A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação de Políticas Educacionais para a Juventude e Adultos Programa Ensino Médio Inovador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação de Políticas Educacionais para a Juventude e Adultos Programa Ensino Médio Inovador"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação de Políticas Educacionais para a Juventude e Adultos Programa Ensino Médio Inovador 2016 - 2017

2 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012) Base, tanto para a Formação Continuada de professores, como para a elaboração dos projetos de Redesenho Curricular, no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012) Base, tanto para a Formação Continuada de professores, como para a elaboração dos projetos de Redesenho Curricular, no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI. Programa Ensino Médio Inovador PROEMI Plano Nacional de Educação (Meta 3) Universalização do Ensino Médio (prevista na CF/88 Art. 208, até o ano 2020 para jovens entre 15 e 17 anos, prevendo a taxa líquida de 85% de atendimento para essa faixa etária). Plano Nacional de Educação (Meta 3) Universalização do Ensino Médio (prevista na CF/88 Art. 208, até o ano 2020 para jovens entre 15 e 17 anos, prevendo a taxa líquida de 85% de atendimento para essa faixa etária).

3 Programa Ensino Médio Inovador PROEMI O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) tem por objetivo apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares nas escolas de ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e que atenda às demandas da sociedade contemporânea. Através da reestruturação curricular, deverá promover a formação integral do aluno com a inserção de atividades inovadoras que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo às expectativas dos estudantes, as demandas da sociedade e o fortalecimento do protagonismo juvenil.

4 Programa Ensino Médio Inovador PROEMI O Programa, instituído pela Portaria nº971/2009, tem se mostrado instrumento fundamental para a elaboração do redesenho curricular nas escolas de Ensino Médio, na medida em que dissemina a cultura para o desenvolvimento de um currículo mais dinâmico e flexível, que contemple a interface entre os conhecimentos das diferentes áreas e a realidade dos estudantes, atendendo suas necessidades, expectativas e projetos de vida.

5 Condições básicas para implantação PROEMI Carga horária mínima de 3.000 (três mil horas) – 5h ou 7h. Foco em ações elaboradas a partir das áreas de conhecimento, conforme proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e que são orientadoras das avaliações do ENEM. Ações que articulem os conhecimentos à vida dos estudantes, seus contextos e realidades.

6 Condições básicas para implantação do PRC PROEMI Foco na leitura e letramento como elementos de interpretação e de ampliação da visão de mundo, basilar para todas as áreas do conhecimento. Atividades teórico-práticas que fundamentem os processos de iniciação científica e de pesquisa, utilizando laboratórios das ciências da natureza, das ciências humanas, das linguagens, de matemática e outros espaços que potencializem aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento.

7 Condições básicas para implantação do PRC PROEMI Atividades em Línguas Estrangeiras/Adicionais, desenvolvidas em ambientes que utilizem recursos e tecnologias que contribuam para a aprendizagem dos Estudantes. Fomento às atividades de produção artística que promovam a ampliação do universo cultural dos estudantes. Fomento às atividades esportivas e corporais que promovam o desenvolvimento integral dos estudantes.

8 Condições básicas para implantação do PRC PROEMI Fomento às atividades que envolvam comunicação, cultura digital e uso de mídias e tecnologias, em todas as áreas do conhecimento. Oferta de ações que poderão estar estruturadas em práticas pedagógicas multi ou interdisciplinares, articulando conteúdos de diferentes componentes curriculares de uma ou mais áreas do conhecimento. Estímulo à atividade docente em dedicação integral à escola, com tempo efetivo para atividades de planejamento pedagógico, individuais e coletivas.

9 Condições básicas para implantação do PRC PROEMI Consonância com as ações do Projeto Político-Pedagógico implementado com participação efetiva da Comunidade Escolar. Participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todas as mudanças curriculares deverão atender às normas e aos prazos definidos pelos Conselhos Estaduais para que as alterações sejam realizadas. Estruturadas em diferentes formatos (disciplinas optativas, oficinas, clubes de interesse, seminários integrados, grupos de pesquisas, trabalhos de campo, outras)

10 Programa Ensino Médio Inovador PROEMI Público-alvo Escolas que receberam recursos do ProEMI em 2014; Escolas em Estados com baixo percentual de adesão; Escolas com índice socioeconômico baixo ou muito baixo; Demais escolas de ensino médio a serem selecionadas até o limite definido pelas SEDUC e MEC de forma a aprimorar a distribuição geográfica.

11 Programa Ensino Médio Inovador PROEMI Execução As adesões e o empenho dos recursos serão realizados ainda em 2016 para que a execução do programa nas escolas ocorra de março a dezembro de 2017. Adesão ao Programa pela Secretarias de Educação estaduais e distrital e seleção das escolas que poderão participar. Adesão ao Programa pelas escolas selecionadas.

