A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Plena de Bacabeira

2 Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se criticamente o texto, filme e etc.

3 Resumo Conceito: É o efeito de recapitular ou sintetizar as ideias principais e secundárias de um texto. Tipologia: Indicativo ou descritivo, Informativo ou analítico, Crítico.

4 Resenha Conceito: É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião. Tipologia: Crítica e Descritiva.

5 Fichamento É um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.

6 Resumo: o passo a passo. Ler o texto de uma vez, ininterruptamente, do começo ao fim. Essa primeira leitura deve ser feita com o propósito de responder a seguinte pergunta: do que trata o texto? Uma segunda leitura faz-se necessária, mas desta vez, com interrupções. Pode-se fazer anotações do significado das palavras difíceis e do sentido das frases mais complexas.

7 Deve-se entender bem o sentido das palavras relacionais, responsáveis pelo estabelecimento das conexões (assim,isto, lá, então, daí, seu, ele.) Procurar fazer uma segmentação do texto em blocos de ideias que tenham algum significado. Fazer a redação final com suas próprias palavras, procurando relacionar os segmentos do texto na ordem em que se sucedem e estabelecer relações entre eles.

8 ABNT NBR 6028 A ABNT (2003) de Informação e Documentação - Resumos, diz que, o resumo deve ser elaborado em apenas um parágrafo distribuídos em 100 palavras se for de notas e comunicação breves. Em monografia ou artigo, seu tamanho será de até 250 palavras. Já em relatórios e teses pode conter até 500 palavras.

9 Considerações finais Os resumos críticos não possuem um número de palavras estipulado. Neste caso, o autor precisa utilizar do bom senso para determinar o tamanho necessário.

10 Lembrar-se sempre que é difícil resumir à medida que se vai fazendo a primeira leitura, por isso faça a 1º leitura sem anotar nada. Quem resume deve compreender o texto, manter- se fiel às ideias do autor e aprender a cancelar tudo aquilo que é supérfluo ou redundante.

11 Obrigado e boa sorte nos resumos!


Carregar ppt "Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google