A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica."— Transcrição da apresentação:

1 Tema: Metodologia do Esporte Coletivo

2 PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica para se ensinar o esporte propriamente dito e, concomitantemente, quando se ensina para além da sua prática. Ensinar através do esporte (competências e habilidades) – o esporte como meio para desenvolvimento de competências, comportamentos, atitudes, valores.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva começa com o jogo, “jogar para aprender”, isto é, o jogo possui elementos que nos fazem aprender. Depois passa para “aprender jogando”, isto é, durante o jogo se melhora as habilidades.

4 DESAFIOS AOS PROFESSORES Elaborar estratégias para atingir objetivos, ao se deparar com turmas heterogêneas. Quais os parâmetros constitutivos de uma adequada aprendizagem tática e motora?

5 PONTOS COMUNS NOS ESPORTIVOS COLETIVOS Bola; Espaço ou campo de jogo; Objetivo do jogo (gol/ponto); Atenção aos colegas e adversários / público; Arbitragem e regras do jogo; O parâmetro “Situacional” (quando e como realizar um ação). (BAYER, 1986; GRAÇA ; OLIVEIRA, 1995; GRECO, 1995; GRECO; BENDA, 1998 e 2006; GRECO; SILVA, 2008).

6 CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES COLETIVOS CAMPOCAMPO INVASÃOINVASÃO Ñ-INVASÃOÑ-INVASÃO O CAMPO É COMUM ÀS EQUIPES UMA EQUIPE INVADE O CAMPO DA OUTRA O CAMPO É DIVIDIDO ENTRE AS EQUIPES

7 CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS COLETIVOS ADOÇÃO DE OBJETIVO PRESENÇA DE REGRAS IMPREVISIBILIDADE SIMULTANEIDADE IMEDIATISMO MOVIMENTO

8 PROPOSTA METODOLÓGICA DO JOGOS Aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático do jogo. Aprendizagem motora, experiências variadas proporcionadas pelo jogo, centradas no desenvolvimento das capacidades motoras. Treinamento tático-técnico, efetiva-se na prática esportiva.

9 APRENDIZAGEM TÁTICA - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Capacidades táticas básicas; (ataque/defesa) Jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; (Quem? Quando? Como? marcar/desmarcar) Estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos).

10 QUANDO INICIAR A APRENDIZAGEM TÁTICA Idade sugerida - 6-10/12 finalidade a compreensão da lógica do jogo (KRÖGER; ROTH, 2002). Continuidade 12-14 anos. aplicação no esporte de rendimento.

11 CAPACIDADES TÁTICAS BÁSICAS

12 JOGOS DE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE TÁTICA Tarefas que tenham muita dinâmica, uma grande variabilidade de situações (táticas), uma alternância constante da atenção-percepção- decisão. Aproximem-se do esporte formal, exige “pensar rápido”, resolver situações sob pressões temporais ou espaciais, ou ambas. Situações de oposição e colaboração simultâneas, com ou sem invasão do campo da equipe adversária, de forma a oportunizar diferentes experiências motoras, reforçando o processo de aprendizagem motora. Com o aumento gradativo de participantes, a variabilidade técnica e a diversidade de decisões (diferentes formas de marcar ponto).

13 NO JOGO É POSSÍVEL MODIFICAR Espaço do jogo (largura + profundidade); Tamanho do campo (maior ou menor); Complexidade (número de jogadores); Combinações técnicas (tipos de passes permitidos); Número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); Tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); Opções de comportamento tático.

14 VAMOS PRATICAR? Turma mista com 30 alunos de (6-8 anos); Turma mista com 30 alunos (8-10 anos);

15 APRENDIZAGEM MOTORA - ACÕES DO JOGO São parâmetros constitutivos do movimento necessários para a realização das técnicas específicas dos esportes com bola (passe, chute, lançamento, dentre outras). Pré-requisitos gerais direcionados a problemas motores específicos dos esportes que facilitam a aprendizagem das técnicas específicas dos esportes.

16 QUANDO INICIAR APRENDIZAGEM MOTORA a) Capacidades coordenativas 4-12 gerais 12... Específicas b) Habilidades técnicas habilidades fundamentais (6/8...anos) habilidades técnicas (8-10anos)

17 ESTRUTURA DO JOGOS PARA COORDENAÇÃO Habilidade fundamental (correr, saltar, lançar, driblar,…) Condicionantes de pressão (tempo, precisão, organização, sequencia, variabilidade, carga)

18 PARAMETROS DE JOGOS PARA COORDENAÇÃO

19 APRENDIZAGEM MOTORA ESTRUTURA DA AULA 1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = após 12 anos

20 DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO Alto nível de treinabilidade Base para as habilidades e técnicas específicas dos esportes. Pré-requisito de diferentes movimentos com amplitude e generalização variada.

21 HABILIDADES TÉCNICAS PARALELAMENTE Complementar o processo de aprendizagem motora desenvolvendo as habilidades técnicas PARALELAMENTE às capacidades coordenativas. É importante trabalhar mãos, pés e bastões/raquetes, o mesmo exercício com as três opções de realização e direcionados para um dos parâmetros.

22 PARAMETROS DE JOGOS PARA HABILIDADES TÉCNICAS

23 SITUAÇÃO PROBLEMA Indique os parâmetros de pressão (capacidades coordenativas) e habilidade técnicas presentes nas tarefas: a) Mini-handebol (sem goleiro);

24

25 TRABALHO Pequeno Histórico do Handebol; Principais conquistas da seleção Brasileira; Principais conquistas das equipes do Brasil; Conquistas das equipes locais (Macapá - AP)

26 POR HOJE!!!


Carregar ppt "Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google