12 Programa Ensino Médio Inovador PROEMI Execução (continuação) Elaboração de Proposta de Redesenho Curricular (PRC) pelas escolas, considerando os 8 (oito) campos de integração curricular (CIC) contemplando no mínimo de 5 CIC, sendo 4 CIC obrigatórios e no mínimo 1 CIC optativo – 1 dos CIC obrigatórios será definido pelas SEDUC. Elaboração de Plano de Atendimento Global pelas SEDUC. Planejamento da PRC em 2016-2017. Repasse de recursos em duas parcelas em 2017. Execução das ações prevista na PRC no exercício de 2017.

13 Programa Ensino Médio Inovador MACROCAMPOS A escola elabora proposta de ações - Projetos de Redesenho Curricular (PRCs) - dentro dos Campos de Integração Curricular: Acompanhamento Pedagógico* Iniciação Científica e Pesquisa* Mundo do Trabalho* Protagonismo Juvenil* Línguas Estrangeiras/Adicionais Cultura Corporal Produção e Fruição das Artes Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias *Obrigatório (pelo menos mais 1 dos CIC obrigatórios será definido pelas escolas)

14 Programa Ensino Médio Inovador MACROCAMPOS ÁREAS DO CONHECIMENTO Diálogo entre os conteúdos dos diferentes componentes curriculares de uma ou mais áreas do conhecimento. Dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixos integradores entre os conhecimentos de distintas naturezas: o trabalho como princípio educativo; a pesquisa como princípio pedagógico; os direitos humanos como princípio norteador e; a sustentabilidade socioambiental como meta universal.

15 Programa Ensino Médio Inovador RECURSOS O MEC irá empenhar R$300.000.000,00 até o final de 2016 e o repasse será efetivado em duas parcelas em 2017. O cálculo do repasse às escolas depende da carga horária praticada e da faixa de alunos atendidos, de acordo com o Censo Escolar, conforme tabelas I e II. Aos valores das Tabelas I e II a seguir será acrescido adicional de 10% (dez por cento) para escolas cadastradas como rurais no censo escolar do ano anterior ao da adesão e/ou que possuem Indicador de Nível Socioeconômico baixo ou muito baixo conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

16 Programa Ensino Médio Inovador RECURSOS

17 Programa Ensino Médio Inovador RECURSOS

18 Programa Ensino Médio Inovador CRONOGRAMA

19 Programa Ensino Médio Inovador COMPARATIVO

20 Programa Ensino Médio Inovador PRÓXIMOS PASSOS O MEC espera encontrar avanços na prática curricular e nos indicadores apresentados pelas escolas participantes, principalmente as taxas de desempenho dos alunos que participarem do programa em cada escola. O maior desafio é garantir na prática a implantação da mudança curricular a ser proposta pelas escolas e que de fato resulte em uma escola mais atrativa e que melhore efetivamente a aprendizagem dos estudantes. Realizar o monitoramento e acompanhamento das ações planejadas serão de fundamental importância para o sucesso das ações e do programa. Formação dos articuladores do EMI e formação de professores.

21 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO PASSO A PASSO PARA ADESÃO DA ESCOLA NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - ProEMI

22 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO Para ter acesso ao Sistema do PDDE Interativo é necessário que o Diretor da Escola entre no site pdeinterativo.mec.gov.br e coloque o seu CPF e senha nos locais indicados. pdeinterativo.mec.gov.br

23 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO É necessário selecionar a aba do Programa ProEMI para ter acesso a lista de escolas. Para facilitar o acesso é necessário preencher o número do INEP da escola e clicar em pesquisar. Após, clicar na imagem da lupa, para iniciar o preenchimento do Programa.

24 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO Ao iniciar o preenchimento do Formulário de Adesão ao Programa, o Diretor deverá selecionar a carga horária que deverá ser implementada na escola (5h ou 7h) e selecionar no mínimo 01 Campo de Integração Curricular, além dos quatro Campos de Integração Curricular obrigatórios. Assim que terminar, deverá salvar e passar para a próxima aba.

25 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO Na aba seguinte o Diretor deverá indicar um Articulador da Escola, responsável por desenvolver e implantar estratégias para a sistematização das ideias e ações propostas pelos professores, visando à elaboração da Proposta de Redesenho Curricular (PRC) da escola. O Articulador deverá ser um coordenador pedagógico, possuir cargo equivalente a de um coordenador pedagógico ou cargo de professor, pertencer ao quadro permanente e possuir formação/perfil adequado para exercer as atribuições correspondentes. Após preencher os dados, o Diretor deverá salvar e ir para a próxima aba.

26 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO

27 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO A aba Síntese apresenta o resumo das informações que compõem as abas anteriores. Após verificadas as informações, o Diretor deverá enviar a adesão ao MEC. Ele poderá acompanhar o andamento do processo de adesão, por meio do link “Histórico”.

28 Programa Ensino Médio Inovador ADESÃO Atenção! A adesão somente é considerada como concluída após o envio para o MEC, sendo o envio condição necessária para recebimento dos recursos.

29 Setor Bancário Norte – QD 02 - Bloco “C” – Lote 17 Edifício Phenícia – 8º andar – Brasília-DF – CEP: 70.040-020 Tel: 3901-3251 – E-mail: diem.coeja@gmail.com Créditos


Carregar ppt "Coordenação de Políticas Educacionais para a Juventude e Adultos Programa Ensino Médio Inovador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google