiver na 1FN e todos os atributos não chave forem totalmente dependentes da chave primária (dependente de toda a chave e não apenas de parte dela). O nome do produto depende do código do produto, porém não depende de N_pedido que é a chave primária da tabela, portanto não está na segunda forma normal. Isto gera problemas com a manutenção dos dados, pois se houver alteração no nome do produto teremos que alterar em todos os registros da tabela venda.

10 Procedimentos: a) Identificar os atributos que não são funcionalmente dependentes de toda a chave primária; b) Remover da entidade todos esses atributos identificados e criar uma nova entidade com eles. A chave primária da nova entidade será o atributo do qual os atributos do qual os atributos removidos são funcionalmente dependentes.

11 Conforme visto na Primeira forma normal, quando aplicamos normalização é comum gerar novas tabelas a fim de satisfazer as formas normais que estão sendo aplicadas.

12 Terceira Forma Normal 3FN Uma tabela está na Terceira Forma Normal 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna não-chave. Na terceira forma normal temos de eliminar aqueles campos que podem ser obtidos pela equação de outros campos da mesma tabela. Procedimentos: Identificar todos os atributos que são funcionalmente dependentes de outros atributos não chave; Removê-los.

13 não está na terceira forma normal, pois o subtotal é o resultado da multiplicação Quant X Valor_unit, desta forma a coluna subtotal depende de outras colunas não- chave. Para normalizar esta tabela na terceira forma normal teremos de eliminar a coluna subtotal Não esta na 3FN.

14 Para normalizar esta tabela na terceira forma normal teremos de eliminar a coluna subtotal


Carregar ppt "Normalização. CONCEITOS  Decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualizações;  Processo de avaliação campos de uma tabela, com o objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google