A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agostinho Falar é exteriorizar o sinal da vontade por meio da articulação do som (De Magistro). As palavras são sinais das coisas. Pelas palavras, as coisas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agostinho Falar é exteriorizar o sinal da vontade por meio da articulação do som (De Magistro). As palavras são sinais das coisas. Pelas palavras, as coisas."— Transcrição da apresentação:

1 Agostinho Falar é exteriorizar o sinal da vontade por meio da articulação do som (De Magistro). As palavras são sinais das coisas. Pelas palavras, as coisas são trazidas à mente. Há palavras que, embora sejam sinais, não remetem a coisa alguma, como as preposições e conjunções.

2 Quando uma palavra não tem um correspondente sensível, ela deve ser interpretada por outra palavra ou outro sinal, como um gesto. Se alguém não conhece o sinal, ele pode ser explicado por uma ação correspondente (para explicar o significado de “andar”, anda-se).

3 Palavras são sinais que remetem a outros sinais. “Pedra” é um sinal. O seu significado é também um sinal. A Pedra indicada por esse sinal é um objeto, não um sinal. Portanto, as palavras são sinais que remetem a outros sinais.

4 Quando alguém compreende uma palavra, é porque estabeleceu uma conexão com aquilo de que a palavra é sinal. “Homem é nome e animal: o primeiro (ser nome) se diz enquanto é sinal; o segundo (ser animal) enquanto indica a coisa significada” (De Magistro, 311).

5 O significado se esvazia se não houver referente, conteúdo, coisa significada. Portanto, conhecer as coisas é preferível a conhecer os sinais correspondentes. Falar é usar os sinais. Tem seu valor. Mas o conhecimento resultante do ensino é mais valioso do que os sinais.

6 O conhecimento não vem das palavras (sinais) mas dos objetos: – “...ouvindo muitas vezes dizer caput (cabeça) e notando e observando a palavra quando era pronunciada, reparei facilmente que ela denotava aquela coisa que, por tê-la visto, a mim já era conhecidíssima” (De Magistro).

7 A palavra antes era apenas um som. Ele tornou-se um sinal não pelo fato de se aprender o seu significado, mas pelo fato de se aprender o objeto a que se refere, a denotação. Portanto, o valor da palavra depende do conhecimento da coisa significada. O significado só é aprendido quando remete a algo.

8 Conhecer a essência (a realidade mesma) é mais precioso do que conhecer a palavra. O significado da linguagem é vazio sem a referência. Isso porque: > A linguagem deve comunicar pensamento. E pensamento é pensamento de ou sobre algo.

9 Situando... Sendo o objetivo do ser humano chegar ao conhecimento de Deus pela iluminação da fé (a intuição), a linguagem, apesar de ser importante, é um instrumento muito limitado, até rudimentar.


Carregar ppt "Agostinho Falar é exteriorizar o sinal da vontade por meio da articulação do som (De Magistro). As palavras são sinais das coisas. Pelas palavras, as coisas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google