A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática."— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática

2 Juliana Maria Rodrigues RA: 11412340 PROFESSORAS: Carla Fernandes Chiericatti e Eliane Maria de Freitas Monken

3 O ENSINO NOS ANOS INICIAIS  Para que haja qualidade de formação oferecida aos alunos, faz-se necessário que o processo educacional de uma sociedade contenha propostas e objetivos definidos de acordo com as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da população, que visem garantir aprendizagens essenciais na formação de cidadão autônomo, crítico, participativo, capaz de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive.

4 O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A VISÃO DE PIAGET  Estudos apontam variadas formas de ensinar a Matemática. Os estudos desenvolvidos por Piaget abordam situações primordiais que contribuem para a disciplina. De acordo com o autor, existem fases de transição de conhecimentos, envolvendo a passagem de um conteúdo mais simples para um conteúdo mais complexo no qual denominou como estágios, baseados na capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico. A matemática é apontada como o princípio norteador de todo esse trabalho piagetiano.

5  As ideias do autor direcionam para um ensino formador cujo raciocínio lógico matemático conduz à interpretação e compreensão e não para a memorização.  Diante do exposto, a matemática deve ser utilizada como um meio capaz de promover a interpretação dos acontecimentos que estão ocorrendo mundialmente e contribuir na formação de pessoas conscientes em relação aos princípios de cidadania. O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A VISÃO DE PIAGET

6  Fazer o aluno pensar produtivamente.  Desenvolver o raciocínio do aluno.  Ensinar o aluno a enfrentar situações novas.  Dar oportunidade de se envolver com as aplicações da Matemática.  Tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras.  Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas.  Dar uma boa base matemática as pessoas. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA SE ENSINAR MATEMÁTICA:

7 Resolução de problemas (SMOLE, 2001)  Ensinar a teoria da matemática por meio da resolução de problemas que levam o aluno a construir o seu próprio conhecimento.

8 Jogos matemáticos (SMOLE, 2008)  O uso de jogos educativos e de softwares matemáticos ajudam o aluno a desenvolver o raciocínio lógico e criam uma relação de amistosidade entre o aluno e a disciplina de matemática.

9 Ensino de matemática por meio de atividades cotidianas (KAMII; JOSEPH, 2008); (KAMII, 2011)

10 Tecnologias da informação (Plano Nacional Curricular do Ensino de Matemática)  Uso da tecnologia para o ensino de matemática. Uso de softwares matemáticos. ATIVIDADES DIGITAIS

11 O ENSINO DAS CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS  O ensino das ciências seguem alguns procedimentos adequados como; observação, experimentação, solução de problemas, unidades de trabalho, discussões, leituras e método científico. Sendo assim, as atividades propostas precisam direcionar os alunos a estabelecer relação de causa e efeito; comparação entre fatos e situações; e interpretação de dados, resultados, gráficos por meio das informações exploradas.  Nesse contexto, cabe ao professor trabalhar de forma criativa, aproveitando a curiosidade dos alunos, dosando quantidade e qualidade de informações, evitando que o tema se distancie de sua vida e interesse, mas que o permita amplo raciocínio da realidade.

12 AS ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO

13  A “ciência” escolar se produz, pois, em um cenário particular que é a aula, onde interatuam professores, alunos e conteúdos. Não se pode perder de vista que é necessário que os conteúdos ensinados se aproximem o máximo possível dos cidadãos, para que possam valorizar adequadamente o lugar que esse conjunto de conhecimentos organizados de forma sistemática em áreas específicas tem na escola, desmitificando-se a ideia de que é difícil ou de que a Ciência é acessível somente a uns poucos, denominados de cientistas (BIZZO, 2009).

14 Referências  NEWTONVIRTUAL. Diretrizes do Ensino de Ciências. 1ª Edição, 2017.  NEWTONVIRTUAL. Diretrizes para o ensino de matemática. 1ª Edição, 2017.  NOÉ, MARCOS. O ensino da matemática sob a visão de Piaget. 2017. Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrat egias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao- piaget.htm. Acesso em23/05/17. http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrat egias-ensino/o-ensino-matematica-sob-visao- piaget.htm  SKORA, ANGELITA. A integração do ensino de ciências e da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Ponta Grossa, 2012. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/ 1247/1/PG_PPGECT_M_Skora%2C%20Angelita_2 012.pdf Acesso em 24/05/17. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/ 1247/1/PG_PPGECT_M_Skora%2C%20Angelita_2 012.pdf


Carregar ppt "Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google